Buscar

Questões sobre Fisioterapia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201603002615)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A fisioterapia utiliza o treinamento planejado e sistemático de movimentos corporais, posturas ou atividades físicas com vistas a proporcionar ao paciente melhora de seu quadro clínico. Com base no exposto acima, qual(is) dessa(s) afirmação(ões) está(ão) correta(s), quanto às indicações da cinesioterapia: I) Tratar ou prevenir comprometimentos; II) Melhorar, restaurar ou potencializar a função física; III) Prevenir ou reduzir fatores de risco ligados à saúde; IV) Otimizar o estado geral da saúde, seu preparo físico ou sensação de bem-estar.
		
	
	Apenas as afirmações I, III e IV
	
	Apenas as afirmações I e III
	 
	Todas as afirmações estão corretas
	
	Apenas as afirmações I, II e III
	
	Apenas as afirmações II e IV
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602969906)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A mobilização sem impulso é uma técnica de liberação do tecido conjuntivo e muscular que utiliza três recursos de alongamento: alongamento lateral, alongamento longitudinal e o alongamento separando a inserção proximal da inserção distal. Selecione qual destas alternativas NÃO corresponde a um efeito desejado desta técnica.
		
	
	Recuperação da elasticidade e plasticidade dos tecidos moles
	
	Reeducação Funcional
	
	Recuperação da Mobilidade
	
	Recuperar a coordenação e força muscular
	 
	Diminuição do Processo Inflamatório Agudo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603181512)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os movimentos angulares grosseiros do corpo dos ossos descritos nos três planos do corpo: flexão e extensão no plano sagital, abdução e adução no plano frontal e rotação medial e lateral no plano transverso se referem a:
		
	
	amplitude de movimento passiva.
	 
	osteocinemática.
	
	artrocinemática.
	
	hipermobilidade.
	
	trabalho linear.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603577736)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente de 65 anos com diagnóstico de AVE encontra-se internado na unidade de terapia intensiva(UTI). O paciente está sedado, mas estável clinicamente.Deverá ser realizado, com o objetivo de manter as amplitudes de movimento e amenizar os efeitos da imobilização, o exercício do tipo:
		
	
	movimento ativo-resistido
	
	movimento ativo-assistido
	
	movimento ativo-livre
	 
	movimento passivo
	
	movimento auto passivo
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603698898)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um indivíduo de 65 anos em um tratamento fisioterapêutico é orientado pelo fisioterapeuta a alterar sua rotina diária com algum gasto energético e assim contribuir para sua recuperação funcional. Assim ele decide usar as escadas em vez do elevador e passear mais tempo com seu cachorro. Essa atitude está associada
		
	
	Aumento do exercício físico
	
	Aumento da prática exportiva
	 
	Aumento da atividade física diária
	
	Redução da atividade física diária e aumento do exercício físico
	
	Aumento do repouso e descanso
		
	 1a Questão (Ref.: 201602970310)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para pessoas que apresentam como alteração postural os Ombros Deprimidos, qual das alternativas abaixo é eficiente para corrigir, melhorar ou até mesmo evitar que o mesmo desvio postural continue a se perpetuar?
		
	 
	Reforço Muscular em posição de Encurtamento Muscular dos seguintes músculos: Trapézio Superior e Elevador da Escápula, associado com alongamento muscular passivo de Peitoral Menor e Grande Dorsal.
	
	Alongamento balístico do músculo Elevador da Escápula seguido por Reforço Muscular em Posição Alongada do Músculo Trapézio Superior.
	
	Alongamento através de Técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva do músculo Elevador da Escápula seguido por Reforço Muscular em Posição Alongada do Músculo Trapézio Superior.
	
	Reforço Muscular enfatizando bastante a fase excêntrica dos músculos Grande Dorsal e Peitoral Menor associado com alongamento passivo e estático dos músculos Muscular Trapézio Superior e Elevador da Escápula.
	
	Alongamento passivo do Músculo Trapézio Superior, seguido por Reforço Muscular em Posição Alongada do Músculo Elevador da Escápula.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603604011)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Durante a aplicação de um exercício resistido, podemos utilizar, de forma variadas formas de resistência (Elástica, mecânica, manual, dentre outras). Sobre a aplicação destas modalidades de exercícios, assinale a alternativa correta.
		
	
	No uso dos halteres para a aplicação de exercício resistido não devemos nos preocupar com a ação da gravidade.
	
	A utilização de faixa elástica no exercício resistido só é aplicada nas fases finais de reabilitação.
	
	A utilização das caneleiras no exercício resistido limitam-se na aplicação de fortalecimento em apenas em membros inferiores.
	
	Não se deve utilizar resistência manual durante uma contração excêntrica.
	 
	O fato de não podermos quantificar fielmente a resistência aplicada de forma manual pode ser considerado uma desvantagem do emprego desta técnica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603681076)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios resistidos podem ser classificados em categorias, comparando a força gerada em um músculo ou grupo de músculos em relação à carga externa. Sobre os exercícios resistidos, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A resistência aplicada a uma velocidade constante é denominada isocinética.
	
	O exercício isotônico pode ser realizado em diferentes modalidades, posturas e intensidades. Implica no movimento articular com uma contração de encurtamento ou de alongamento ativo.
	
	O exercício isométrico é preferível que o exercício dinâmico quando o movimento articular é desconfortável ou está contra-indicado no período pós-operatório ou em uma articulação instável.
	
	O exercício isométrico pode ser utilizado como um componente do exercício quando existir fraqueza em um ponto específico da amplitude de movimento.
	 
	O exercício isométrico é utilizado comumente para aumentar o desempenho muscular, já que não ocorre movimento articular e, tecnicamente, não há trabalho realizado (trabalho = força x distância = 0); portanto, o exercício isométrico é considerado não funcional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603693528)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de Codman são exercícios de circundução realizados na recuperação funcional de disfunções
		
	
	dos dedos.
	 
	do ombro.
	
	do quadril
	
	do tornozelo.
	
	do punho.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603577730)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Todos os ítens abaixo exercem influência sobre o ganho de força muscular exceto:
		
	
	Estímulo neural
	
	composição de acordo com o tipo de fibras , a idade e o sexo
	 
	estímulo 'a fadiga
	
	Organização mecânica do músculo
	
	área de secção transversa
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201602973406)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se mobilizar a articulação do cotovelo de maneira artrocinemática, percebemos a necessidade de se encontrar uma ligeira flexão para facilitar o deslizamento acessório esperado. Assim sendo, marque a alternativa que traduz uma correta justificativa.
		
	
	Ao se movimentar a articulação do cotovelo pelo antebraço, realizando a flexão e a extensão, soltamos inicialmente o osteocinemático, contribuindo indiretamente para o ganho acessório.
	
	Apesar de se afirmar essa necessidade, é incorreta a execução artrocinemética com flexão do cotovelo, já que o deslizamento só ocorre em extensão total do mesmo.
	 
	Ao realizarmos a flexão, alcançamos mais congruência articular, o que permite, mais facilmente, o deslizamento acessório desejado.
	
	Entendendo que no cotoveloas 2 estruturas articulares são convexas, não há possibilidades de execução artrocinemática de outra forma.
	
	A flexão facilita maiores ganhos de espaço intra-articular, deixando-a suscetível a qualquer forma de mobilização artrocinemática, inclusive o giro e o rolamento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602969846)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de Williams têm como objetivo restabelecer o equilíbrio lombo-pélvico através dos quatro quadrantes que se cruzam na altura do trocânter maior e eliminar o quadro álgico lombar. Esse desequilíbrio e o quadro álgico causam um mau posicionamento da região lombo-sacral (o sacro fica horizontalizado), causando um estiramento dos ligamentos ilio-lombares e sacro-tuberais. O quadrante póstero-inferior é composto pelos seguintes músculos:
		
	
	Tensor da Fáscia Lata, adutores, sartório e reto femoral
	
	Músculos abdominais e iliopsoas
	 
	Glúteo máximo, piriforme, pelvitrocanterianos e ísquios tibiais
	
	Paravertebrais lombares, quadrado lombar, adutores, sartório e reto femoral
	
	Paravertebrais lombares, quadrado lombar e grande dorsal
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602970143)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Várias alterações posturais estão biomecânica e diretamente relacionadas com os músculos, estando os mesmos às vezes fracos, hipoativos, hiperalongados ou ainda encurtados, rígidos e hiperativos. Em relação a uma anteversão pélvica relacionada de forma direta com hiperlordose lombar, qual das alternativas abaixo se relaciona como causa direta destas alterações posturais?
		
	
	Biomecanicamente os Músculos Ísquios Surais (Ísquiotibiais) muito encurtados e muito rígidos podem levar uma hiperextensão de joelho.
	 
	Biomecanicamente o Músculo Reto Femoral muito encurtado e muito rígido pode levar uma anteversão pélvica e posteriormente uma hiperlordose lombar.
	
	Biomecanicamente o Músculo Tensor da Fáscia Lata muito encurtado e muito rígido pode levar um varismo de joelho.
	
	Biomecanicamente o Músculo Reto Abdominal encurtado e rígido pode levar uma retroversão pélvica e posteriormente uma hiperlordose lombar.
	
	Biomecanicamente o Músculo Iliopsoas excessivamente alongado e fraco pode levar uma anteversão pélvica e posteriormente uma hiperlordose lombar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603002592)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As mobilizações das articulações periféricas são usadas quando seus objetivos terapêuticos são a redução da dor, do espasmo, da hipomobilidade articular reversível e das falhas de posicionamento/subluxação, além de atuar na limitação progressiva e na imobilidade funcional. Porém, em alguns casos ela é contraindicada, assinale a alternativa que contenha apenas as contraindicações desta técnica:
		
	
	Pacientes que apresentem hipermobilidade das articulações, derrame articular e retração muscular.
	
	Pacientes que apresentem amplitude de movimento dentro dos parâmetros normais, retração muscular e inflamação.
	
	Pacientes que apresentem hipermobilidade das articulações, retração muscular e inflamação.
	
	Pacientes que apresentem amplitude de movimento dentro dos parâmetros normais, derrame articular e inflamação.
	 
	Pacientes que apresentem hipermobilidade das articulações, derrame articular e inflamação.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602970642)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Jovem, 13 anos, procurou auxílio médico, após fortes dores na região da coluna vertebral. Foi submetido a exames complementares e encaminhado ao setor de fisioterapia para avaliação e tratamento fisioterapêutico. Após avaliação criteriosa, podemos observar um aumento da curvatura em forma arrendondada, diminuição da inclinação pélvica (<30 GRAUS) e cifose toraco-lombar, tronco flexionado anteriormente e diminuição da lordose, além de encurtamentos dos extensores do quadril e flexores do tronco, flexores do quadril e extensores lombares hipotróficos. Podemos considerar, diante das informações dadas, que a deformidade apresentada é:
		
	
	escoliose segmentar
	 
	dorso curvo
	
	Gibosidade
	
	lordose patológica
	
	escoliose idiopática
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201602969846)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de Williams têm como objetivo restabelecer o equilíbrio lombo-pélvico através dos quatro quadrantes que se cruzam na altura do trocânter maior e eliminar o quadro álgico lombar. Esse desequilíbrio e o quadro álgico causam um mau posicionamento da região lombo-sacral (o sacro fica horizontalizado), causando um estiramento dos ligamentos ilio-lombares e sacro-tuberais. O quadrante póstero-inferior é composto pelos seguintes músculos:
		
	
	Músculos abdominais e iliopsoas
	
	Paravertebrais lombares, quadrado lombar, adutores, sartório e reto femoral
	
	Paravertebrais lombares, quadrado lombar e grande dorsal
	 
	Glúteo máximo, piriforme, pelvitrocanterianos e ísquios tibiais
	
	Tensor da Fáscia Lata, adutores, sartório e reto femoral
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602967810)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a cadeia muscular posterior é correto afirmar:
		
	
	A cadeia posterior é ativada pelos músculos abdominais e oblíquos internos e externos respectivamente
	 
	É considerada a cadeia responsável pelo ortostatismo do ser humano e para manter a extensão da coluna vertebral como um todo, extensão do quadril com o joelho extendido, extensão dos dedos com flexão plantar
	 
	É a cadeia responsável pela proteção do mediastino que é sempre ativada por movimento voluntário na cinesioterapia ativa livre
	
	A coluna cervical é a responsável direta pela ação muscular da cadeia muscular posterior
	
	É considerada a cadeia muscular mais importante do corpo humano, pois foi a primeira a ser formada durante a fase embrionária
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603708345)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma força horizontal que é apreciada paralelamente à superfície articular, levando ao deslizamento entre os ossos que se articulam é: (Prefeitura de Saquarema, 2015)
		
	 
	o cisalhamento
	
	a tensão
	
	a torção
	
	a compressão
	
	a inclinação
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603702462)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao exercício resistido, podemos afirmar:
		
	
	A direção da resistência não interfere no treino.
	
	Não é indicado modificar o local da resistência.
	
	Somente podemos realizar resistência progressiva.
	 
	É necessária realizar avaliação de força e de amplitude de movimento antes de iniciarmos o treino.
	
	O número de repetições não modifica o tipo de treinamento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602970152)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A eficiência de um alongamento passivo em um músculo ou grupo muscular, vai depender da boa capacidade de se afastar os pontos de origem e inserção deste músculo ou grupo muscular, por isto, o posicionamento dos diversos segmentos corporais e a postura do paciente que está sendo alongado são fatores que interferem nesta eficiência de alongamento e na proteção de lesões em casos de posicionamento incorreto realizado durante o alongamento. Qual das alternativas abaixo promove uma otimização do alongamento dos isquiosurais (isquiotibiais) e evita que o paciente tenha uma lesão decorrente de um alongamento realizado de forma incorreta?
		
	 
	Quanto maior estabilização lombo pélvica com a lordose fisiológica mantida em estado neutro, melhor será a eficiência do alongamento e também será mais seguro em termo de lesões na coluna.
	
	Durante o alongamento deste grupo muscular é importante manter a retificação da coluna lombar ao máximo.
	
	Deve-se incluir a extensão de quadril ao máximo para o alongamento deste grupo muscular.
	
	Durante o alongamento deste grupo muscularé importante aumentar a lordose lombar ao máximo, pois, será melhor a eficiência do alongamento e, também, será mais seguro em termo de lesões na coluna.
	
	Deve-se incluir a flexão de joelho ao máximo para o alongamento deste grupo muscular.

Continue navegando