Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Dayane Habitzreuter da Silva
Karin da Rosa Eliseu
Miria da Costa Petroski
Suzi Habitzreuter Hammer
Professora- Orientadora Francys Paulino
CentroUniversitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Pedagogia (Ped 1304) – Seminário Interdisciplinar V
13/06/2017
RESUMO
Os recursos tecnológicos que vão muito além de um laboratório de informática, sendo usado em sala de aula, poderá impactar o conhecimento eo aprendizado dos alunos. Recursos como tabletes, aplicativos e acesso à internet via wifi, permitem que as aulas de muitos professores ganhem vida nova, podendo apresentar conteúdos disciplinares muito atraentes. Podendo usaressas ferramentas facilitarao processo de aprendizagem, e sendo um método adequado de satisfação e prazer a criança. Cada pedagogo usara um método adequado para sua realidade garantindo um aprendizado e desenvolvimento eficaz.
Palavras- chave:Recursos tecnológicos. Laboratório deinformática. Aprendizado-desenvolvimento
1 INTRODUÇÃO
Através dos recursos tecnológicos crianças desenvolvem suas potencialidades e é uma forma adequada de estimulação que pode ser oferecida a partir da infância.
Em uma sala de aula com osrecursos que as escolas possuem abriram caminhos do conhecimento que o aluno levara para avida.
No desafio de educar corretamente o aluno, o professor enfrentara grandes desafios e que o mesmo faça parte do currículo escolar.
O autor aponta aimportância do professor ser muito bem preparado, para que a dificuldade de transformação tecnológica em oportunidades de aprendizagem.
2Tecnologia na escola
Estamos vivendo em uma sociedade em constante mudança, onde o conhecimento é atualizadoe reelaborado a todo instante e a escola enquanto formadora do cidadão crítico, deverá oportunizar estratégias inovadoras utilizando as mais diversas ferramentas disponíveis a fim de torná-lo capaz de atuar de maneira a resolver situações e problemas nessa sociedade de mudanças. As modernas tecnologias estão cada vez mais invadindo os muros das escolas e universidades, levando o professor a um novo desafio: como incorporá-las em sua prática pedagógica de forma significativa e não apenas como mais uma ferramenta para motivar a sua aula ou transmitir conteúdo? Desafio este, que está levando as escolas a equiparem-se com recursos tecnológicos e os professores a buscarem capacitação e aperfeiçoamento na área das tecnologias quanto ao uso pedagógico desses novosrecursos de ensinar e aprender, devido a constatação de que nos cursos de graduação, pouco, ou quase nada ainda, está sendo proposto aos futuros professores. As escolas e universidades já dispõem de tecnologias como TV, vídeo, DVD, retroprojetores, projetor de multimídia e laboratórios conectados à internet. E ao professor cabe, buscar e aprender a utilizar-se dessas tecnologias de maneira que vão de encontro à construção do conhecimento e levem os alunos a formular e buscar soluções para problemas.
Daí a importância de uma boa preparação dos professores, já que como disse Demo,
“Parece evidente a dificuldade de transformar as tecnologias em oportunidades de aprendizagem sem a mediação do professor. Qualquer artefato técnico implantado na escola só frutifica sob a mediação do professor” (2005, pg.12).
Portanto, não é um simples desafio, mas uma situação real que está posta para todos àqueles que realmente pensam em uma educação para o futuro.
2.1Papel do professor
Embora astecnologias tenham um papel importante no ensino-aprendizagem, sempre será necessário um professor para dar conhecimento científico aos alunos, propiciar aos alunos a mediação do conhecimento.
Para que os recursos tecnológicos façam parte da vida escolar é preciso que alunos e professores o utilizem de forma correta, e um componente fundamental é a formação e atualização de professores, de forma que a tecnologia seja de fato incorporada no currículo escolar, e não vista apenas como um acessório ou aparato marginal. É preciso pensar como incorporá-la no dia a dia da educação de maneira definitiva. Depois, é preciso levar em conta a construção de conteúdos inovadores, que usem todo o potencial dessas tecnologias.
Dessa forma, a mediação pedagógicase faz necessária para que o aluno saia da sala de aula com plena capacidade de usufruir das possibilidades que o universo digital oferece.
2.2 BLOG
Um blog, blogue, weblog ou caderno digital é uma página da WEB, que permite o acréscimo de atualizações de tamanho variável chamados artigos ou posts. Estes podem ser organizados de forma cronológica inversa ou divididos em links sequenciais, que trazem a temática da página, podendo ser escritos por várias pessoas, dependendo das suas regras. A princípio foi usado, pelos jovens, como diário virtual, porém, na virada do século, o blog passou a ser utilizado como divulgador de temas e discursos variados num leque de possibilidades, tais como: o entretenimento, corporativismo e atividades de profissionaiscomo jornalistas, empresários, políticos, escritores, professores e alunos que aos poucos estão descobrindo e explorando a principal de suas características, a interatividade, que pode levar à formação de redes colaborativas de aprendizagem. Os Blogs sãoespaços interativos, onde tudo pode ser publicado e dito, sem limites para o conteúdo, nem para quem pode ter um. Quaisquer pessoas ou comunidades, de qualquer idade ou região podem criar um blog e postar as informações que julgarem importantes para tal.
Na escola o blog é uma ferramenta que auxilia no processo de ensino aprendizagem, que conforme exposto anteriormente fornece a interatividade, a partir das postagens que vão desde um simples comentário até a inserção de artigos, imagens e vídeos.
Naspalavras de Freire (1996), “Ninguém ensina ninguém; tampouco ninguém aprende sozinho. Os homens aprendem em comunhão, mediatizados pelo mundo”,
Fica clara a importância e eficiência do blog, do ponto de vista da construção do conhecimento na relação aluno-pensamento, que vai além da relação entre professor e aluno. Os diários eletrônicos, observados nesta perspectiva, têm o poder de mudar o trabalho pedagógico promovendo o envolvimento dos participantes. Outra grande vantagem do uso do blog na educação é a facilidade de o professor fazer intervenções, corrigindo e orientando todas as postagens, sem o limite de tempo imposto pela sala de aula, e da mesma forma o aluno pode realizar suas atividades no seu ritmo, conforme sua agenda e disposição. Desta maneira o aluno tem ampliada sua liberdade de expressão, embora necessitando da ciência de que, uma vez postados, os seus comentários poderão ser vistos por todos, sem que possa controlar. Este fato amplia a responsabilidade do professor blogueiro por tudo o que estiver publicado, bem como a do aluno que participa. Moran (2007) enfatiza o uso do blog educacional afirmando que “quando focamos mais a aprendizagem dos alunos do que o ensino, a publicação da produção deles se torna fundamental”. Desta forma,essa ferramenta pode constituir-se num recurso de apoio à aprendizagem por ser um espaço de criação coletiva, que aproxima professores e alunos.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
As novas tecnologias transformaram o conceito de conhecimento, dentre os novos meios tecnológicos, a internet é sem dúvida o mais revolucionário deles.
A rede mundial é uma grande aliada da educação, além de cativar o aluno, facilita no processo de aprendizagem, ajudando a desenvolver a capacidade de pesquisa e ampliação dasrelações sociais de comunicação. A tecnologia é o uso de qualquer instrumentação que possa servir como facilitador de um determinado propósito.
REFERÊNCIAS
DEMO, Pedro. Nova mídia e educação: incluir na sociedade do conhecimento.UNB, 2005.
http://telecongresso.sesi.org.br/templates/capa/TextoBase_4Telecongresso.doc.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura) ______. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1983. ______. A importância do ato de ler. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1984. FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra,1996.

Mais conteúdos dessa disciplina