Buscar

BDQ 2-DIREITO INTERNACIONAL

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201509391183)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(CESPE/ CÂMARA FEDERAL/ ÁREA 18/ 2002) Julgue os itens abaixo, relativos aos tratados internacionais.
		
	 
	Tendo em vista que o poder competente para realizar a ratificação é definido livremente pelo direito interno de cada Estado, no Brasil a ratificação é de competência do Congresso Nacional, que a realiza por meio de decreto legislativo.
	 
	Não é juridicamente possível a exclusão, do âmbito de aplicação territorial de tratado internacional, de parte do território de um ou de ambos os Estados pactuantes.
	 
	No Brasil, segundo jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais e as leis internas infraconstitucionais estão no mesmo nível hierárquico
	 
	Considerando que o consentimento mútuo constitui condição de validade dos tratados internacionais, terá plena validade o tratado que, no momento de sua conclusão, conflite com norma imperativa de direito internacional geral, de conformidade com o que estabelece a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados.
	 
	Em regra, os tratados internacionais começam a vigorar no ordenamento jurídico interno brasileiro com o início da vigência dos decretos que os promulgarem.
	
	
	2a Questão (Ref.:201510199718)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(TJ-MT - Analista - 2016) Sobre a nacionalidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
		
	 
	São brasileiros natos os filhos de pais estrangeiros nascidos no Brasil, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
	
	São brasileiros naturalizados os originários dos países de língua portuguesa, na forma da lei, residentes por um ano ininterrupto no Brasil.
	 
	São brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes no Brasil há mais de dez anos e sem condenação penal.
	
	São brasileiros natos os nascidos no estrangeiros, desde que registrados em repartição brasileira competente.
	
	São brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai ou mãe brasileira, desde que qualquer um deles esteja a serviço do Brasil.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201510080581)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tratados são, por excelência, normas de direito internacional público. No modelo jurídico brasileiro, como nas demais democracias modernas, tratados passam a integrar o direito interno estatal, após a verificação de seu iter de incorporação. A respeito dessa temático, assinale a opção correta, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro.
		
	 
	Aprovados por decreto legislativo no Congresso Nacional, os tratados podem ser promulgados pelo presidente da república;
	
	NRC
	
	Uma vez ratificados pelo Congresso Nacional, os tratados passam, de imediato, a compor o direito brasileiro;
	
	Uma vez firmados, os tratados relativos ao Mercosul, ainda que criem compromissos gravosos a União, são automaticamente incorporados visto que são aprovados por parlamento comunitário;
	
	Após firmados, os tratados passam a gerar obrigações imediatas, não podendo os Estados se eximir de suas responsabilidades por razões de direito interno.
	
	4a Questão (Ref.:201509391187)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(CESPE/ TRF5 / JUIZ/ 2006) Julgue os itens seguintes quanto aos tratados internacionais e ao respectivo processo de elaboração, vigência e efeitos em relação a terceiros.
		
	 
	______No Brasil, a vigência interna de um tratado não coincide, necessariamente, com a sua entrada em vigor no plano do direito internacional.
	 
	___ Para que uma convenção sobre direitos humanos seja equivalente às emendas constitucionais, é necessário que seja aprovada, em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.
	 
	___ Antes do início da negociação de qualquer tratado bilateral, o ministro das Relações Exteriores do Brasil deve apresentar carta de plenos poderes, perante o governo co-pactuante, para habilitá-lo a participar dessa fase e, posteriormente, a assinar o tratado em caráter definitivo.
	 
	___ Os efeitos do tratado celebrado entre dois Estados fronteiriços, que modifica o curso da linha limítrofe que os separa, não repercutem sobre os demais Estados, por tratar-se de uma nova situação jurídica de interesse apenas desses dois Estados fronteiriços.
	 
	__ Durante uma negociação multilateral, se determinado Estado aceitar, expressamente e por escrito, o encargo de depositário, mas acabar por não ratificar o tratado em questão, mesmo assim, esse Estado permanecerá vinculado à obrigação contraída, na condição de terceiro.
	
	5a Questão (Ref.:201510337456)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(DELEGADO - DPC/RJ - 2012 - FUNCAB /ACADEPOL - Adaptada) Quanto ao direito de nacionalidade, previsto na Constituição da República, é correto afirmar:
		
	
	O cargo de militar das Forças Armadas é privativo de brasileiro nato.
	 
	Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes aos brasileiros, salvo os casos previstos na Constituição.
	 
	Será declarada a perda da nacionalidade do brasileiro residente em Estado estrangeiro que adquire outra nacionalidade em função de imposição de naturalização, pela norma estrangeira, como condição para permanência em seu território ou para o exercício de direitos civis.
	
	Em respeito ao princípio da origem territorial (jus solis), todos os nascidos na República federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, mesmo que estes estejam a serviço de seu país, serão considerados brasileiros natos.
	
	Os estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na República Federativa do Brasil há mais de 20 anos ininterruptos, desde que requeiram a nacionalidade brasileira, serão considerados brasileiros naturalizados.

Continue navegando