Buscar

DILATAÇÃO TÉRMICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Campus SANTA CRUZ - RJ
Física Experimental 2 “Dilatação Térmica”
Jorge Thiago Oliveira dos Santos 201401034438
Nilson Pacheco Gomes 201402235496 
Turma: 3005 
Professor: Hugo Roque
Rio de Janeiro, 14, de março de 2016.
Objetivo
Determinar o coeficiente de dilatação linear(A) de uma barra de aço.
Introdução
Quando se aquece um corpo, aumenta-se sua energia térmica, aumentando o estado de agitação das moléculas que o compõem. Estas moléculas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras aumentando o volume do corpo. Este fenômeno é conhecido como dilatação térmica. A dilatação térmica ocorre não só quando um corpo é aquecido, mas também quando é resfriado.
A dilatação térmica pode, então, ocorrer quando há um aumento no volume de um corpo que sofre variação na sua temperatura ou, quando há uma diminuição no volume de um corpo também ocorrida por ter sido submetido a uma variação de temperatura.
Material utilizado
TERMÔMETRO DE MERCÚRIO
DILATÔMETRO LINEAR
BECKER
GERADOR DE VAPOR
Procedimento experimental
	Inicialmente colocamos um termômetro no gerador de vapor, onde contém o fluido água, em seguida foi posto outro termômetro na barra de aço.
	Mediu-se o comprimento da barra metálica, para obter comprimento inicial.
	A seguir, ligou-se o gerador de vapor, para aquecer a água. Em decorrência do aquecimento da água, o vapor irá expandir-se e dilatará a barra e aumentará sua temperatura, o resultado obtido (Lf) será utilizado para diminuir do valor encontrado no início da experiência (Lf-Li), assim encontrando a variação do comprimento (ΔL). O nanômetro irá indicar um valor referente à dilatação.
	
Dados
ΔL = VARIAÇÃO DO COMPRIMENTO 
Li = COMPRIMENTO INICIAL
A = COEFICIENTE DE DILATAÇÃO LINEAR (ALFA)
ΔT = VARIAÇÃO DE TEMPERATURA
ΔL = 0,61
Li = 500mm
A = 0,0012 
ΔT = 100°C
Resultados
ΔL = Lf – Li
ΔL = 500,61 – 500 
ΔL =0,61 mm 
A = ΔL / L0. ΔT
A = 0,61 / 500.100 
A = 0,0012 mm
Conclusão
	Com base no experimento realizado, observamos que conforme o aumento da temperatura o material utilizado dilata-se, mas não se apresenta 100% como o esperado teoricamente.
	Mas como os valores obtidos possuem uma discrepância muito baixa, o experimento considera-se como sendo de êxito razoável, levando em consideração a variação da temperatura ambiente.
	
Referência
RESNICK, Robert; HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S.; FÍSICA II, 5ª edição, volume 02; Ed. LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 2003.

Continue navegando