Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO HIST E EMBRIOLOGIA 4

Prévia do material em texto

Lupa
	 
	
		
	SDE0028_SM_201502185504 V.1
segunda-feira, 16 de novembro de 2015 (08:43)
	   »  de 50 min.
	Aluno: AIME POSTAY BANDEIRA
	Matrícula: 201502185504
	Disciplina: SDE0028 - HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 
	Período Acad.: 2015.2 (G) / SM
	
Prezado (a) Aluno(a),
Lembre-se que este exercício é opcional, mas valerá ponto extra para sua avaliação AV3. Ele será composto de cinco questões de múltipla escolha. Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito.
Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV1, AV2 e AV3.
Atenção: você terá 120 minutos para realizar o exercício em cada disciplina!
	
	
		1.
		Paciente A.V.J sofreu um acidente automobilístico e teve seus ovários e tubas uterinas removidos. Diante deste quadro, quais dos seguintes hormônios deixarão de ser produzidos?
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Hormônio folículo-estimulante (FSH) e estrógeno.
	
	
	Hormônio folículo-estimulante (FSH) e progesterona.
	
	
	Estrogênio e progesterona.
	
	
	Hormônio luteinizante (LH) e estrogenio.
	
	
	Hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).
	
	
		2.
		Observe o caso clínico abaixo e a seguir responda o que se pede: Cisto folicular - É o cisto mais freqüente do ovário. Ele origina-se de um folículo que respondeu anormalmente aos estímulos gonadotróficos (hormônios produzidos pela hipófise para estimulação ovariana) não ovocitando e acumulando uma maior quantidade de líquido folicular, ou pela falha de um folículo não dominante de sofrer o processo natural de atresia. Seu tamanho pode variar de 2,5cm (que é o tamanho médio de um folículo pré-ovulatório) até 10cm e são invariavelmente uniloculares e unilaterais. A maioria é assintomático e constituem um achado ocasional durante um exame pélvico ou uma ultra-sonografia . O cisto folicular obrigatoriamente regride dentro de quatro a oito semanas, pois não é uma neoplasia. (http://www.hcnet.usp.br/inrad/departamento/gineco/gineco.htm)
		Quest.: 2
	
	
	
	
	O folículo ovariano é responsável em produzir o estrógeno que além dos caracteres sexuais secundários, promove o feed back positivo estimulando a liberação de LH, o hormônio responsável pela ovocitação.
	
	
	O folículo ovariano é responsável em produzir progesterona e estimular o desenvolvimento do endométrio.
	
	
	Folículos ovarianos são múltiplos e por isso o não rompimento de um destes, não ocasionará qualquer alteração no organismo.
	
	
	O folículo ovariano é responsável em produzir estrógeno que por sua vez tem a função de estimular o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários, bem como aumentar o nível de progesterona.
	
	
	O folículo ovariano é responsável em produzir estrógeno que por feed back positivo irá promover a liberação de progesterona.
	
	
		3.
		A nidação é o processo em que, na fase de blástula, o embrião fixa-se no endométrio. Sobre este evento, analise as alternativas e marque a opção correta quanto ao seu início e finalização:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Com a formação da placa neural
	
	
	Com a formação da cavidade amniótica
	
	
	No final da primeira semana e se completa ao término da segunda semana
	
	
	No final da segunda semana de gestação
	
	
	Com a formação dos somitos
	
	
		4.
		O diagnóstico químico para gravidez busca a presença de um determinado hormônio no sangue ou urina, o qual pode ser detectado após a fertilização. Além disso, a produção deste hormônio ocorre por um tecido relacionado ao embrião. O hormônio citado e o tecido relacionado ao embrião podem ser identificados em qual alternativa abaixo?
		Quest.: 4
	
	
	
	
	β-HCG e sinciciotrofoblasto
	
	
	Estradiol e Epiblasto
	
	
	GnRH e Mesoderma
	
	
	Nenhuma das alternativas
	
	
	Progesterona e Hipoblasto
	
	
		5.
		Assinale qual a alternativa CORRETA com relação ao aparelho reprodutor humano:
		Quest.: 5
	
	
	
	        
	As células de Sertoli são responsáveis pela produção dos hormônios sexuais masculinos, sobretudo a testosterona e pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários.
	
	      
	A vagina é um canal tubular de 10 a 15 cm de comprimento, orientada para cima e para baixo, está situada entre a uretra e o reto.
	
	      
	Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação, mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal.
	
	      
	O epidídimo é um tubo enovelado e se estende da extremidade posterior do testículo até quase 4 cm a partir da parte terminal superior e é o principal local onde se produz os espermatozoides.
	
	      
	A parede do útero é constituída por duas camadas: miométrio e endométrio, sendo que esta última ainda se subdivide em compacta, esponjosa e basal. No período menstrual a camada basal descama, preservando as compacta e esponjosa.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Continue navegando