Buscar

APS TÍTULO DE CRÉDITO

Prévia do material em texto

4 
 
4 
 
7 
 
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
FACULDADE DE DIREITO
ALEX BRAZ
CLÁUDIA
GUILHERME
ISABELLA GONZALEZ DOS SANTOS
C65IED-4
NATALIA
 
 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TÍTULO DE CRÉDITO 
 
 
 
SANTANA DE PARNAÍBA 
2016
ALEX BRAZ
CLÁUDIA
GUILHERME
ISABELLA GONZALEZ DOS SANTOS
C65IED-4
NATALIA
 
 
 
 
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TÍTULO DE CRÉDITO
	Trabalho – Atividade Prática Supervisionada apresentada como exigência para avaliação e composição da nota do 4º semestre do curso de Direito – Universidade Paulista, sob orientação da Professora do semestre, Elizabeth, da matéria de Título de Crédito. 
SANTANA DE PARNAÍBA
2016
QUESTIONÁRIO 
Qual a definição de cheque e qual a lei que regula esse título de crédito?
1º O cheque é um título de crédito que representa uma ordem de pagamento à vista, para sua existência deve haver três partes, a primeira é o sacador que por meio do saque cria o cheque, a segunda é o sacado, o qual recebe a ordem de pagamento e necessariamente deverá ser um banco, o terceiro é o beneficiário, esse é o credor que deverá receber o pagamento. Para que o banco sacado efetue o pagamento do cheque, se faz necessário que o sacador seja correntista e em sua conta exista suficiente provisão de fundos. 
(http://www.jusbrasil.com.br/topicos/290091/cheque)
2º Trata-se de título de crédito, onde o emitente, dá uma ordem à instituição financeira na qual mantém conta corrente, para pagamento à vista de certa quantia ao portador da cártula. Por ser muito popular, tornou-se uma das formas mais comuns de saldar compromissos financeiros, sendo uma das formas de recebimento de crédito utilizada pelas empresas e profissionais. 
(http://buscajus.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2019:cheque-conceito-&catid=11:artigos&Itemid=3)
3º Um cheque é uma ordem de pagamento à vista de fundos na conta do emissor para o beneficiário, em termos simples é um documento que ordena ao banco para que pague a quantia nela preenchida à pessoa que quiser sacas, descontando o dinheiro da conta da pessoa que emitiu o cheque. É uma forma simples e prática de pagar alguém quando não se tem o dinheiro ou não queremos carrega-lo no bolso. 
(http://www.mundodosbancos.com/cheques/ )
A lei que regula esse título de crédito é: Lei Uniforme 7.357, de 02 de setembro de 1985, artigo 32. “Art. 32 O cheque é pagável à vista. Considera-se não estrita qualquer menção em contrário.
Parágrafo Único - O cheque apresentado para pagamento antes do dia indicado como data de emissão é pagável no dia da apresentação. ”
Que fundamentos legais sustentam a utilização de “cheque pré-datado” no Brasil?
Cheques – emissão para pagamento futuro. É valido e eficaz o cheque antedatado ou pós-datado, pois ainda permanece como ordem de pagamento à vista, não desconfigurada a sua cartularidade, ainda que desviada de sua função. Irregularidade que não lhe retira a validade. Impossibilidade de oposição pelo emitente de exceção causal. Ações e exceções que se originam do negócio subjacente: cambiária e não cambiária. Diferenças e efeitos. Embargos desacolhidos em 1º grau. Decisão mantida. (TJRS, Apelação Cível nº 598154318, 10ª Câmara Cível, Rel. Des. Paulo Antônio Kretzmann j. 20.08.1998) (https://jus.com.br/artigos/5019/breves-consideracoes-acerca-do-cheque-pos-datado)
Por que os cheques “pré-datados” se tornaram tão usuais no Brasil?
Cumpre analisar quais os motivos que levaram o povo brasileiro à adoção do cheque pós-datado. Patente é o seu benefício, tanto para o comerciante quando ao consumidor. Ao comerciante, porque lhe permite vender mais, em função do prazo de pagamento, que atrai, inquestionavelmente a atenção dos consumidores, uma vez que podem comprar e pagar somente daqui a 30, 60 ou 90 dias, conforme combinado entre as partes. (https://jus.com.br/artigos/5019/breves-consideracoes-acerca-do-cheque-pos-datado )
Qual o entendimento dos Tribunais de Justiça sobre a utilização de cheques “pré-datados”. Exemplifique com pelo menos 3 tribunais diferentes.
Qual o entendimento do Superior Tribunal de Justiça sobre cheque “pré-datado”.
No caso específico de Otávio César cabe algum tipo de responsabilidade civil em decorrência da apresentação do cheque antes do prazo? Por que?
Como advogados de Otávio César que tipo de danos vocês deveriam requerer em caso de intentar ação de reparação de danos? E que os valores vocês pleiteariam para cada tipo de danos? 
Danos morais (STJ, súmula 370) (http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/1992018/o-que-se-entende-pela-sumula-370-do-stj-referente-ao-dano-moral-na-apresentacao-antecipada-de-cheque-pre-datado-camila-andrade )
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA

Continue navegando