Buscar

MINÉRIOS E MINERAÇÃO NO BRASIL

Prévia do material em texto

*
*
MINÉRIOS E MINERAÇÃO NO BRASIL
ATIVIDADE 8
*
*
A mineração no Brasil atual continua sendo um setor financeiro e econômico de grande importância para a sociedade. Desde o período colonial, essa atividade mineradora no Brasil tem atuado com veemência movimentando a economia em muitas regiões até hoje.
A sua extração foi responsável pela boa parte de ocupação territorial nessa época como também fez com que a economia se equilibrasse. Desse modo, possibilitou gerar bens, consumo e riquezas fazendo com que os olhares do mundo inteiro estivessem voltados ao mercado nacional.
 
*
*
MINÉRIOS ENERGÉTICOS: São aqueles que geram energia. Ex Carvão mineral, urânio.
MINÉRIOS NÃO METÁLICOS: Utilizado como matéria prima industrial, mas não contém taxas importantes de metal. Ex Potássio, Fosfato, Argilas.
MINERAIS METÁLICOS: Utilizados como matéria prima por conta de suas características metálicas. Ex Hematita, Nióbio, Bauxita, Manganês.
*
*
MINERAIS METÁLICOS NO BRASIL
*
*
PROJETO CALHA NORTE
O Projeto Calha Norte foi criado em 1985. Apesar de não contar com um aparato tecnológico como o Projeto Sivam, o Calha Norte também foi idealizado com o intuito de defesa e controle da região amazônica do país, só que desta vez pela ocupação militar.
Fortalecer a presença nacional nas regiões de fronteira é importantíssimo para manter a soberania brasileira nestas áreas. O projeto cobre cerca de 6,5 mil quilômetros de fronteira na região norte do país, tendo com o principal objetivo a ocupação de áreas o estímulo fiscal aos projetos de região.
*
*
*
*
PROJETO SIVAM
O SIVAM foi inaugurado em 2002. Para este projeto funcionar, foi necessária a construção de uma grande malha tecnológica pelos confins amazônicos, usando técnicas de sensoriamento remoto para colocar o SIVAM em prática.
Por meio de radares, informações relacionadas a Amazônia são enviadas via-satélite para um banco de dados nas grandes metrópoles brasileiras.
O projeto é capaz de, além de recolher informações sobre desmatamento e queimadas irregulares, controlar o tráfego aéreo da região, bem como ter informações relacionadas ao narcotráfico e contrabando.
A polêmica rodeada pelo projeto está relacionada a pouca confiabilidade no transporte de informações sobre a região. Há um grupo de estudiosos que acredita na possível interceptação das informações do projeto SIVAM por governos de outros países.
*
*
*
*
*
*
*
*
QUADRILÁTERO FERRÍFERO
- EXTRAÇÃO DO OURO SEC XVIII
- PRIM DÉCADA SEC XX CONSTRUÇÃO ESTRADA DE FERRO VITÓRIA/MINAS. NA OBRA FORAM DESCOBERTAS AS RESERVAS DE MIN DE FERRO.
- 1910/1930 LIBERALISMO ECONÔMICO E PREDOMÍNIO DO MODELO AGROEXPORTADOR. 
- GETÚLIO VARGAS ESTABELECE A INTERVENÇÃO ESTATAL CRIA A CVRD (1942) E ESTATIZA AS JAZIDAS.
*
*
*
*
CARAJÁS
- INICIADO EM 1982 DIRIGIDO PELA CVRD E EXPLORA ALÉM DO MIN DE FERRO MINÉRIOS COMO MANGANÊS, BAUXITA, OURO, NÍQUEL E COBRE.
- PRIVATIZADA EM 1997 (POUCO ANTES TAMBÉM FORAM PRIVATIZADAS A CSN, USIMINAS E COSIPA).
*
*
*
*
TERRAS RARAS
O Brasil pode ser dono de uma das maiores reservas de terras raras do planeta, mas, hoje, praticamente não explora esses recursos minerais.
As terras raras são usadas em superimãs, telas de tablets, computadores e celulares, no processo de produção da gasolina, e em painéis solares.
Estimativas da agência Serviços Geológico Norte-Americano (USGS), apontam que as reservas brasileiras podem chegar a 3,5 bilhões de toneladas de terras raras.
As terras raras são 17 elementos químicos muito parecidos, mas que diferem no número de elétrons em uma das camadas da eletrosfera do átomo. São agrupadas em uma família na tabela periódica porque ocorrem juntos na natureza e são quimicamente muito parecidos. 
*
*
*
*
Os impactos ambientais da mineração são diversos e apresentam-se em diversas escalas: desde problemas locais específicos até alterações biológicas, geomorfológicas, hídricas e atmosféricas de grandes proporções. Portanto, conhecer esses problemas causados e a minimização de seus efeitos é de grande necessidade para garantir a preservação dos ambientes naturais.
Entre as principais alterações nas paisagens e os impactos gerados pela mineração, podemos destacar:
>>>Remoção da vegetação em todas as áreas de extração;
>>>Poluição dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios;
>>>Contaminação dos solos por elementos tóxicos;
*
*
>>>Proliferação de processos erosivos, sobretudo em minas antigas ou desativadas que não foram reparadas pelas empresas mineradoras;
>>>Sedimentação e poluição de rios pelo descarte indevido do material produzido não aproveitado (rochas, minerais e equipamentos danificados);
>>>Poluição do ar a partir da queima ao ar livre de mercúrio (muito utilizado na extração de vários tipos de minérios);
>>>Mortandade de peixes em áreas de rios poluídos pelos elementos químicos oriundos de minas;
>>>Evasão forçada de animais silvestres previamente existentes na área de extração mineral;
>>>Poluição sonora gerada em ambientes e cidades localizados no entorno das instalações, embora a legislação vigente limite a extração mineral em áreas urbanas atualmente;
>>>Contaminação de águas superficiais (doce e salgada) pelo vazamento direto dos minerais extraídos ou seus componentes, como o Petróleo por ex.
*
*
ÁGUA NA NATUREZA
ATIVIDADE 9 e 10
*
*
ESCASSEZ DE ÁGUA
A escassez de água é um problema que afeta todo o mundo. No Brasil, apesar da porcentagem de 12% da água doce do planeta estar concentrada no nosso país, a crise hídrica é uma preocupação que também atinge os brasileiros.
A situação parece contraditória, tendo em conta que todos aprendemos que a maior parte do planeta Terra é constituído de água (75%).
Entretanto, o que as pessoas precisam realmente saber é que mais de 97% dessa água não pode ser consumida e nem utilizada em limpezas e higiene pessoal, por exemplo. Isso porque ela é salgada.
*
*
*
*
*
*
*
*

Mais conteúdos dessa disciplina