Buscar

AV2 DIREITO CIVIL V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 DIREITO CIVIL V
Questões discursivas:
1-Maria, solteira de 24 anos é mãe de Guilherme de 2 anos e não fora reconhecido pelo Pai Jairo, no seu registro de nascimento. Maria entrou com uma ação de alimentos representando Guilherme em face de Jairo e tem seu pleito indeferido pela impossibilidade jurídica do pedido.
a) Maria, entrou com a ação errada em face de Jairo? Em caso afirmativo, informe qual ação ela deveria ter proposto e porquê?
Sim, porque não se tem a prova do vinculo de parentesco entre Jairo e Guilherme que não foi reconhecida. Primeiro precisa provar que Jairo é pai de Guilherme através da Ação de investigação de Paternidade, não tem prova pré-constituída se não tem prova não poderá propor ação de alimentos.
b) Jairo poderia perfilhar/reconhecer a paternidade do filho a qualquer tempo? Em caso afirmativo explique de que forma isso poderia ser feito?
Sim, porque estamos diante do direito da personalidade. Isso poderá ser feito através de escritura pública ou particular.
2- Carlos e Camila (Leonardo e Ana), após passarem por todo o processo de habilitação e de posse do certificado de habilitação dirigem-se ao oficial de registro para:
1- Agendar a data da cerimônia que pretendem realizar no dia 15 de Maio.
2-Para marcar o horário que deseja “19h”
3-Para definir o local da celebração que pretendem ser realizadas com um clube da região.
A autoridade competente concorda com o dia, local e horário indicado pelos nubentes. No dia, horário e local indicado os nubentes e as testemunhas e a autoridade celebrante comparecem pontualmente, indiciada a cerimônia o oficial do registro ouve os nubentes que expressamente declaram a sua vontade de realizar o casamento por livre espontânea vontade após a manifestação dos nubentes a autoridade celebrante sofre um infarto que lhe retira a vida imediatamente. Pergunta-se:
1) O casamento de Carlos e Camila podem ser considerados realizado?
2) Considerando que o casamento não foi realizado poderia ser ele retomado imediatamente por outro oficial que se fizesse presente fundamente a sua resposta:
3) Considerando-se que o casamento não foi realizado teriam os nubentes que dar início a um novo processo de habilitação fundamente sua resposta:
CASO 10
1-Maria e João constituíram união estável a partir de julho de 2010 mas não formalizaram através de contrato escrito para regular as relações patrimoniais decorrentes da aludida entidade familiar. Maria era divorciada e João apenas separado de fato de sua esposa Janaína. Em maio de 2015, Maria recebeu R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) de herança de seu tio e com este valor adquiriu em julho de 2015 um imóvel em Saquarema – Rio de Janeiro, fazendo constar na escritura a origem do valor pago pelo imóvel, bem como consta na sua declaração de imposto de renda. Em fevereiro de 2017, João e Maria se separam dissolvendo assim a união estável. João procura um advogado indagando se tem direito a partilhar o imóvel adquirido por Maria em Saquarema em julho de 2015. Qual a orientação correta a ser dada a João. Responda justificadamente.
João, não poderá partilhar com Maria o imóvel, pois este imóvel foi adquirido com recursos de doação feita para Maria e não se comunica, não sendo, portanto oriundo de recursos provenientes de esforços comum na constância da relação. É válido salientar que a união estável é comparado ao regime de comunhão parcial de bens. Artigo1659,II,cc.
CASO 11
2- Caso Concreto Roberto e Marcela, divorciados, são os pais de João. Quando João completou 18 anos, Roberto, que se encontrava desempregado, de imediato parou de pagar pensão alimentícia sem prévia autorização judicial. A conduta praticada por Roberto foi por ele justificada sob o argumento de que cessa automaticamente o dever de assistência dos pais em relação aos filhos quando estes atingem a maioridade. João, que necessita da prestação alimentícia é estudante cursando o primeiro período da graduação em Direito, procura advogado para saber se a conduta e os argumentos utilizados por Roberto procedem e qual seria a medida cabível a ser aplicada. Qual a orientação correta a ser dada no caso concreto? Justifique sua resposta: 
O cancelamento de pensão alimentícia de filho que atingiu a maioridade está sujeito à decisão judicial, mediante contraditório.

Outros materiais