Buscar

Predios inteligentes

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRÉDIOS INTELIGENTES 
Acadêmicos: 
Marcelo Miguel Peluso
Juliano Correa
Luis Rampinelli
O que torna um prédio inteligente ?
 É aquele que promove a transferência de dados de um sistema para o outro, onde se aplicam processos e tecnologia;
Deve promover aos usuários conforto, segurança e sobretudo economia,
É aquele capaz de oferecer um ambiente produtivo, e com uma relação custo benefício ótima pelo seus sistemas, estrutura, serviços, gerenciamento e manutenção pelo seu tempo de vida útil.
 O Prédio Inteligente exibe novas tecnologias de empresas de construção civil, automação, segurança, decoração, serviços e entretenimento. 
	
Imagine morar em um apartamento onde as fechaduras são abertas através da leitura da íris do dono, os equipamentos eletrônicos são acionados pela voz e os ambientes são preparados para monitorar pessoas de terceira idade.
	
Onde estão ?
Edifício inteligente em Portugal
  No edifício foram instalados mais de 400 sensores que avaliam condições do ambiente como a umidade, a temperatura e a luminosidade, para permitir saber qual a poupança energética que pode ser feita.
Edifício inteligente em Dubai
Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo- Dubai	
Edifício inteligente Medellin-Colombia
Masdar City: Uma cidade inteligente em busca da emissão zero de gás carbônico
Projeto arquitetônico já em construção em Abu Dhabi terá edifícios inteligentes com energia renovável e transportes elétricos que não emitem CO2
Cidade construída do zero, com ciclovias, produção zero de resíduos pela população, já que o lixo será totalmente reciclado.
Masdar – Emirados Árabes- população 50 mil. Criação
2006 .
2. Componentes de um Edifício Inteligente
Gerenciamento e comunicações do edifício- Gerenciamento de utilização de energia e controle:
- sensoriamento e controle
- Iluminação, sensoriamento e controle
- Utilização e aproveitamento de energia solar, sensoriamento e controle
- Sistemas de segurança:
- Controle de elevadores
- Acesso a bancos de dados
- Bancos de dados distribuídos
- Conectividade a LAN, MAN, WAN, Redes públicas de telefonia e roteamento
entre redes:
- Correio eletrônico
- TV Interativa (Pay-per-view)3
 - Serviços Interativos
- Vídeo conferência
- Discagem direta interna (Sistemas de PABX)
- Correios de voz
- Diretório eletrônico dos usuários do edifício
O conceito dos prédios inteligentes e sustentáveis já está saindo dos países considerados ricos e chegando até o solo brasileiro. Com recursos avançados de tecnologia e manutenção, assim como os prédios estrangeiros, os nacionais visam tornar sua manutenção mais econômica e reduzir seu impacto ambiental.
O Brasil é o 4º país com mais 
construções verdes certificadas
 no mundo, 
Vista aérea do Eldorado Business Tower
 Eldorado Business Tower – São Paulo
Eldorado Business Tower
A preocupação com os recursos naturais também conta pontos para dar a um projeto o selo de "inteligente". O Eldorado Business Tower, na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo, é um prédio "triple A", com 32 andares, que faz tratamento da água coletada da chuva para reutilização posterior.
Um dos seus diferenciais é a diminuição de custos de manutenção. As fachadas de vidro escondem geradores de energia movidos a gás natural, sistema de reaproveitamento da água da chuva e instalação elétrica que faz com que a luz de uma sala aumente de intensidade automaticamente quando alguém fecha a persiana da janela. 
O vidro permite que 70 % da luz atravesse e apenas 28 % do calor. Assim gera uma economia na iluminação e no ar condicionado 
O vidro verde custa praticamente o dobro do valor de um vidro convencional, mas os benefícios de economia e conforto para os funcionários que trabalham no Eldorado Business Tower compensam seu custo. Com o vidro, a construtora economizou também não tendo que instalar mais de 600 aparelhos de ar condicionado, por exemplo.
E ainda no quesito sustentabilidade, o prédio possui sistemas de coleta e tratamento da água da chuva e da água eliminada pelo sistema de ar condicionado. Essa água de reuso é empregada no espelho d'água que fica localizado na entrada do prédio e nos vasos sanitários. 
Torneiras inteligentes nos sanitários
Além disso, o Eldorado é equipado com modernos elevadores, que também reduzem o consumo de energia elétrica, pois foram desenvolvidos utilizando um sistema regenerador de energia. Com isso, a cada chegada e partida do elevador, ele gera energia a partir de um dínamo, fazendo a compensação de um elevador para o outro, ou seja, quando um está acelerando e o outro freando, o que está freando gera energia para o que está acelerando. Esse mecanismo é capaz de economizar de 40% a 50% na energia usada com os elevadores.
Outro exemplo no Brasil é o edifício da Santander, localizada em São Paulo.
As salas do prédio ainda possuem um sistema de controle de emissão de gás carbônico (CO2), um dos principais vilões do aquecimento global e também do buraco na camada de ozônio. Outro recurso interessante do edifício é o sistema de compostagem de lixo orgânico, que transforma todo o lixo produzido pelos funcionários em adubo..
A Torre possui algumas ferramentas que viabilizam o gerenciamento dos equipamentos e também da economia de energia elétrica, principalmente. Os funcionários marcam o início e o fim de sua jornada de trabalho com um ponto eletrônico interligado ao seu computador, que quando o empregado finaliza seu período de trabalho, o sistema automaticamente desliga o PC e também o 'usuário'.
Além do uso de vidros verdes as persianas das salas também são equipadas por um mecanismo que direciona a iluminação externa para o teto, aumentando a incidência de luz natural.
Os conceitos de sustentabilidade também foram empregados na criação de um programa de carona entre os funcionários, intitulado 'Carona Amiga'. Hoje, o projeto conta com mais de 700 funcionários cadastrados e o prédio possui um bicicletário, munido de vestiários, toalhas, xampus e sabonetes para os empregados que optarem por esse meio de transporte.
A empresa ainda disponibiliza fretados e vans entre as sedes do Santander e as estações de metrô da região. Estima-se que com isso exista a redução de mais de mil veículos circulando pelas ruas da cidade todos os dias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais