Buscar

Relatório Primeiro Arquitetos Modernistas

Prévia do material em texto

Unidade: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN 
Curso: Arquitetura e Urbanismo 
Disciplina: ARQUITETURA BRASILEIRA – 3 semestre / Turma A 
Professora: Nicolle Priscilla Lopes Suda 
 
FICHA AVALIATIVA INDIVIDUAL – Apresentação dos Seminários Dirigidos 2016 
 
Acadêmico: Larissa T. Lorensini 	 					RGM: 081.1922 
 
Tema analisado: O papel e a obra de Gregori Warchavick/ Atílio Correa/ Irmãos Roberto (primeiros arquitetos modernistas)
 
	a) Contextualização geral (aspectos históricos, socioeconômicos e culturais) em nível de mundo: 
 O século XX foi um período que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos; conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder; período que pode ser descrito como a "época dos grandes massacres; 1906 - Em Paris, o mineiro Santos Dumont inaugurou a era da aviação com seu 14 Bis; 1º Guerra Mundial entre os anos 1914 e 1918; o fascismo apareceu pela primeira vez na Itália com a ascensão ao poder de Benito Mussolini em 1922; 2ª Guerra Mundial de 1939 a 1945.
	b) Contextualização geral (aspectos históricos, socioeconômicos e culturais) em nível de Brasil: 
 O século XX começa com o Brasil em recuperação econômica, adotando um modelo agrário, fortemente sustentado com a exportação de café, borracha, algodão e cacau; 1917 - O Brasil entrou na Primeira Guerra Mundial, após o afundamento de navios brasileiros; 1922 – Semana de Ate Moderna e Tenentismo; 1930 - A Revolução de 30 instaurou no Brasil um novo modelo de desenvolvimento industrial e urbano. A adoção desse modelo foi estimulada pelos efeitos, no Brasil, do crash de 1929, que derrubou os preços do café e de outros produtos brasileiros para exportação; 1930 /1945 - Era Vargas; 1942 - O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial;
	c) Especificidades Projetuais e Estéticas (razão compositiva tanto em planta como em volumetria); Especificidades de tecnologia de materiais e/ou sistema construtivo. 
- Primeira Casa Modernista de SP: Gregori Warchavchik. Racionalidade, conforto, utilidade, boa ventilação e iluminação. Inspirado nas paisagens brasileiras, criou uma arquitetura que se adaptou à região, ao clima e às tradições do país. 
- Praça Cívica: Atílio Correa. Remonta a ideia original do espaço como sendo um polo de irradiação para compor uma nova capital de modelo radiocêntrico, projetada por Atílio Corrêa Lima. Localizado na parte mais alta da cidade, o espaço foi projetado com recintos de convivência, contemplado por duas fontes luminosas e uma área limitada por três principais edificações. A parte restante do local foi destinada à circulação viária com a função de conectar os futuros setores da cidade e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso aos edifícios administrativos.
- Sede da Associação Brasileira de Imprensa: irmãos Roberto. Um elemento parece romper toda a ordem imposta pelas sete fileiras horizontais de brises verticais oblíquos que percorrem, ligeiramente sobressalientes, as duas fachadas da esquina do edifício: uma grande janela quadrada de vidro composta por nove módulos quadrados menores, subdivididos em quadrados ainda menores. 
	d) Principais expoentes do estilo arquitetônico 
 Gregori Warchavchik, Atílio Correa, Marcelo, Milton e Maurício Roberto.

Continue navegando