Buscar

MÉTODOS Contraceptivos

Prévia do material em texto

MÉTODOS Contraceptivos 
Autores: Adriele , Alice , Beatriz , Emily , Mariane , Neidson e Yasmin.
Funcionalidade
Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Alguns dizem respeito a precauções que são tomadas pelo homem, outros dizem respeito às mulheres e também há os métodos nos quais participam o homem e a mulher.
Principais Métodos contraceptivos
Pílula
Mini Pílula
Pílula do dia seguinte 
Injeção Mensal
Injeção Trimestral
DIU(Dispositivo Intra Uterino)
Preservativo
Camisinha feminina
Diafragma
Laqueadura de trompa
Vasectomia
PÍLULA
Combinação de dois hormônios sintéticos, estrogênio e progestagênio substâncias semelhantes aos hormônios feminino produzidos pelo ovário.
BENEFÍCIOS
Em função de seus componentes, além de barrar a gestação, a pílula ainda é receitada para regularizar as funções femininas ou para fins terapêuticos.
É capaz de reduzir a tensão pré-menstrual e o sangramento , equilibrando o ciclo menstrual.
CONTRA INDICAÇÃO 
Casos de hipertensão, já que pode elevar a pressão arterial.
Casos de trombose, embolia, enfarto ou derrame cerebral, pois o estrogênio é capaz de prejudicar a circulação sangüínea
Casos de doenças hepáticas , visto que a pílula é metabolizada pelo fígado.
Mini Pílula 
Com efeitos contraceptivos idênticos ao da pílula comum, ela só difere na composição (contêm apenas o progetagêneio).
BENEFÍCIOS
Receitadas em circunstâncias especiais, principalmente em casos que proíbem o consumo de estrogênio, é ainda ideal para os períodos de amamentação, já que não reduz a quantidade de leite da mãe.
CONTRA INDICAÇÃO 
As mesmas da pílula convencional. Acrescenta-se, porém, que em cerca de 20% das mulheres que a adotam pode acarretar irregularidades do ciclo menstrual ou sua completa suspensão.
Pílula do dia seguinte
Também chamada de Técnica de Intercepção, consiste na ingestão de pílulas de alta dosagem de progesterona na sua formulação. Em dose elevada, o progestrogênio impossibilita a nidação do óvulo (que leva quatro a seis dias para descer para a trompa), fazendo com que as condições do útero não sejam favoráveis à gravidez.
BENEFÍCIOS 
Legalmente, no Brasil, a gestação só ocorre quando o óvulo adere à parede do útero, portanto, a pílula do dia seguinte pode ser consumida sem problemas nessa área.
Para mulheres que forma vítimas de estupro, tiveram relações sexuais sem proteção ou a camisinha estourou no dia em que estavam férteis.
CONTRA INDICAÇÕES 
A dose elevada de estrogênio provoca muitos efeitos colaterais, como mal-estar, alterações da função hepática e até complicações circulatórias.
Não deve ser usado como método de rotina, devendo ficar limitado apenas aos casos citados
Injeção mensal
Tal como a pílula, contém estrogênio e progestagênio e atua de forma semelhante a ela. Seu diferencial é a aplicação única, mensal, em substituição à ingestão dos hormônios em doses diárias.
BENEFÍCIOS 
Por conta de sua praticidade, é excelente como opção à pílula, para mulheres com síndrome de má absorção. 
É o caso daquelas que sofreram a retirada de órgãos como o estômago ou o intestino, cujo organismo não consegue assimilar comprimidos.
CONTRA INDICAÇÕES 
Idênticas às da pílula. Soma-se, porém, a desvantagem de não permitir a regularidade do ciclo menstrual, ocorrendo um possível encurtamento para 23 a 25 dias ou alongamento para 35 a 36 dias.
Injeção trimestral
Diferente da injeção mensal, contém uma dose alta de progesterona, o que possibilita a contracepção por três meses.
BENEFÍCIO
Além da alta eficácia, pode ser usada nas situações em que o estrogênio é contra-indicado.
Para quem tem facilidade de esquecer de tomar a pílula
Para mulheres que têm problemas de má absorção de comprimidos.
CONTRA INDICAÇÕES 
Não deve ser usada como método de rotina porque, mais freqüentemente do que a injeção mensal, provoca a irregularidade do ciclo menstrual.
Diu 
Pequeno objeto de plástico e cobre, o DIU é alojado no útero. Detém a gestação, à medida em que impede a passagem do espermatozóide. Com uma eficácia em torno de 99% (embora falhe três vezes mais do que a pílula), pode ser usado em qualquer idade, caso não existam contra-indicações. Sua colocação e remoção são feitas através da vagina, por um médico.
BENEFÍCIOS 
Sua grande vantagem é o fato de seu uso não estar estritamente relacionado ao ato sexual, dispensando qualquer ação para barrar a gravidez na hora da relação. Por isso, proporciona total tranquilidade ao casal.
CONTRA INDICAÇÕES 
Para mulheres com múltiplos parceiros, já que o DIU não protege contra DST – capazes de gerar inflamações pélvicas e consequente obstrução da trompa que, por sua vez, pode levar à esterilidade.
Para mulheres que já sofreram de inflamação pélvicas.
preservativo
Constituído por uma membrana fina de borracha que se ajusta ao pênis, ele é contraceptivo porque barra o sêmen ejaculado e não permite o contato entre os espermatozóides e o interior do corpo da mulher. Apelidada de “camisinha” ou “camisinha-de-vênus”, atua ainda contra a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis sua utilização vem crescendo muito desde o início da década de 80, para a prevenção da AIDS.
BENEFÍCIOS 
Como interage exclusivamente com a vagina, um de seus aspectos mais positivos é o fato de não provocar qualquer ação sistêmica no corpo.
É o único método que, além de anticoncepcional, é capaz de barrar a disseminação de doenças venéreas.
CONTRA INDICAÇÕES 
Para homens e mulheres que sofrem de alergia ao látex ou ao espermicida.
Para pessoas que não queiram se preocupar com métodos de contracepção na hora do ato sexual.
CAMISINHA FEMININA 
O similar do preservativo masculino, feito de uma membrana fina de látex, tem formato de coador e se ajusta à entrada da vagina. Presume-se que o grau de eficácia seja o mesmo da camisinha do homem.
BENEFÍCIO
É um método que garante maior liberdade e independência à mulher. O controle de uma relação sexual eventual não fica mais com o homem.
CONTRA INDICAÇÃO 
Para quem é avesso a novidade. A falta de hábito fez com que muitas mulheres se sentissem inadequadas.
Para mulheres que têm dificuldade de manipulação dos próprios genitais.
DIAFRAGMA
Tal qual a camisinha, ele é feito de borracha ou silicone e se molda ao corpo no caso, ao colo do útero, impedindo do encontro dos espermatozóides com o óvulo. Por sua vez, pode ser reutilizado inúmeras vezes, quando bem lavado com água e sabão, enxuto e conservado com amido, substância que preserva o látex. Se colocado corretamente, tem eficácia de até 96%.
BENEFÍCIOS 
Não provoca alterações fisiológicas. Assim, é uma boa opção contraceptiva no caso de mulheres portadoras de doenças.
Quando bem cuidado – lavado e guardado corretamente – sua durabilidade pode chegar a dois anos.
CONTRA INDICAÇÕES 
As mesmas do preservativo.
Para mulheres com bexiga ou útero caído, ou ainda com músculos vaginais deficientes, que impossibilitam que o diafragma fique na posição correta.
Para mulheres que gostam de ficar por cima do homem durante o ato sexual, já que esta posição aumenta a possibilidade do diafragma se soltar.
LAQUEADURA DE TROMPAS 
Este método Implica numa cirurgia para amarrar ou seccionar as trompas de Falópio, ou seja, os canais por onde o óvulo transita até o útero, caso tenha sido fecundado. Assim, barra de forma infalível a concepção . Em contrapartida, sua reversão é quase impossível e depende de uma cirurgia complexa. É recomendada principalmente para mulheres com sérios problemas de saúde, para quem a gravidez é absolutamente contra-indicada.
BENEFÍCIOS 
Para mulheres absolutamente seguras da decisão de não ter filhos, a laqueadura oferece despreocupação quanto à gravidez para o resto da vida.
CONTRA INDICAÇÕES 
Para mulheres que possam vir a sofrer de distúrbios psíquicos devido à perda da fertilidade.
Para mulheres que não tenham qualquer problema de saúde grave.
Vasectomia 
Cirurgia parainterrupção dos canais que conduzem o espermatozóides até o duto ejaculador, provocando a esterilidade no homem. Sem afetar de forma alguma o desempenho sexual, não tem, no entanto, eficácia de imediato. Recomenda-se o uso de algum espermatozóide nas primeiras 10 ejaculações para evitar o risco de algum espermatozóide remanescente.
BENEFÍCIOS 
A cirurgia é simples e pode ser feita no próprio consultório médico.
Assim como a laqueadora de trompas, a vasectomia proporciona uma total despreocupação quanto a uma gestação imprevista.
CONTRA INDICAÇÕES 
Para todos os homens que não se julguem absolutamente seguros da vontade de não mais ter filhos.
Para homens que possam vir a passar por problemas psicológicos, em consequência do fim da capacidade reprodutiva.

Continue navegando