Buscar

Resumo Hematologia - Plaquetas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLAQUETAS
	São células discóides, anucleadas, com grânulos específicos, muito menores que os eritrócitos e com meia vida de 7 dias. Sua destruição ocorre 1/3 no baço e 2/3 em lugares ainda desconhecidos. 
Sua função é promover a hemostasia. Elas percorrem a corrente sanguínea, geralmente próximas ao endotélio vascular. Em caso de lesão endotelial, elas atuam iniciando o processo de tampão plaquetário.
Estrutura Química: 90% da plaqueta é formada por grânulos específicos, de diversos tipos. Os dois principais tipos de grânulos são o grânulo alfa e o grânulo denso. O grânulo alfa é o responsável para característica de adesão e agregação, através da presença do Fator de VonWillebrand e da tromboxana. O grânulo denso induz a coagulação e a vasoconstrição. A plaqueta possui glicoproteínas de superfície que atuam nas reações de adesão e agregação, e também um sistema de conexão canalicular formado por tubos que atua na comunicação com o meio.
Processos de Manutenção da Hemostasia após lesão endotelial : Tampão Plaquetário
- Ao perceber a lesão, as plaquetas iniciam a Hemostasia Primária. As plaquetas agregam-se entre si através do fibrinogênio já existente, em uma ligação plaqueta-fibrinogênio-plaqueta. E aderem-se ao endotélio através de uma ligação plaqueta – fator de VonWillebrand - receptor na célula epitelial.
- Com a agregação das plaquetas, diversas substâncias químicas já presentes na corrente sanguínea são estimuladas. Inicia a formação de fibrinogênio e a cascata de coagulação.
- As moléculas de fibrinogênio se desenrolam e dão origem a fibrina. As plaquetas e os eritrócitos são envolvidos por uma rede de fibrina, dando origem ao coágulo sanguíneo. É a Hemostasia Secundária.
- 24 a 48 horas depois da formação do coágulo, ocorre a sua destruição, para evitar que ele seja desprendido do endotélio intacto e cause embolia ou trombose. Esse processo é chamado fibrinólise.
Fator de VonWillebrand: é sintetizado por células endoteliais e megacariócitos, em seguida armazenado nos grânulos alfa das plaquetas. Tem a função de ligar-se ao coágulo para desencadear a formação do tampão plaquetário e fazer o transporte do fator de coagulação VIII, para protegê-lo da ação de quebra no plasma.
Plaquetogênese
	Ocorre na medula óssea, no citoplasma de megacariócitos, que são linhagens sequentes aos megacarioblastos. Vários fatores atuam na estimulação da plaquetogênese, entre eles a atividade das células tronco e a elevação de índices de trombopoietina.
Alterações Clínicas nas Plaquetas
- Plaquetopenia ou Trombocitopenia: redução na quantidade. Pode ocorrer devido a sangramentos ou hematomas espontâneos, processos infecciosos graves, tromboses, tratamento com quimioterápicos, entre outros.
- Trombocitose: aumento na quantidade. Pode ocorrer em casos de processos infecciosos reacionais, como trombocitemia essencial.
- Trombocitopatia: doenças funcionais.
- Macroplaquetas: alteração morfológica causada pela deficiência crônica de vitamina B12.
 - Plaquetas cinzentas: alteração morfológica causada pela ausência de grânulos densos. O paciente nesses casos apresenta deficiência na manutenção da hemostasia, com dificuldade na vasoconstrição e na indução da coagulação. 
Avaliação Laboratorial
	É muito importante em qualquer caso que houver suspeita de alteração clínica nas plaquetas e também antes de submeter o paciente a qualquer tipo de intervenção cirúrgica.
	Considera-se adequado que o paciente esteja apresentando entre 150000 e 400000 plaquetas/mm3.Podem ocorrer interferências técnicas no resultado dos exames, as mais comuns são: excesso de EDTA, que induz a formação de cachos de plaquetas e simula plaquetopenia; satelitismo plaquetário in vitro e presença de fragmentos de outras células no sangue com o mesmo tamanho que as plaquetas. 
	Os Exames Laboratoriais indicados para avaliação da função plaquetária, são:
- Contagem de plaquetas
Realizada com sangue total anticoagulado com EDTA. Usa-se contadores celulares automatizados
- Tempo de sangramento
Avaliação do tempo transcorrido para estancar o sangramento decorrente de uma lesão padronizada na pele. Podemos usar como padrão de lesão uma punção no lóbulo da orelha (Técnica de Duke) ou na face anterior do antebraço (Técnica de Ivy). O valor referencial normal é de 1 a 3 minutos. 
- Agregação plaquetária
Avalia a função plaquetária pela exploração de diferentes vias de ativação plaquetária invitro.
- FvW:Ag
- Tempo de Protombina
Determina o tempo de coagulação do plasma a partir da estimulação da vi EXTRÍNSECA da coagulação. Desta forma o TP avalia os fatores envolvidos na via extrínseca e na via comum. A tromboplastina SUBSTITUI o Fator Tecidual. Necessita de cálcio (Fator IV).
- Tempo de Trombina 
- Dosagem de fibrinogênio
- Dosagem de Fatores

Outros materiais

Outros materiais