Buscar

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Finanças e Custos em TI (GTI21)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:423721) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	7819526
	Nota da Prova:
	10
Parte superior do formulário
	1.
	A maioria dos gastos são desembolsáveis. Desembolso é todo pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. Sobre os gastos não desembolsáveis, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Sala comercial.
	 b)
	Máquinas e utensílios.
	 c)
	Terreno.
	 d)
	Depreciação.
	2.
	Custo Real é o tipo de custo mais frequente para financiar as despesas reais. Ele tem o intuito de apurar os custos unitários dos produtos e serviços que incidem variações, identificando os pontos em que podem ocorrer ineficiências ou desvios de recursos. Sobre essas variações, analise as sentenças a seguir:
I- Variação histórica acontece quando a importância será a mesma da nota fiscal.
II- Custo histórico corrigido acontece quando se executa a correção dos índices inflacionários.
III- Variação no custo prévio acontece quando se estima um valor a ser gasto na atividade a ser executada no próximo exercício.
IV- Variações no custo padrão acontecem mediante as metas apuradas pelos gestores, a fim de ajustar o orçamento público.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas
	3.
	O método de apuração de custos ABC aborda o comportamento das atividades, estabelecendo relações entre as diversas necessidades e o consumo de recursos. Portanto, é um sistema que pode ser aplicado nas diversas atividades públicas, conseguindo determinar da melhor maneira os custos na atividade pública de prestação de serviços. O que o método ABC estabelece?
	 a)
	O direcionamento dos diversos serviços públicos estabelece a importância de como economizar, para assim determinar quais serão os níveis de gastos por setores públicos gerais, federais e municipais.
	 b)
	Cada serviço público precisa de uma alocação específica de recursos financeiros; portanto, o rateio desses serve para determinar para onde vão se alocando os gastos públicos.
	 c)
	As necessidades específicas de cada serviço geral vão se alocando conforme a disponibilidade de recursos, assim, é mais fácil ter controle do orçamento público.
	 d)
	Os recursos vão se encaixando conforme as necessidades de cada serviço vai acontecendo, por meio de direcionamentos, ou formas de mensurar os custos indiretos, aplicando, assim, uma maneira similar ao critério de rateio dos custos indiretos.
	4.
	Os métodos de custeio ABC e GECON são muito utilizados pelas empresas, logo foram desenvolvidos estes sistemas para uma melhor tomada de decisão, a fim de dar suporte aos gestores para desempenhar suas atividades, possibilitando assim o crescimento organizacional. O sistema ABC apresenta algumas vantagens. Sobre essas vantagens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atende aos princípios fundamentais de contabilidade.
(    ) Obriga a implantação, a permanência e a revisão de controles internos.
(    ) Pode ser empregado em diversos tipos de empresas.
(    ) É livre a implantação, a permanência e a revisão de controles internos.
(    ) Intensa necessidade de rateios arbitrários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V - F.
	5.
	Os sistemas de custeio visam à racionalização de recursos operacionais, ou seja, na alocação de recursos dispendidos numa atividade, para que a empresa consiga obter o mínimo de rentabilidade possível. Com relação aos sistemas de custeio, analise as sentenças a seguir:
I- O método de custeio ABC tem como vantagem que as informações são mais fidedignas por meio da redução do rateio.
II- No método de custeio GECON, a atribuição dos custos indiretos é feita em dois estágios: custeio das atividades e custeio dos objetos.
III- O método de custeio GECON abrange alguns requisitos, tais como: o modelo de gestão, o processo de gestão e o sistema de informação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	A utilização do custo baseado em informações reais cria ao longo do tempo uma base histórica, que proporciona comparações com os custos orçados. Contudo, a eficiência e a eficácia das operações podem ser distorcidas pelos vícios de produção decorrentes de mau uso de recursos. Essa perda de qualidade de informação comparativa com relação ao custo ótimo torna o custo-padrão uma excelente ferramenta de análise gerencial. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O custo real tem por finalidade identificar quanto custou o produto, enquanto o custo-padrão preocupa-se em identificar a diferença entre o custo orçado e o custo real.
II- O custo-padrão está dividido em custo atual e custo ideal corrente.
III- O objetivo do custo-padrão é fixar uma base de comparação entre custo incorrido com o custo que deveria incorrer.
IV- A fixação do custo-padrão se dá considerando os elementos de custos: materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	Sistemas de acumulação de custos é o ato de identificar e registrar, determinando, assim, como a organização acumula os custos incorridos na organização. Sobre o sistema de acumulação, de acordo com o sistema de produção, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sistema de acumulação por ordem.
II- Sistema de acumulação por processo.
III- Sistema de acumulação híbrida ou por operação.
(    )  A empresa averígua os custos de serviços ou produtos que são contínuos.
(    )  Submete-se a um produto ou serviço do começo ao final da produção.
(    )  São utilizados dois sistemas para obter uma vantagem significativa na produção. 
(    )  Independe se os produtos se encontram no mesmo exercício contábil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II - II.
	 b)
	II - III - I - III.
	 c)
	I - II - III - I.
	 d)
	II - I - III - I.
	8.
	A formação de preço é uma das tarefas mais importantes para a gestão financeira. Ele garante que seu empreendimento seja lucrativo, cubra os custos e, ao mesmo tempo, seja competitivo e atrativo para os clientes. Encontramos algumas condições que conduzem à formação dos preços. Sobre essas condições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Forma-se um preço-base.
(    ) O preço é variável com condições normais.
(    ) Critica-se o preço à luz das características existentes do mercado.
(    ) Testa-se o preço às condições do mercado.
(    ) Fixa-se o preço mais apropriado com condições diferenciadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V - V.
	9.
	Para uma empresa confeccionar algum tipo de produto, antes ela precisa alocar recursos monetários em seu projeto. Esse sacrifício financeiro corresponde aos gastos, que são os recursos necessários para fazer a máquina funcionar. Sobre os gastos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Matéria-prima é a despesa necessária para a produção de um bem.
(    ) Podemos afirmar que custos e despesas são gastos.
(    ) Honorários da diretoria são considerados despesas.
(    ) As despesas não são consideradas gastos.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Assim como todo método a ser implantado, o método de custeio por absorção possui algumas vantagens, como também algumas desvantagens. Prós e contras devem ser bem ponderados e analisados no setor público, pois são recursos do cidadão focados no serviço social. Sobre as desvantagens desse método, analise as sentenças a seguir:
I- Ele pode apresentar arbitrariedades, no que tange ao critério de rateio dos custos indiretos, que nem sempre é o adequado, pois muitos processos produtivos e de prestação de serviços encaixam melhor no método de custeio variável.
II- Ele pode apresentar diferenças constantes no comportamento dos custos indiretos por unidade, pois esse custo por unidade muda constantemente, de acordo com o volume produzido, quanto maior a quantidade produzida menor será o custo fixo por unidade.
III- Ele pode apresentar semelhanças no que tange aos critérios de rateio dos custos indiretos e aos critérios de custeio variável. Eis o grande problema desse método, pois é difícil discernir para qual serviço pode ser utilizado.
IV- Ele pode discrepar com as constantes tarefas a serem feitas nos serviços públicos, pois nas tarefas públicas o volume de serviço não faz mudar o custo unitário dos custos fixos, eles são constantes e não mudam.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina