Buscar

BDQ Direito INTERNACIONAL.

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201408628464)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Prova: CESPE - 2012 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 2ª Etapa ) Considerando as fontes de direito internacional público previstas no Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e as que se revelaram a posteriori, bem como a doutrina acerca das formas de expressão da disciplina jurídica, assinale a opção correta.
		
	
	c) As convenções internacionais, que podem ser registradas ou não pela escrita, são consideradas, independentemente de sua denominação, fontes por excelência, previstas originariamente no Estatuto da CIJ.
	
	a) De acordo com o Estatuto da Corte da Haia, a equidade constitui, apesar de seu caráter impreciso, fonte recorrente e prevista como obrigatória na resolução judicial de contenciosos internacionais.
	 
	b) A expressão não escrita do direito das gentes conforma o costume internacional como prática reiterada e uniforme de conduta, que, incorporada com convicção jurídica, distingue-se de meros usos ou mesmo de práticas de cortesia internacional.
	
	d) Em face do caráter difuso da sociedade internacional, bem como da proliferação de tribunais internacionais, verifica-se no direito internacional crescente invocação de decisões judiciais antecedentes, arroladas como opinio juris, ainda que não previstas no Estatuto da CIJ.
	
	e) Ainda que não prevista em tratado ou no Estatuto da CIJ, a invocação crescente de normas imperativas confere ao jus cogens manifesta qualidade de fonte da disciplina, a par de atos de organizações internacionais, como resoluções da ONU.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201408628481)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(40º Exame de Ordem) No âmbito do direito internacional, a soberania, importante característica do palco internacional, significa a possibilidade de :
		
	
	B) Um Estado impor-se sobre outro.
	
	D) Celebração de tratados sobre direitos humanos com o consentimento do Tribunal Penal Permanente.
	 
	A) Igualdade entre os países, independentemente de sua dimensão ou importância econômica mundial.
	
	C) A Organização da Nações Unidas dominar a legislação dos Estados participantes.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409065674)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No parecer consultivo da Corte Internacional de Justiça sobre o caso Bernadotte (1949) ficou assentado que:
		
	 
	tanto o Estado patrial de um funcionário das Nações Unidas quanto a própria organização têm, em princípio, legitimidade para protegê-lo contra o Estado que lhe tenha causado dano mediante ato ilícito.
	
	só o Estado patrial do funcionário tem legitimidade nessa mesma hipótese.
	
	a ONU não tem legitimidade para proteger seu funcionário contra o Estado que lhe tenha causado dano mediante ato ilícito.
	
	a proteção funcional é impossível se o causador do dano, mediante ato ilícito, for o próprio Estado patrial do funcionário das Nações Unidas.
	
	a proteção funcional é impossível se o causador do dano, mediante ato ilícito, não for membro das Nações Unidas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408517524)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	32 Exame da OAB/RJ Segundo o Art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, são fontes do direito internacional as convenções internacionais
		
	
	o costume, princípios gerais de direito, atos unilaterais, resoluções das organizações internacionais, decisões judiciárias e a doutrina
	 
	o costume internacional, os princípios gerais de direito, as decisões judiciárias e a doutrina, de forma auxiliar, admitindo, ainda a possibilidade de a Corte decidir ex aequo et bono, se as partes concordarem
	
	o costume, os atos unilaterais e a doutrina e a jurisprudência, de forma auxiliar.
	
	o costume internacional, os princípios gerais de direito, os atos unilaterais e as resoluções das organizações internacionais
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408628492)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(34º Exame de Ordem) Em razão de sua natureza descentralizada, o direito internacional público desenvolveu-se no sentido de admitir fontes de direito diferentes daquelas admitidas no direito interno. Que fonte, entre as listadas a seguir, não pode ser considerada fonte de direito internacional?
		
	
	D) Princípios gerais de direito.
	 
	B) Decisões de tribunais constitucionais dos estados
	
	A) Tratado.
	
	C) Costume
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201409071418)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Comparando-se as instituições do direito internacional público com as típicas do direito interno de determinado país, percebe-se que no direito internacional
		
	
	há órgão central legislativo para todo o planeta;
	
	há um governo central, que possui soberania sobre todas as nações,
	
	submete-se às regras da ONU de forma compulsória.
	 
	há cortes judiciais com jurisdição transnacional;
	
	há uma norma suprema como o direito interno,
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201409161529)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São Fontes do Direito Internacional Público aquelas estabelecidas a fim de produzir as normas que ordenarão o cenário jurídico internacional. Em outras palavras, é a fonte que faz nascer a norma. O Direito Internacional Público tem suas fontes sistematizadas no artigo 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, o principal órgão judiciário da ONU, sediado em Haia, nos Países Baixos. Recentemente, alguns especialistas entendem que outras figuras têm servido como fonte de direito internacional, como por exemplo os atos unilaterais dos estados, mas prevalece o entendimento de que os dispositivos contidos no artigo citado acima ainda são predominantes e suficientes na criação do direito no plano internacional. Importante frisar que não existe hierarquia entre as fontes. O fato de uma ser mais utilizada que a outra em determinada época depende do momento e das preferências entre estados e organizações internacionais. De acordo com o art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justiça, são fontes do Direito Internacional as convenções internacionais,
		
	
	o costume, princípios gerais do direito, atos unilaterais, resoluções das organizações internacionais, decisões judiciais e a doutrina.
	
	Todas as afirmativas estão incompletas.
	
	o costume, os atos unilaterais e a doutrina e a jurisprudência, de forma auxiliar.
	
	o costume internacional, os princípios gerais do direito, os atos unilaterais e as resoluções das organizações internacionais.
	 
	o costume internacional, os princípios gerais do direito, as decisões judiciais e a doutrina, de forma auxiliar, admitindo, ainda, a possibilidade de a Corte decidir ex aequo et bono, se as partes concordarem.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201409186041)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(IX EXAME UNIFICADO OAB) Após obter sentença favorável perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos, que condenou a República Federativa do Brasil ao pagamento de determinada quantia em dinheiro, deverá o interessado, em caso de inércia da sucumbente em adimplir o comando condenatório voluntariamente, adotar o seguinte procedimento:
		
	 
	Executar a sentença perante a Justiça Federal pelo processo interno vigente para a execução de sentenças contra o Estado.
	
	Aceitar que as sentenças proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos são desprovidas de executoriedade.
	
	Solicitar o encaminhamento dos autos do processo ao Conselho de Segurança da ONU para a imposição de sanções internacionais.
	
	Requerer perante a Corte a intimação da executada para efetuar o pagamento em vinte e quatro horas ou nomear bens à penhora.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201408625999)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Os insurgentes, como movimento armado de uma população, mesmo exercendo poderes similares ao do Estado, não pode ser reconhecido como tal para fins de direito LOGO os insurgentes não são jamais considerados pessoade direito internaciional.
		
	
	Apenas a primeira alternativa está correta.
	
	A primeira alternativa está correta.
	
	Ambas as alternativas são verdadeiras.
	 
	Ambas as alternativas são falsas.
	
	A segunda alternativa está correta.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201408628483)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(39º Exame de Ordem) Comparando-se as instituições do direito internacional público com as típicas do direito interno de determinado país, percebe-se que, no direito internacional:
		
	
	D) Há órgão central legislativo para todo o planeta.
	 
	A) Há cortes judiciais com jurisdição transnacional.
	
	B) Há um governo central, que possui soberania sobre todas as nações.
	
	C) Há uma norma suprema como no direito interno.

Continue navegando