Buscar

APOL arqueologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL-ARQUEOLOGIA
Atente para o extrato de texto a seguir: 
“Maior que a de outros campos do conhecimento que também utilizam a cultura material como dado, essa forte identificação tem suas raízes, certamente, no fato de que, por não poder contar mais com os atores sociais em cena, ela constitui a fonte primária da Arqueologia para o acesso ao passado da humanidade, quando não a única, como ocorre na arqueologia pré-histórica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Lima, T. A. Cultura material: a dimensão concreta das relações sociais. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 6, n. 1, p. 11-23, jan./abr., 2011. p. 12. 
Com base no fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas, assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de cultura material.
Nota: 20.0
	
	A
	Animais vivos.
	
	B
	Plantas na natureza.
	
	C
	Construções.
Você acertou!
A cultura material é a base do trabalho do arqueólogo. “É encarado como aquele segmento do meio físico que é socialmente apropriado pelo homem. Por apropriação social convém pressupor que o homem intervém, modela, dá forma a elementos do meio físico, segundo propósitos e normas culturais” (livro-base, p. 51).
	
	D
	Pensamento dos indivíduos.
	
	E
	Comportamento humano.
Questão 2/5 - Arqueologia
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A arqueologia é uma atividade profundamente sedutora e o patrimônio arqueológico exerce grande fascínio sobre o público. Essa atração, quando bem canalizada pela educação, gera respostas muito positivas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, T. Um Passado para o Presente: Preservação Arqueológica em Questão. In: LIMA, Tânia Andrade (Org.). Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Patrimônio Arqueológico: o desafio da preservação. Brasília: IPHAN, n. 33, p. 6-21, 2007. p. 8-9. 
Levando em consideração a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas, sobre educação patrimonial, analise as assertivas que seguem, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) A educação patrimonial limita-se ao ensino das técnicas de escavação em sala de aula.
(  ) Pedagogos e licenciados cumprem papel crucial no processo de ensino e aprendizagem da educação patrimonial.
(  ) A educação patrimonial está voltada apenas para academia e profissionais que trabalham com arqueologia.
(  ) A educação patrimonial favorece um diálogo entre profissionais de arqueologia e comunidade. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
A alternativa correta é a letra b). A afirmativa I é falsa, pois não são técnicas de escavação a preocupação da educação patrimonial, entendida como “[...] uma forma de diálogo entre profissionais de arqueologia e comunidade, visando, por meio de um processo educativo participativo, estimular a valorização, o resgate e a ressignificação do patrimônio cultural e promover o envolvimento da comunidade com seu patrimônio” (livro-base, p.117). Desta feita, a frase IV é correta por tal motivo. A afirmativa III é falsa pois não é apenas a academia ou arqueólogos que estão envolvidos na educação patrimonial, mas profissionais da educação, licenciados, pedagogos, bem como toda comunidade pode ter acesso às referências culturais mediante ensino e aprendizagem (livro-base, p. 182).
	
	C
	F – F – F – V
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – F – V – F
Questão 3/5 - Arqueologia
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“[De acordo com os artigos 215 e 216 da Constituição Federal], reconhece-se a inclusão, no patrimônio a ser preservado pelo Estado em parceria com a sociedade, dos bens culturais que sejam referências dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234. Patrimônio arqueológico>. Acesso em 17 set. 2017. 
A partir do fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas marque a alternativa que apresenta a forma como o patrimônio arqueológico pode ser dividido.
Nota: 20.0
	
	A
	Orgânico e inorgânico.
	
	B
	Natural e não natural.
	
	C
	Material e imaterial.
Você acertou!
“No Brasil e em boa parte do mundo, divide-se o patrimônio em material – quando se relaciona a prédios, monumentos ou arte – e imaterial – relacionado aos saberes, às crenças, às danças e a todas as expressões que são mantidas pela memória e oralidade” (livro-base, p. 101).
	
	D
	Cultural e humano.
	
	E
	Ativo e inativo.
Questão 4/5 - Arqueologia
Atente para a seguinte afirmação: 
“O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. Está previsto na Portaria Interministerial nº 60, de 24 de março de 2015, envolvendo várias áreas do governo federal, inclusive o Iphan, uma vez que o patrimônio cultural é uma das dimensões do meio ambiente, compreendido além da dimensão dos aspectos meramente naturalísticos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1032>. Licenciamento Ambiental. Acesso em 11 out. 2017. 
Com base no fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas sobre licenciamento ambiental, no que concerne à concessão de licenças para prática arqueológica, relacione os itens a seguir às respectivas características:
1. Licença de Instalação
2. Licença de Operação
3. Licença Prévia
(  ) Uma vez cumpridas todas as exigências, autoriza o começo das atividades.
(  ) Concessão dada no começo das atividades mediante viabilidade ambiental.
(  ) Permite que a atividade seja instalada, desde que se cumpram medidas de controle do ambiente.
Agora, aponte a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 3 – 1
A sequência correta é 2 – 3 – 1. Segundo o livro-base: a chamada Licença Prévia (LP) é “[...] concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de sua implementação”. A seguinte é a chamada Licença de Instalação (LI) que “autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivos determinantes”. A última fase é a concessão da Licença de Operação (LO) que “autoriza a operação da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta das licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação” (livro-base, p. 111).
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	2 – 1 – 3
	
	E
	1 – 2 – 3
Questão 5/5 - Arqueologia
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Pela primeira vez na história da humanidade, foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas, que daí em diante se tornaram capazes da multiplicação rápida, constante, e até o presente, ilimitada, de homens, mercadorias e serviços”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOBSBAWN, E. A era das revoluções: (1789-1848). São Paulo: Paz e Terra, 2009. p. 56. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Arqueologia, Patrimônio Material e Legislação: Conceitos, Aplicações e Perspectivas referente à Revolução
Industrial, assinale as afirmativas que contemplem tais fatores:
I. Pode ser concebida como uma segunda liberação do homem no que concerne à necessidade de produção constante de alimentos e gêneros.
II. Revolução Industrial liberou tempo, fontes de energia, meios de transporte, entre outros aspectos econômicos e produtivos.
III. A Revolução Industrial não tem qualquer semelhança com a Revolução Agrícola do Neolítico e sua comparação é inadequada.
IV. Evento histórico com enormes repercussões para evolução da espécie, especialmente na sua relação de produção de alimentos, roupas, transportes e formas de sociabilidade. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II, III, IV
	
	B
	I e II
	
	C
	I, II e IV
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras. “Um segundo evento histórico que teve repercussões para a evolução da espécie humana, em especial na sua relação de produção de alimentos, roupas, transportes e formas de sociabilidade, foi a Revolução Industrial (entre o fim do século XVIII e o século XIX). [...] O significado social e econômico da Revolução Industrial foi uma segunda liberação do homem da necessidade de produção constante de alimentos e outros gêneros” (livro-base, p. 214). A afirmativa III é falsa, pois “Tal como a Revolução Agrícola do Neolítico, a Industrial liberou tempo, fontes de energia, meios de transporte e diversos outros aspectos da economia e da produção de bens mais baixa e menos produtiva” (livro-base, p. 214). Logo, a comparação é possível e apropriada.
	
	D
	III e IV
	
	E
	I, III e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando