A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
apol historia do brasil

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A combinação entre abolição e imigração acabou por redesenhar o perfil social e racial da população brasileira, bem como instaurar novas e complexas relações entre as elites e os diversos grupos étnicos e sociais que compunham as classes trabalhadoras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NAPOLITANO, M. História do Brasil República: Da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo, Contexto, 2016, p. 19.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o sistema de parceria criado pelo Estado brasileiro para estabelecer as relações de trabalho entre imigrantes e fazendeiros, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os imigrantes não se adaptaram ao trabalho nas lavouras de café, porque não possuíam conhecimento agrícola suficiente.
	
	B
	Havia a impossibilidade de convivência entre imigrantes e escravos negros na mesma senzala.
	
	C
	Os colonos imigrantes não se adaptaram à língua e ao clima do Brasil.
	
	D
	Não era de interesse do governo incentivar a vinda de imigrantes, devido ao alto custo da viagem.
	
	E
	Os imigrantes enfrentavam um regime duro de trabalho, com más condições de higiene, moradia e até maus-tratos, gerado também devido às condições contratuais firmadas com os fazendeiros.
Questão 2/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação:  
“A imigração em massa da Europa para a América ocorreu no período de 1870 a 1930. No qual, os italianos formaram o grupo mais numeroso, com 35,5% do total, vindo a seguir os portugueses (29%) e os espanhóis (14,6%)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. p. 276. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre a imigração estrangeira ao Brasil, sobretudo a partir da segunda década do século XX, é correto afirmar que, naquele momento, houve também o ingresso do imigrante de origem:
	
	A
	Grega
	
	B
	Eslovena
	
	C
	Japonesa
	
	D
	Romena
	
	E
	Australiana
Questão 3/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A Legislação promulgada em 1932 oferecia soluções para o problema da sobrevivência financeira das emissoras, ao mesmo tempo que garantia ao Estado uma hora diária da programação em todo o território nacional para a transmissão do programa oficial do governo. O Programa Nacional, previsto por Lei em 1932, somente alcançou plenamente os objetivos esperados em 1939 com a criação da Hora do Brasil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas: Papirus, 1986, p. 42. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o programa Hora do Brasil servir aos interesses políticos do presidente da República, é correto afirmar que, entre outras maneiras, isso ocorria por meio de:
	
	A
	Propagandas das realizações políticas do presidente Getúlio Vargas.
	
	B
	Propagandas de remédios.
	
	C
	Debates políticos entre diversos partidos.
	
	D
	Jingles políticos veiculados a cada hora no período da manhã e da noite.
	
	E
	Sorteios da loteria federal.
Questão 4/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“A família patriarcal foi o principal elemento sociológico de unidade brasileira. Quando diz família patriarcal, refere-se ao ‘complexo’ ou ‘sistema patriarcal’ de família, de economia, de organização social, na forma patriarcal de habitação – a casa-grande completada simbolicamente pela senzala, o sobrado em oposição extremada ao mocambo, à palhoça ou ao rancho – e na forma patriarcal de devoção religiosa, de assistência social e de ação política”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREYRE, Gilberto. Sobrados e mocambos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1951. p. 64.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: sociedade E cultura, é correto afirmar que uma situação em que ainda se pode notar a permanência das relações de caráter patriarcal no Brasil ocorre:
	
	A
	quando a mulher decide o rompimento de uma relação matrimonial.
	
	B
	na existência de relações de trabalho assalariado.
	
	C
	na inexistência do trabalho escravo em fazendas.
	
	D
	na ausência de compra de votos por políticos por meio de oferecimento de vantagens pessoais ou financeiras ao eleitorado.
	
	E
	por meio do mando do coronel nas pequenas cidades e na leal submissão do eleitorado aos políticos caridosos.
Questão 5/5 - História do Brasil I - Sociedade e Cultura
Considere a seguinte citação: 
“O governo do Estado Novo foi centralizador, ou seja, concentrou no governo federal a tomada de decisões antes partilhada com os estados, e autoritário, ou seja, entregou ao Poder Executivo atribuições anteriormente divididas com o Legislativo. Sua ideologia recuperou práticas políticas autoritárias que pertenciam à tradição brasileira, mas também incorporou outras mais modernas, que faziam da propaganda e da educação instrumentos de adaptação do homem à nova realidade social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FGV. CPDOC. Estado Novo e Fascismo. <http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/PoliticaAdministracao/EstadoNovoFascismo>. Acesso em 15 jun. 2016.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base História do Brasil: Sociedade e cultura sobre o período do Estado Novo (1937-1945), é correto afirmar que a importante instituição criada por Getúlio Vargas para a manutenção desse regime governamental foi:
	
	A
	DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda
	
	B
	Eletropaulo
	
	C
	Telesp
	
	D
	Plano SALTE
	
	E
	Sindicato

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.