Buscar

Governador do Estado de Marués foi citado na delação premiada

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL II - CCJ0020
Título
SEMANA 11
Descrição
Prova: 31º Exame de Ordem - 1ª fase
1- Os cargos de Ministro do S.T.J. devem ser providos por:
Brasileiros natos;
Brasileiros;
Brasileiros natos e portugueses equiparados;
Brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.
2 - A Constituição Federal estabelece que o Estatuto da Magistratura deve observar princípios constitucionais expressos, entre os quais a vedação à promoção do juiz que:
tiver idade inferior a 35 (trinta e cinco) anos.
estiver abaixo de outro juiz em lista de antiguidade na carreira.
possuir menos de 10 (dez) anos de efetivo exercício de função pública.
figurar por três vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento.
retiver, injustificadamente, autos em seu poder além do prazo legal, não podendo devolvê-los ao cartório sem despacho ou decisão.
Caso concreto:
Governador do Estado de Marués foi citado na delação premiada da empresa LUCH S/A e é acusado de receber vantagens indevidas. A denúncia foi recebida no STJ e a defesa do Governador, invocando o Princípio da Simetria, a Assembleia Legislativa do Estado precisaria autorizar o início do processo contra o Governador no STJ, tal qual o Congresso Nacional precisa autorizar o processo contra a Presidência da República no STF.
A defesa está correta? Aplica-se o Princípio da Simetria neste caso?
�
Desenvolvimento
A defesa, em princípio, não está correta. Conforme interpretação da maioria, não há necessidade de autorização prévia da Assembleia Legislativa para ter início o processo contra o Governador, pois não se aplica, nesse caso, o Princípio da Simetria.
                No entanto, segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, esse tipo de imunidade formal pode sim ser estendido aos Governadores, havendo a necessidade de prévia autorização de dois terços da Assembleia Legislativa ou Câmara Distrital para o processo e julgamento.

Continue navegando