Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Visão de Edmond Jorion:
A Sociologia Jurídica é uma disciplina que estuda sociologicamente o direito no seu aspecto social visando elucidar a mútua influência entre a realidade social e o direito no processo de construção da ordem social. É necessário estabelecer um método e conhecer suas leis, pois é de grande importância a ciência ter o estudo de seu objeto. As leis são aquelas regularidades fenômenos que e acabam se repetindo no campo de uma ciência. A sociologia jurídica tem por objeto o direito de fato, a ciência do Direito se preocupa com a norma, e a filosofia do Direito se dedica no seu aspecto valor. O Direito objetivo são relações sociais, que envolvem interesses básicos para a sociedade e dentro de assuntos regulados pela ordem jurídica. A norma pode ser definida como um juízo hipotético, destinado a fazer ou não algo para acompanhar-se numa medida de coação por parte do estado.
Entendimento de Edmond jorion,
Para Jorion,a sociologia do Direito e a ciência do direito,constituem em uma só e mesma disciplina,tendo por objeto o fenômeno jurídico.Para ele o fenômeno jurídico é objeto da sociologia do Direito.Edmond acreditava que a ciência deve se preocupar com a analise e observação dos fatos,da sociedade,sua classificação e estudos comparativos.
 ‘’ A sociologia jurídica tem por objeto o fenômeno jurídico ‘’. (Edmond Jorion)
O direito é considerado por três dimensões ( fato,norma e valor ),e dão origem a três planos de problemas diferentes: o da eficácia ,o da vigência e o do fundamento.A eficácia é saber se as normas jurídicas estão ou não adequadas ás necessidades sociais. A sociologia jurídica se preocupa com os fatos sociais que se repercutem, buscando saber se a referida norma atende ou não ás necessidades sociais. Em relação à vigência,mesmo que a norma em um momento de elaboração esteja adequada á realidade social,com o tempo pode se tornar ultrapassada,em razão da evolução social,precisando assim, reformula-la filosofia do Direito se preocupa também com os fundamentos do Direito,o que constituem igualmente objeto dessa disciplina os problemas relacionados com o ideal do direito,sua natureza do que é jurídico,e suas causas e princípios últimos.Seu conteúdo ético a seu mundo axiológico,investigando ainda as ideologias ou correntes de pensamentos que acabaram servindo de fundamento aos principais institutos jurídicos.Quando um sociólogo do Direito se refere ao seu objeto,está se referindo,não ás normas (deve ser),mas ao próprio direito vivo(ser),isso é,ás condutas humanas da própria sociedade.Todos estão certos,todos têm razão,cada qual,porem,em seu ângulo de visão.
A visão de Edmond jorion,
Primeiramente ocorre o fato social, depois valoriza-se o fato e, por ultimo,ele é normatizado ,um exemplo, a união estável de homossexuais ,questão que ainda aguarda definição jurídica.Em alguns países o casamento homossexuais já é permitido,já no Brasil continua sendo objeto de acirrados debates. O fato social já existe: milhares de pessoas do mesmo sexo convivem naturalmente, debaixo do mesmo teto, mas a norma legitimando essas situações não foi editada, porque ainda está em debate de valor. Discute-se a justificação dessa união, as suas conseqüências morais,éticas religiosas,familiares.reconhecido como união estável pela constituição de 1988,entidade familiar,cuja conversão em casamento a lei deve facilitar.

Mais conteúdos dessa disciplina