Buscar

curriculo e teoria

Prévia do material em texto

Ref.: 201511743367
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	No meio acadêmico e na cultura escolar o termo currículo apresenta uma polissemia conceitual. Dentre os argumentos apresentados nas opções, o único que expressa uma reflexão sobre concepção polissêmica de currículo e está de acordo com as teorias críticas é a que:
		
	 
	expressa-se em atos articulados ao conhecimento e à cultura do grupo.
	
	fundamenta-se nos planos elaborados por especialistas.
	
	preserva a visão específica dos conhecimentos das disciplinas.
	
	enfatiza o desenvolvimento dos conteúdos e programas oficias.
	
	restringe-se ao domínio técnico pedagógico planejado pela escola.
	
	 
	Ref.: 201512131788
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em diferentes discursos ou teorias sobre CURRÍCULO estão implicadas diferentes concepções de sujeito, de homem, de sociedade e de cultura, de forma não aleatória, sendo construções, e não apenas descrições de uma realidade configuradas social e historicamente. Esse campo do saber é múltiplo e complexo, resultante dos diferentes contextos, dos diferentes paradigmas, das diferentes funções que ele vem assumindo na prática pedagógica, ao longo dos diferentes tempos, cenários e espaços. Tomando metaforicamente a etimologia da palavra CURRÍCULO significa.
		
	
	( )percurso percorrido.
	
	( )obstáculo a ser superado.
	
	( )descrição de uma realidade.
	
	( )teorias curriculares.
	 
	( )pista de corrida.
	
	 
	Ref.: 201511630840
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Como um espaço plural, a escola clama uma ação mais eficaz em relação aos alunos das classes populares. Neste sentido, a postura política do professor, como um dos protagonistas no desenvolvimento das práticas curriculares, deve EVITAR:
		
	
	potencializar as contribuições e as características manifestas pelos alunos.
	 
	manter o distanciamento entre o discurso teórico sobre a diversidade e as práticas educativas.
	
	acreditar nas potencialidades cognitivas dos estudantes a serem desenvolvidas pela escola.
	
	fortalecer os vínculos entre as identidades culturais dos alunos.
	
	esforçar-se para aprofundar sua auto-identificação como sujeito pertencente a uma cultura.
	
	 
	Ref.: 201512503368
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Quais dos fatores abaixo podemos dizer que interferem na Elaboração do Currículo Educacional?
		
	
	Neutralidade, Filantrópia, subjetividade, neutralidade
	
	Motivacionais, filantrópicos, objetivos, virtuais e subjetivos;
	
	Econômicos, tecnológicos, sensoriais e subjetivos;
	 
	Filosóficos, ideológicos, sociais, políticos e culturais e econômicos;
	
	Sociais, acadêmicos e valorativos.
	
	 
	Ref.: 201511630836
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os professores da Escola Jorge Amado organizaram um centro de estudos. Um dos temas debatidos foi a concepção do termo currículo e as relações entre teoria e prática. Analise ideias sistematizadas pelos professores e identifique a única em DESACORDO com as interpretações feitas pelas teorias críticas no campo do currículo:
		
	
	As teorias críticas buscam desocultar o currículo para perceber o que envolve as práticas e os conhecimentos, para perceber o que está por trás dessas atitudes para podermos modificálas dando-lhes novos objetivos.
	
	As teorias críticas e as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente implicada em relações de poder.
	
	As teorias críticas pretendem trazer as relações sociais e sua discussão para a sala de aula: questões de raça, de religião, dominação política e ideológica, diferenças culturais, etc.
	
	Na concepção crítica, não existe uma cultura da sociedade, unitária, homogênea e universalmente aceita e praticada e, por isso, digna de ser transmitida às futuras gerações através do currículo.
	 
	A questão principal das teorias críticas pode ser assim resumida: conteúdos, objetivos e ensino destes conteúdos de forma eficaz para ter a eficiência nos resultados.
	
	 
	Ref.: 201511655155
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960-1970 destacam a existência de várias concepções. Pleno, formal, real, oculto são algumas delas. O currículo oculto define-se como sendo:
		
	 
	Tudo aquilo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas, atitudes, gestos, percepções que vigoram no meio social escolar.
	
	Tudo aquilo que foi estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional.
	
	Todas as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor.
	
	Tudo o que de fato acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
	
	Tudo o que foi submetido às transformações pelos professores e alunos.
	
	 
	Ref.: 201511630837
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Confira os argumentos sobre a concepção do termo currículo e identifique a opção que está de acordo com os estudos atuais sobre este campo de conhecimento: 
		
	
	tem um significado preciso, pois todos têm um currículo vitae.
	
	envolve seleção de disciplinas e conteúdos comuns a todas as escolas.
	
	envolve uma linguagem técnica que determina o discurso pedagógico.
	
	pode ser compreendido como um conjunto de disciplinas definidas para as escolas.
	 
	tem diferentes abordagens, sofrendo influências das contingências políticas e sociais.
	
	 
	Ref.: 201512344449
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Edgar Morin (O Método IV, pag 18,1991)afirma que "Há um tronco comum indistinto entre conhecimento cultura e sociedade." Assinale a resposta que reforça a afirmativa do autor
		
	
	Uma vez que não conhecem os conteúdos sistematizados apresentados pelos professores, os alunos devem ficar quietos e prestar atenção concentrada naquilo que os professores tem a propor à aprendizagem.
	
	A escola, em sua organização curricular, parte do pressuposto de que o que o aluno deve saber como aprendizagem significativa já está devidamente catalogado e fixado, independente do contexto em que o aluno viva.
	
	Os alunos estudam conteúdos preestabelecidos e predefinidos pelas apostilas e livros didáticos.
	
	Os alunos são ignorantes e o que eles sabem da vida, das experiências prévias não são saberes a serem trabalhados na e pela escola.
	 
	Se educação faz parte da vida, a vida faz parte da educação. Assim, a realidade em que ele vive deve fazer parte do processo de formação da consciência social do aluno, de que o currículo é parte integrante e constitutiva.
	
Explicação: Toda cultura produz conhecimento, todo conhecimento nasce numa dada cultura e numa dada sociedade, não é possível trabalhar o conhecimento isolado de suas fontes geradoras: cultura e sociedade. Um currículo para cumprir sua função social deve relacionar os conhecimentos à vida e trazer a vida da sociedade como pauta de conhecimento para a sala de aula

Continue navegando