Buscar

COACH e GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Prévia do material em texto

COACH
	Coach é um termo inglês, que tem origem no esporte e designa papel de professor, treinador, preparador, técnico.
	Na área organizacional, um coach é um assessor, um profissional com conhecimentos técnicos que poderá trabalhar com um indivíduo ou um grupo.
	Pode-se dizer que todo coach é um líder, porém nem todo líder é um coach. No entanto, a diferença entre coach e líder está no uso do poder, pois enquanto o líder faz uso do poder que lhe é atribuído, o coach oferece poder ao outro para desenvolver-se e adquirir autonomia em seu trabalho. 
	Entende-se, então que o coach é um líder comprometido com o desempenho dos resultados e realização pessoal, Istoé, o coach não vê apenas os resultados mas também o processo de realização.
Coaching é um processo, onde o coach compromete-se não só com os resultados, mas também com o cliente como um todo, com suia realização e seu desenvolvimento. Pode-se dizer que coaching é uma ferramenta utilizada para o desenvolvimento do potencial do cliente. O desenvolvimento do processo de Coaching ocorre em 4 etapas, a saber:
Estabelecer uma parceria sólida, adotando frequentemente o feedback
Definir o resultado a ser atingido
Verificar as dificuldades e limitações atuais e definir o que é preciso ou desejado mudar
Desenvolver o plano de ação
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
	
	Tem-se que o grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas decorre das pessoas que nela trabalham, pois as pessoas são vistas como agentes pró-ativos e empreendedores.
	A gestão tem como objetivo o foco no desenvolvimento profissional e comprometimento com o desenvolvimento pessoal dos talentos da empresa.
	Os modelos de gestão contemporâneo tem como objetivo dos gestores: 
dotar a equipe de conhecimentos multidisciplinares que a habilite a ser agente de crescimento da empresa e resgatar o indivíduo na sua essência, valorizando suas competências e sua capacitação.
	Por competência entende-se os conhecimentos, habilidades e atitudes de uma pessoa, que quando colocadas em prática, diferenciam as pessoas uma das outras. No atual contexto, competências são “repertórios de comportamentos que algumas pessoas dominam melhor que outras, o que as faz eficaz em uma determinada situação.” (Levy-Leboyer)
	São princípios para gestão por competências:
Conscientização de que cada cargo deve ser ocupado por profissionais que apresentam um determinado perfil de competências
Reconhecimento de que os que ocupam funções de liderança são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências
Crença de que sempre haverá a demanda para o desenvolvimento de novas competências

Continue navegando