Buscar

Cadeias Musculares, Músculos do Quadríceps, Vértebras e Articulações Sinartrose

Prévia do material em texto

1- Cite todas as cadeias músculares do corpo humano.
“Cadeia muscular é o conjunto de músculos de mesma direção e sentido, geralmente poliarticulares, que trabalham como se fossem um só, e se recobrem como telhas de um telhado.”
Músculos locais: Multífidios, diafragma, transverso abdominal (TA) e assoalho pélvico. Esses músculos formam o cilindro da estabilidade, por isso, devem estar sempre contraídos durante os exercícios de pilates;
Músculos Globais: Cadeia longitudinal - é formado pelo eretor espinhal, 
Cadeia Oblíqua anterior: é formada pelo oblíquo interno, adutor e oblíquo externo contralateral;
Cadeia Oblíqua posterior: formada pelo latíssimo do dorso, glúteo máximo contralateral;
Cadeia lateral: tensor da fáscia lata, glúteo médio e mínimo, adutores contralateraisCadeia Mestra Anterior: é subdividida em quatro cadeias menores – a inspiratória, antero-interna do ombro, anterior do braço e antero-interna do quadril. É composta pelos seguintes músculos: escalenos, intercostais, diafragma e seus pilares, psoas, adutores pubianos (pectíneo, adutor curto, adutor longo, reto interno e pequena porção do adutor magno), músculos anteriores da perna, peitoral menor, subescapular e coracobraquial. 
Cadeia Mestra Posterior: também subdividida em quatro cadeias menores – póstero superior, póstero inferior, superior do ombro e superior lateral do quadril. Os músculos que a compõem são: músculos da planta dos pés, bíceps, ísquios tibiais, pélvico-trocanterianos, glúteos, espinhais, fáscia lata, tibiais anterior e posterior.
2-Cite as cadeias e seus respectivos musculos .
R= no primeiro
3-Quais os músculos do quadriceps? posicione a origens,inserção e ação.
M. reto femoral: É o maior em comprimento. Está situado no meio da coxa e é um músculo bipeniforme.
M. vasto medial: É uma lamina muscular plana e grossa que está situada na face medial da coxa, se confunde com o m. vasto intermédio na sua porção anterior.
M. vasto intermédio: Está recoberto pelo m. reto femoral. É um músculo plano que forma a parte mais profunda do m. quadríceps.
Origem: M. reto femoral: Espinha ilíaca ântero-inferior; M. vasto medial: lábio medial da linha áspera; M. vasto lateral: lábio lateral da linha áspera e trocanter maior; M. vasto intermédio: face anterior do fêmur
Inserção: Tuberosidade da tíbia
Inervação: Nervo femoral
Ação: Flexão do quadril, extensão do joelho, e tensão da cápsula articular do joelho
4-Descreva as diferenças das vertebras cervicais ,toracicas ,lombar e sacro-coxigenais.
As vértebras cervicais são menores formando o esqueleto ósseo do pescoço. Possui o forame transverso oval ou forame do processo transverso. Em C7 esses forames são menores ou inexistentes. Por eles passam as artérias vertebrais. As vértebras cervicais possuem as características de vértebras cervicais típicas com exceção e C1 e C2.
 C1 ou Atlas é um osso em forma de anel e sustenta o crânio. Seus processos articulares articulam-se com os côndilos occipitais. O atlas não possui processo espinhoso, nem corpo.
 C2 ou Axis é a mais forte vértebra cervical. Possui duas superfícies planas de articulação onde gira o Atlas. Sua principal característica é um dente projetado para cima a partir do corpo.
 As vértebras torácicas diferem das demais por possuir faces costais para articulação com as costelas. Há uma ou mais faces em cada lado do corpo. Nos processos transversos há faces para articulação com os tubérculos costais. Seus processos espinhosos são longos e delgados. As vértebras de T4 a T8 são típicas. De T1 a T4 existem algumas características de vértebras cervicais. E as vértebras de T9 a T12 possuem tubérculos semelhantes às vértebras lombares.
 As vértebras lombares têm processos espinhosos visíveis com a flexão da coluna. Possuem corpos maciços e ausência de fóveas costais. Seus corpos têm forma de rim e seus forames vertebrais variam de ovais a triangulares. A maior de todas as vértebras, L5 é a responsável pelo ângulo lombossacral.Situado entre a coluna lombar e o cóccix, tem a forma semelhante a uma pirâmide invertida.
É formado por cinco corpos vertebrais unidos sem interposição de discos intervertebrais.
Lateralmente, os processos transversais estão unidos formando saliências chamadas asas sacrais.
O forame intervertebral é chamado de forame sacral, existem quatro forames posteriores por lado, daqueles sai os nervos espinhais.
5-Descreva as caracteristicas das articulações sinartrose( sem movimento)
As do crânio são fixas; pode-se dizer que é só uma sutura que une um osso a outro. Por isso, essas articulações recebem o nome de SINARTROSES (do grego syn, junto, unido; arthron, articulação). Nesse tipo de junção, as duas superfícies ósseas tornam-se quase contínuas, uma diante da outra; entre elas há apenas uma camada de tecido, conjuntivo ou cartilaginoso. No caso dos ossos do crânio, esse tecido é calcificado.
6-Descreva as caracteristicas da articulação do tipo anfi-artrose.(semimóveis)
Mas existem articulações que possuem apenas uma relativa mobilidade, sendo consideradas semimóveis: são as ANFIARTROSES. O tecido que une os dois ossos é fibrocartilaginoso e constitui a articulação. Bom exemplo desse tipo de ligação é a que existe entre os dois ossos púbis – a chamada sínfise pubiana .
7-Descreva as caracteristicas das articulações do tipo diastrose(móveis)
O terceiro tipo de articulações inclui as mais complexas, que são as MÓVEIS, tecnicamente denominadas DIARTROSES. Para se ter exemplos dos movimentos que essas articulações permitem, basta pensar nos que são executados pelos membros superiores e inferiores: andar, agachar, sentar, manipular e carregar objetos. Sem as articulações dos joelhos, cotovelos, pés, mãos e dedos, nenhum desses movimentos seria possível. Uma das características das articulações móveis é a presença de uma cavidade, entre as duas extremidades ósseas, que concorre para que uma deslize livremente sobre a outra.
8-Ação principal do peitoral maior?
Adução, Rotação Medial, Flexão e Flexão Horizontal do Ombro
9-Descreva os acidentes osseos do terço proximal do fêmur.
Cabeça do Fêmur – é lisa e arredondada
 Fóvea da Cabeça do Fêmur – localiza-se na cabeça do fêmur
Colo Anatômico – liga a cabeça com o corpo
Trocanter Maior – eminência grande, irregular e quadrilátera localizada na borda superior do fêmur
Trocanter Menor – localiza-se posteriormente na base do colo. É uma eminência cônica que pode variar de tamanho.
Linha Intetrocantérica – se dirige do trocânter maior para o trocânter menor na face anterior
Crista Intetrocantérica – crista proeminente localizada na face posterior, 
correndo numa curva oblíqua do topo do trocânter maior para o menor.
10-Cite as estruturas que formam a complexa articulação do joelho.
Cápsula Articular,Ligamento Patelar ,Ligamento Poplíteo Oblíquo,Ligamento Poplíteo Arqueado,Ligamento Colateral Tibial ,Ligamento Colateral Fibular,Ligamento Cruzado Anterior (LCA),Ligamento Cruzado Posterior (LCP),Menisco Medial,Menisco Lateral ,Ligamento Transverso,Ligamentos Coronários,Articulação Tibio-fibular Proximal,Cápsula Articular,Ligamento Anterior ,Ligamento Posterior.
11-Cite as estruturas ósseas do quadril
o ílio, o ísquio e o púbis
12-Quais os músculos que formam o triceps sural e a ação
Tríceps Sural é um conjunto de músculos da região posterior da perna humana. 
É formado pelos músculos: gastrocnêmio (cabeças medial e lateral) e sóleo.
Age como flexor do joelho e flexor plantar do pé.
Além de flexionar o joelho tem uma outra função importante na circulação, pois age como um "segundo coração", mesmo relaxado, o músculo realiza pequenas contrações, auxiliando na volta do sangue venoso (rico em CO) a voltar para o coração.
13-Descreva as duas articulações do tipo sidesmose
São articulações permanentes, caracterizadas como tecido de preenchimento. Quando um osso é muito afastado do outro é necessário que haja um tecido para preencher esse espaço. O tecido que executa essafunção é conjuntivo fibroso, caracterizando essa articulação como Fibrosa do tipo sindesmose. Encontramos ela entre o rádio e a ulna (rádio-ulnar, distalmente) e entre a tíbia e a fíbula.
14-Cite os ossos do tarso
 Fileira Proximal: Tálus (tróclea) e Calcâneo (túber do calcâneo)
Fileira Distal: Navicular, Cuboide, Cuneiforme Medial, Cuneiforme Intermédio (Médio) e Cuneiforme Lateral
15-Cite a origem e inserção do isquio tibial
Músculo Bíceps Femoral
Triangular e largo. È formado por duas porções, a porção longa é medial, maior e tem origem no tuber isquiático. A porção curta é menor e lateral, se origina da linha áspera do fêmur.
Origem: Tuber isquiático e linha áspera do fêmur
Inserção: Cabeça da fíbula
Inervação: Nervo isquiático
Ação: Extensão, adução e rotação lateral da coxa e flexão e rotação lateral da perna
Músculo Semitendíneo
É fusiforme e carnoso, recebe esse nome porque possui um tendão bastante longo. Fica situado medialmente ao m. bíceps femoral.
Origem: Tuber isquiático
Inserção: Tuberosidade da tíbia, formando a pata de ganso
Inervação: Nervo isquiático
Ação: Rotação medial, extensão e adução da coxa e flexão e rotação medial da perna
Músculo Semimembranáceo
É delgado, plano e possui um tendão membranoso, daí seu nome. Está recoberto pelo m. bíceps femoral e m. semitendíneo.
Origem: Tuber isquiático
Inserção: Face medial da extremidade superior da tíbia, abaixo do côndilo medial
Inervação: Nervo isquiático
Ação: Rotação medial, extensão e adução da coxa e flexão e rotação medial da perna
16-Cite os principais músculos da inspiração
Os músculos principais da inspiração são os músculos intercostais externos e o diafragma .
17-Descreva as porções das fibras do trapézio e a ação de cada uma.
1. Fibras superiores(porção descendente): Base do Crânio, protuberância occipital e ligamentos posteriores;
Fibras superiores(porção descendente) Na Cervical: em contração unilateral realiza o movimento de flexão lateral para o seu lado e rotação da cabeça para o lado oposto; e em ação bilateral realiza os movimentos de extensão e hiperextensão(3,7). Na Cintura Escapular: elevação(1,2,3,4,6,7) e rotação lateral(1,3,4,6,7). 
2. Fibras médias(porção transversa): Processos espinhosos de T1-T5; 
Fibras médias(porção transversa) Na Cintura Escapular: Retração(1,2,3,4,6,7) ; Rotação lateral(1,4,7) e estabilização(3
3. Fibras Inferiores(Porção ascendente): Processos espinhosos de T6-T12. Fibras Inferiores(Porção ascendente) Na Cintura Escapular: depressão(1,2,3,4,6); Rotação Medial(2,3); Rotação Lateral(1,4,6,7).
18-Descreva os acidentes osseos do terço distal do fêmur
 Face Patelar – articula-se com a patela
 Côndilo Medial – articula-se com a tíbia medialmente
Côndilo Lateral – articula-se com a tíbia lateralmente
 Fossa Intercondilar – localiza-se entre os côndilos
 Epicôndilo Medial – proeminência áspera localizada medialmente ao côndilo medial
Epicôndilo Lateral – proeminência áspera localizada lateralmente ao côndilo lateral
19-Aponte as alternativas corretas dos ligamentos envolvido no complexo articular do ombro.
Esternoclavicular anterior e posterior
costoclavicular
interclavicular
20-Quais os principais músculos respónsavel pela mastigação
-M. Masseter
-M. Temporal
-M. Pterigóideo medial
-M. Pterigóideo lateral
21-Cite a origem e inserção do músculo esternocleidomastóide
Origem: Cabeça esternal – face ventral do esterno; Cabeça clavicular – terço medial da clavícula
Inserção: Processo mastóide do osso temporal e metade lateral da linha nucal superior
Inserção Inferior: Face anterior do manúbrio do esterno junto à face superior e borda anterior
do 1/3 medial da clavícula

Continue navegando