Buscar

ATIVIDADE ESTILO DE VIDA, SAUDE E MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Nem todos os determinantes são igualmente importantes. Os mais importantes são aqueles que geram estratificação social, ou seja, os determinantes estruturais que geram iniquidades relativas ao poder econômico. Esses determinantes impactam na mobilidade de posicionamentos socioeconômicos dentro de estruturas de poder, prestígio e acesso a recursos. Esses mecanismos estruturais - que alteram o posicionamento social dos indivíduos - são a causa mais profunda das iniquidades em saúde. São essas diferenças - por meio do seu impacto sobre determinantes intermediários como as condições de vida, circunstâncias psicossociais, fatores comportamentais e/ou biológicos e o próprio sistema de saúde - que dão forma às condições de saúde dos indivíduos.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Diminuindo diferenças: a prática das políticas sobre determinantes sociais da saúde. [S. I.]: OMS, 2011. p. 7.
Sobre os determinantes sociais da saúde, avalie as seguintes premissas:
I. Segundo a OMS, os determinantes sociais da saúde compreendem, exclusivamente, os determinantes estruturais geradores de estratificação social e, consequentemente, iniquidades na saúde e na qualidade de vida.
II. Segundo a OMS, os determinantes sociais da saúde de ordem estrutural podem ser exemplificados por fatores como distribuição de renda, preconceito de gênero, raça, etnia ou deficiências e estruturas políticas que reproduzem as desigualdades, em vez de extingui-las.
III. Segundo a OMS, os determinantes sociais da saúde são o conjunto de fatores que impactam nas condições de vida das pessoas que envolvem os aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientas e que podem desencadear diversas doenças.
Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:	
II e III.
Pergunta 2
Apesar de não haver um conceito definitivo sobre meio ambiente, em geral, é possível caracterizá-lo:
I. apenas pela concepção de sua totalidade e interdependência entre seus componentes e das relações entre o sistema e o meio externo.
II. como o conjunto de elementos naturais, água, solo, ar e recursos biológicos, que estão sob proteção legal.
III. como a interação entre os elementos naturais (água, solo, ar e outros recursos biológicos), os elementos artificiais ou construídos e os culturais.
Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:	
I, II e III.
Pergunta 3
Leia o trecho a seguir:
Segundo estudo do laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP, a poluição provocada pelos veículos mata indiretamente, em média, 20 pessoas por dia na região metropolitana de São Paulo. É quase o dobro do índice de 2004 de mortes causadas por doenças cardiorrespiratórias agravadas pela poluição.
SANGIOVANNI, R. Poluição de carros quadruplica risco de morte. Folha de S. Paulo, São Paulo, 5 mar. 2009. Disponível em: <http://www.1.folha.uou.com.br/fsp/cotidian/ff0503200905.htm>. Acesso em: 17 nov. 2015.
Analise as seguintes afirmações:
I. O ambiente urbano sofre em maior intensidade com a poluição atmosférica, considerando os altos índices de dependência da população por veículo motorizado.
II. As alternativas para diminuir a poluição atmosférica incluem a reorganização do plano diretor dos grandes centros urbanos, o investimento em transportes públicos de qualidade e o incentivo às atividades físicas, como a instalação de ciclovias, por exemplo.
III. As evidências científicas que relacionam poluição atmosférica a doenças cardiorrespiratórias ainda estão em estágio preliminar e não podem ser consideradas fatores relevantes.
Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:	
I e II, apenas.
Pergunta 4 
Matéria do jornal Estadão, de 7 de janeiro de 2013, noticia que o Brasil tem 157 shoppings em obras, com tendência a crescer ainda mais no interior e nos grandes centros metropolitanos. O crescimento do PIB e a expansão da nova classe média abriram novas perspectivas de consumo. No entanto, escreve Washington Novaes, no mesmo jornal: “Que poderá o crescimento do PIB significar para a solução dos gigantescos problemas de nossas cidades? Que quererá dizer no enfrentamento das mudanças climáticas, dos eventos extremos nas cidades impermeabilizadas, na prevenção de desastres gerados pelas ilhas urbanas de calor?”. O modelo de civilização baseado na produção e no hiperconsumo é o que está na raiz da agressão do homem à natureza. A água já é um recurso finito; o lixo e o luxo da sociedade atual; o planeta está em sofrimento com o efeito estufa; as espécies animais e o próprio homem sofrem com a poluião. NOVAES, W. ‘Pibão’ ou ‘Pibinho’, sós, não resovem. Estadão, São Paulo, 11 jan. 2014. Disponível em: <http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,pibao-ou-pibinho-sos-nao-resovem-imp-,983030>. Acesso em: 17 nov. 2015 (adaptado).
Analise as seguintes afirmações:
I. O modelo de civilização baseado no desenvolvimento econômico não está diretamente relacionado às transformações ambientais ocorridas ao longo da história.
II. A relação entre desenvolvimento econômico e crise ambiental ainda não foi provada e necessita de maiores estudos científicos para a conclusão do impasse.
III. O modelo de civilização pautado no desenvolvimento econômico e consumismo acarretou danos ambientais e, consequentemente, danos à saúde humana.
Está correto o que se afirma em:
Resposta Correta:	
Corretaa. 
III, apenas.

Continue navegando