Buscar

drive download 20180604T153824Z 001 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

3 avaliando de dieto.docx
		1a Questão (Ref.: 201506580731)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		"A formação da Placa de Ateroma na parede dos vasos sanguíneos, bem como suas consequencias clínicas (Infarto do Miocardio e Acidente Vascular Encefalico) associam-se intimamente com determinados fatores de risco cardiovascular, como hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia, diminuicao do HDL-c, Hipertensão Arterial Sistemica, Diabetes Mellitus e Obesidade". Assinale a alternativa que indica os fatores nutricionais que podem aumentar o LDL - colesterol.
				
		
		Excesso de peso e ingestão de ácidos graxos poli-insaturados.
		 
		Colesterol dietético e ingestão de ácidos graxos saturados.
		 
		Perda de peso e consumo de fibra insolúvel.
		
		Consumo de esteróis e fibras alimentares.
		
		Nenhuma das alternativas.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201505628999)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		As causas modificáveis do Diabetes Tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física. Portanto, não é de surpreender que mudanças positivas no estilo de vida, quando realizadas, sejam tão efetivas na prevenção e controle do diabetes tipo 2. A única opção que NÃO deve ser seguida como orientação a ser dada aos pacientes sobre alimentação e atividade física é que a:
(   ) ingestão diária deve conter de 50 a 60% de carboidratos, a maior parte em forma complexa; para tanto, os pacientes devem ser encorajados a comer alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes, feijões e cereais integrais;
(   ) perda de peso é recomendada para todos os pacientes com sobrepeso ou obesidade;
(   ) ingestão diária deve conter no máximo 30% de gorduras, sendo não mais de 7% sob a forma de ácidos graxos saturados; não exceder a 200 mg/dia de colesterol;
(   ) abordagem primária para alcançar a perda de peso é apenas a redução da ingestão calórica, sendo importante salientar que perdas modestas de peso da ordem de 10% a 20% trazem benefícios metabólicos significativos
				
		 
		V, V, V, F
		
		V, V, F, F
		
		F, V, F, V
		
		V, V, V, V
		
		F, V, V, V
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201505634367)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Os mecanismos fisiopatológicos relacionados à Síndrome Metabólica estão se tornando cada vez mais freqüente, estando este aumento diretamente proporcional ao aumento da prevalência de obesidade. Assinale a resposta que define parâmetros utilizados para definição da Síndrome Metabólica.
				
		
		Circunferência da cintura ≥ 102 cm em homens e ≥ 80 cm em mulheres; Triglicerídeos ≥ 110mg/dL; LDL ¿col. < 40mg/dL em mulheres e < 50 mg/dl em homens; Pressão arterial ≥130 x 85 mmHg; Glicemia≥ 110mg/dL
		
		IMC > 30 kg/m2; Triglicerídeos ≥ 150mg/dL; Colesterol total. < 40mg/dL em mulheres e < 50 mg/dl em homens; Pressão arterial ≥130 x 85 mmHg; Glicemia≥ 110mg/dL
		
		Circunferência da cintura ≥ 94 cm em homens e ≥ 80 cm em mulheres; Triglicerídeos ≥ 110mg/dL; HDL ¿col. < 40mg/dL em mulheres e < 50 mg/dl em homens; Pressão arterial ≥130 x 85 mmHg; Glicemia≥ 110mg/dL
		
		Circunferência da cintura ≥ 94 cm em homens e ≥ 80 cm em mulheres; Triglicerídeos ≥ 100mg/dL; HDL ¿col. < 40mg/dL em mulheres e < 50 mg/dl em homens; Pressão arterial ≥130 x 85 mmHg; Glicemia≥ 150mg/dL
		 
		Circunferência da cintura ≥ 94 cm em homens e ≥ 80 cm em mulheres; Triglicerídeos ≥ 150mg/dL; HDL ¿col. < 40mg/dL em homens e < 50 mg/dl em mulheres; Pressão arterial ≥130 x 85 mmHg; Glicemia≥ 100mg/dL
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201506601859)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		O índice glicêmico (IG) fornece uma avaliação da qualidade dos carboidratos contidos no plano alimentar indicado para pessoas com Diabetes Mellitus. Na prática, seu uso revela algumas limitações e tem suscitado controvérsias entre os especialistas em diabetes. Sobre a aplicação do índice glicêmico no tratamento nutricional de pessoas com diabetes, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
(   ) O IG deve ser usado como estratégia primária de tratamento nutricional para diabetes.
(   ) O uso do IG é controverso uma vez que, nos estudos realizados até agora, não se observa redução da hemoglobina glicada após uso de dietas com baixo IG.
(   ) São exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico: feijões, massas, arroz parboilizado, cevada, aveia, quinoa e frutas, como maçã, pera, laranja e ameixa.
(   ) Para diminuir a resposta glicêmica da ingestão dietética, alimentos com alto índice glicêmico podem ser substituídos por alimentos de baixo índice glicêmico, sobretudo quando consumidos de maneira isolada.
(   ) A quantidade e a qualidade do carboidrato consumido afetam a resposta glicêmica, bem como a observação do índice e carga glicêmica e podem oferecer benefícios adicionais quando o total de carboidratos da refeição é contabilizado.
				
		
		V F V F V
		
		V V V F V
		 
		F F F V V
		
		F V F V F
		
		V F F V V
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201506480455)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		A crescente incidência das Doenças Cardiovasculares (DCV) no último século incrementou a busca incessante para descobrir os fatores de risco (FR) relacionados ao seu desenvolvimento. Ainda que a genética e a idade tenham importância nesta evolução, há muitos outros fatores de risco que podem ser influenciados por modificações no estilo de vida, de forma a reduzir os problemas cardiovasculares e a aumentar a sobrevida de pacientes portadores ou em risco de coronariopatias. De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os fatores de risco mais relevantes no panorama da saúde cardiovascular no Brasil são: tabagismo, hipertensão arterial sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus, Obesidade e Dislipidemias. O tratamento não medicamentoso para minimizar estes fatores está relacionado com a mudança comportamental e a adesão a um plano alimentar saudável.
Com base no texto, avalie cada uma das afirmações a seguir como Verdadeira (V) ou Falsa (F).
(   ) Para a avaliação bioquímica das concentrações de triacilglicerol, a coleta de sangue deverá ser realizada após jejum de 12 horas, assim como também deve ser realizado para o cálculo do colesterol da LDL (LDL-C).
(   ) O consumo regular de ácidos graxos saturados, como o ômega 3, reduz os triglicerídios séricos, melhora a função plaquetária e promove ligeira redução na pressão arterial de pacientes hipertensos.
(   ) O HDL-C baixo: é caracterizado pela redução do HDL-C (homens < 40 mg/ dl e mulheres < 50 mg/dl) isolada ou em associação ao aumento de LDL-C ou de triglicérides (TG).
(   ) O maior consumo de frutas e vegetais ricos em flavonoides pode reduzir o risco para DCV, por sua ação antioxidante na LDL-C e da modesta atividade antiplaquetária e anti-inflamatória.
				
		 
		F - F - V - V
		
		V - V - F - F
		
		F - F - V - F
		
		F - V - V - F
		 
		V - F - F - V
ERICA- AVALIANDO 1 E 2 - FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA II.docx
		FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA II
		
		
		Matrícula: 201504125461
		
		Data: 18/09/2017 21:16:14 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201505226193)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		No exame de sangue, podemos medir uma proteína de fase aguda que melhor reflete os estoques de ferro. Quando o resultado obtido está abaixo do limite inferior, apresenta alta especificidade para o diagnóstico de anemia ferropriva.
Que proteína é essa?
				
		
		Hematócrito
		 
		Albumina
		 
		Ferritina
		
		Ceruloplasmina
		
		Transferrina
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201505275445)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		As doenças da vesícula biliar incluem a: colelitíase, colecistite, colangite aguda e colangite esclerosante. Com relação a essas doenças, é correto afirmar que:
I - Na colelitíase, há a formação de cálculos biliares (pedras de colesterol não pigmentadas, compostas por colesterol, bilirrubina e sais de cálcio), na ausência de infecção da vesícula biliar.
II - Na colecistite, há inflamação da vesícula biliar que pode ser aguda ou crônica.
III - Na colangite, aguda há inflamação dos ductos biliares, sendo necessário o uso de antibióticos.
IV - A colangite esclerosante pode resultar em sepse e insuficiência hepática.
				
		
		Apenas os itens I e IV estão corretos.
		
		Apenas os itens II e IV estão corretos.
		 
		Todas as alternativas estão corretas.
		
		Apenas os itens I e III estão corretos.
		
		Apenas os itens II e III estão corretos.
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201504284383)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) quanto aos fatores etiológicos para a Desnutrição Protéico-calórica na Cirrose Hepática e indique a seqüência correta: ( ) Ingestão inadequada: quantitativa ou iatrogênica (restrições alimentares). ( ) Má absorção: deficiência pancreática ou de sais biliares. ( ) Anorexia, náuseas e vômitos. ( ) Toxicidade Alcoólica. A seqüência correta é:
				
		
		F, F, V, V
		 
		V, V, V, V
		
		F, F, F, F
		
		F, V, F, V
		
		E) V, F, V, F
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201504805084)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		A substituição de óleo de soja pelo triglicerídeo de cadeia média (TCM) é uma conduta adequada para pacientes portadores de pancreatite crônica. PORQUE Os triglicerídeos do TCM, não requerem as lípases pancreáticas para serem desdobrados e absorvidos no intestino delgado, ajudando no ganho de peso e reduzindo a esteatorréia
				
		 
		A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa
		
		A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira
		
		As duas assertivas são falsas
		 
		As duas assertivas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira
		
		As duas assertivas são verdadeiras e a segunda não é uma justificativa correta da primeira
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201505275404)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Paciente alcoólatra, apresentando elevação das transaminases, com quadro de hipertensão portal, ascite e encefalopatia hepática avançada. Dentre as diretrizes dietoterápicas para esses pacientes, recomenda-se:
				
		 
		Restringir o sódio e escolher preferencialmente alimentos que contenham aminoácidos de cadeia ramificada.
		
		Restringir o sódio e escolher dieta rica em aminoácidos aromáticos.
		
		Restringir a ingestão de sódio e restringir aminoácidos sulfurados.
		
		Restringir o sódio e escolher uma dieta hiperprotéica (2,8 g/kg/dia).
		
		Restringir a ingestão de sódio e o teor de aminoácidos de cadeia ramificada da dieta
		FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA II
		
		
		Matrícula: 201504125461
		
		Data: 19/09/2017 15:35:53 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201505201440)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A principal manifestação clínica do diabetes mellitus (DM) é a hiperglicemia. Marque a alternativa correta de acordo com a fisiopatologia do DM.
				
		
		O DM2 ocorre uma reação auto-imune levando a morte das células beta pancreática.
		
		O diabetes mellitus tipo 1 ou insulino dependente o indivíduo tem um comprometimento na translocação do GLUT 4.
		 
		O DM2 ou resistência à insulina o indivíduo pode cursar com hiperinsulinemia.
		
		O DM1 é recomendado o indivíduo reduzir peso para melhorar a sensibilidade à insulina.
		
		O DM1 está associado com o estilo de vida quase sempre associado com obesidade e sedentarismo.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201504880593)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Considera-se que as recomendações dietéticas de mudança de estilo de vida no tratamento das hipercolesterolemias, com relação a ingestão diária de gordura saturada e colesterol seriam respectivamente:
				
		
		10% das calorias totais; menos de 200 mg
		
		10% das calorias totais; 300 mg
		
		7 gramas; menos de 300 mg
		 
		7% das calorias totais; menos de 200 mg
		
		10 gramas; 300 mg
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201504876870)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		No tratamento e na prevenção da Hipertensão Arterial Sistêmica, bem como na prevenção de Doenças Cardiovasculares, além da restrição de sódio, é importante um bom aporte dietético de:
				
		
		ácido fólico, tiamina e potássio.
		
		cálcio, potássio e tiamina.
		
		cálcio, ácido fólico e potássio.
		 
		cálcio, magnésio e potássio.
		
		cobre, zinco e magnésio. .
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201505028128)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A Sociedade Brasileira de Diabetes e ADA, utilizam o termo pré diabetes para uma condição clinica em que a glicemia de jejum e ou teste oral de tolerância a glicose (TOTG) apresentam -se alterado. Neste sentido, identifique a alternativa cujas glicemias indicam que o paciente esteja na situação clinica de pré diabetes.
				
		
		glicemia de jejum : 129 mg/dL; TOTG : 155 mg/dL
		
		glicemia de jejum : 88 mg/dL ; TOTG : 140 mg/dL;
		
		glicemia de jejum : 230 mg/dL; TOTG: 300 mg/dL
		
		glicemia de jejum 91 mg/dL; TOTG : 123 mg/dL;
		 
		glicemia de jejum : 123 mg/dL; TOTG : 185 mg/dL;
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201505164965)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Quando o paciente obeso apresenta gordura distribuída predominantemente na região abdominal, intolerância à glicose, hipertensão arterial, hipertrigliceridemia, baixo HDL colesterol, pode-se diagnosticá-lo com:
				
		 
		Síndrome metabólica
		
		Doença de Kawasaki.
		
		Hipotireoidismo
		
		Hipertireoidismo
		
		Síndrome de Dumping
avaliando de fisiopatologia.docx
		
		   FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA II
		Simulado: SDE0908_SM_201505442631 V.1 
		Aluno(a): JOSEFA CLEIA DA SILVA
		Matrícula: 201505442631
		Desempenho: 0,5 de 0,5
		Data: 14/09/2017 23:37:01 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201506369113)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Alguns autores preconizam o uso de aminoácidos de cadeia ramificada, para prevenir o catabolismo endógeno nos casos de encefalopatia hepática, sem sobrecarregar a função hepática, considerando a recomendação protéica. Assinale a alternativa que apresenta, apenas, aminoácidos de cadeia ramificada.
				
		 
		Isoleucina, leucina e valina.
		
		Treonina, leucina e triptófano.
		
		Tirosina,
valina e fenilalanina.
		
		Isoleucina, tirosina e arginina.
		
		Histidina, leucina e tirosina.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201505625840)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Hepatite literalmente significa inflamação do fígado, que associa-se com degeneração ou necrose da célula hepática. A hepatite viral que propaga-se por inoculação (transfusões sangüíneas, tratamento dentário, injeções, perfurações orelhas, acupuntura, tatuagem com  material contaminado) e contato sexual, que apresenta possibilidade de cronificação e as vacinas são eficazes e devem ser aplicadas em grupos de alto risco é a  hepatite por virus:
 
				
		
		A
 
		
		E
		
		Delta
 
		 
		B
 
		
		C
 
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201505625826)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A hipertensão portal é um aumento da pressão generalizada no tronco esplenoportal. A principal complicação da hipertensão portal é:
 
				
		 
		Hemorragia maciça das varizes esôfago-gástricas
		
		Insuficiência hepática
 
		
		Esplenomegalia
		
		Icterícia por colestase
 
		
		Encefalopatia hepática
 
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201505625823)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Dentre os testes de função hepática considera-se a dosagem de bilirrubina. O valor deste método sorológico pode estar relacionado:
 
				
		 
		Hemólise
 
		
		Vitamina K
 
		
		Álcool
 
		
		Colesterol
 
		
		Ácidos Biliares
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201505625805)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		No pós-operatório de colecistectomia, é recomendado utilizar uma dieta do tipo:
 
				
		 
		Normolipídica
		
		Hipoprotéica
 
		
		Hiperglicídica
 
		
		Hipoglicídica
 
		
		Hiperlipídica
 
				
		
		no(a): JOSEFA CLEIA DA SILVA
		Matrícula: 201505442631
		Desempenho: 0,5 de 0,5
		Data: 18/09/2017 16:00:49 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201505625790)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A colelitíase é bem frequente. Nos países ocidentais está mais relacionada à formação de cálculos de colesterol. Para prevenir a colelitíase em indivíduos suscetíveis, é recomendável:
 
				
		
		Dieta restrita em carboidratos refinados;
 
		
		Dieta hipolipídica;
		 
		Não há nenhum tratamento dietético específico.
		
		Dieta restrita em colesterol;
 
		
		Dieta rica em fibras, minerais e vitaminas;
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201506624269)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Considerando o quadro hiperglicêmico relativo ao Diabetes gestacional, assinale a afirmação verdadeira.
				
		
		A hiperglicemia aparece pouco antes do parto e durante o parto;
		
		A hiperglicemia só se apresenta nas primeiras semanas de gestação até a décima segunda semana
		
		A hiperglicemia aparece após o parto;
		 
		A hiperglicemia aparece no primeiro ou segundo trimestre de gestação;
		
		A hiperglicemia só se apresenta nas primeiras semanas de gestação
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201505625830)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A encefalopatia hepática é uma síndrome neuropsiquiátrica que cursa com alterações da consciência e sinais neurológicos. Uma das hipóteses relaciona o desequilíbrio de aminoácidos. Assinale o desequilíbrio observado.
 
				
		
		Aumento dos aminoácidos ramificados e diminuição dos aminoácidos aromáticos
 
		
		Aumento de valina, leucina e isoleucina e diminuição de fenilalanina, tirosina e triptofano
		 
		Aumento dos aminoácidos aromáticos e diminuição dos aminoácidos ramificados
 
		
		Aumento de octopamina e feniletanolamina
 
		
		Aumento do indol e escatol
 
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201505625826)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A hipertensão portal é um aumento da pressão generalizada no tronco esplenoportal. A principal complicação da hipertensão portal é:
 
				
		
		Insuficiência hepática
 
		 
		Hemorragia maciça das varizes esôfago-gástricas
		
		Esplenomegalia
		
		Encefalopatia hepática
 
		
		Icterícia por colestase
 
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201506624278)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) contribui para a diminuição da Pressão Arterial. Entre os alimentos que podem ser utlizados com maior frequência estão:
				
		 
		Peixe, cereais integrais e nozes.
		
		Cereais integrais e carne vermelha.
		
		Peixe, carne vermelha e alimentos calóricos.
		
		Carne vermelha, manteiga e frutas.
		
		Peixe, carnes de aves e manteiga
Avaliando - Dieto II - 1 ciclo.docx
Avaliando – Fisiopatologia e Dietoterapia II – ciclo 1 
		
		 1a Questão (Ref.: 201504637267)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		No pós-operatório de colecistectomia, é recomendado utilizar uma dieta do tipo:
 
				
		
		Hipoprotéica
 
		
		Hipoglicídica
 
		 
		Normolipídica
		
		Hiperglicídica
 
		
		Hiperlipídica
 
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201504637214)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Assinale verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo e identifique a sequência correta.
I) A alimentação apresenta efeito estimulante no fluxo biliar.
II) Após a sua formação, os ácidos biliares são conjugados com a glicina e a taurina. Todos os ácidos biliares secretados na bile encontram-se na forma conjugada.
III) Uma das funções da dieta hipercelulósica nos quadros de colelitíase é a diminuição do tempo de permanência dos sais biliares no duodeno.
IV) Na colecistite aguda calculosa o paciente deve permanecer em jejum até o procedimento cirúrgico, que pode ocorrer no 7º dia pós operatório.
				
		
		F, V, V, F
 
		
		V, V, F, F
		 
		V, V, V, F
 
		
		V, F, V, F
 
		
		V, F, V, V
 
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201504645775)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Com relação ao tratamento dietoterápico para pacientes portadores de pancreatite crônica, avalie as asserções a seguir.
A substituição de óleo de soja pelo triglicerídeo de cadeia média (TCM) é uma conduta adequada para pacientes portadores de pancreatite crônica.
PORQUE
Os triacilgliceróis de cadeia longa (TCL) presentes no óleo de soja, ao contrário do TCM, requerem as lipases pancreáticas para serem desdobrados e absorvidos no intestino delgado.
Acerca das asserções acima, assinale a opção correta.
				
		
		A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
		
		As duas asserções são proposições falsas.
		
		A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
		
		As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda
não é uma justificativa correta da primeira.
		 
		As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda  é uma justificativa correta da primeira.
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201504637277)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A desnutrição protéico-calórica vigente na pancreatite crônica resulta da seguinte alteração fisiopatológica:
				
		 
		Deficiência na secreção de enzimas proteolíticas
		
		Diminuição da síntese de fator intrínseco
 
		
		Aumento da secreção de gastrina
 
		
		Aumento da secreção de insulina
 
		
		Constipação intestinal
 
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201504637252)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A colelitíase é bem frequente. Nos países ocidentais está mais relacionada à formação de cálculos de colesterol. Para prevenir a colelitíase em indivíduos suscetíveis, é recomendável:
 
				
		
		Dieta restrita em carboidratos refinados;
 
		
		Dieta hipolipídica;
		 
		Não há nenhum tratamento dietético específico.
		
		Dieta restrita em colesterol;
 
		
		Dieta rica em fibras, minerais e vitaminas;
Avaliando - Dieto II - Ciclo III.docx
Avaliando – Dieto II – Ciclo 3
		
		 1a Questão (Ref.: 201504643798)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A recomendação diária de proteínas em grama de proteína por quilograma de peso corpóreo para um indivíduo com doença renal crônica (DRC) sob terapia de diálise peritoneal ambulatorial contínua deve ser de:
				
		 
		1,2g por peso corpóreo e 1,5g/kg para repleção nutricional
		
		1,0g por peso corpóreo e 1,0g/kg para repleção nutricional
		
		0,8g por peso corpóreo e 1,0g/kg para repleção nutricional
		
		1,4g por peso corpóreo e 2,5g/kg para repleção nutricional
		
		1,5g por peso corpóreo e 1,2g/kg para repleção nutricional
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201504644578)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Um obeso, de 55 anos de idade, portador de diabetes tipo 2 e HAS, foi atendido no ambulatório da unidade básica de saúde do seu bairro, com a sua pressão arterial em 160 mmHg x 100 mmHg. Foram solicitados alguns exames, cujos resultados apresentam glicemia de jejum de 170mg/dl e colesterol total de 350mg/dl. Considerando as condições de saúde desse indivíduo e os resultados dos seus exames laboratoriais, a dieta recomendada deve ser:
				
		 
		hipocolesterolêmica, normossódica e hipocalórica
		
		hipossódica, hipolipídica e normocalórica
		
		hipocolesterolêmica, hipocalêmica e hipocalórica
		
		hipocolesterolêmica, hipoprotéica e normocalórica
		
		hiperprotéica, hipocalêmica e hipocalórica.
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201504644579)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A avaliação do estado nutricional, incluindo consumo alimentar, perfil bioquímico e antropometria, constitui importante instrumento da prática do profissional nutricionista. A síndrome metabólica é um transtorno complexo que promove alterações significativas no perfil bioquímico e antropométrico. Por isso, o nutricionista tem papel fundamental dentro de equipes multiprofissionais cujo objetivo é promover ações voltadas para prevenção e tratamento dessa síndrome. Considerando essas informações e os parâmetros estabelecidos pela Diretriz Brasileira de Síndrome Metabólica, assinale a opção que representa três fatores bioquímicos e/ou antropométricos que caracterizam o cuidado nutricional e prescrição dietética na síndrome metabólica.
				
		
		composição corporal, glicemia de jejum e HDL-colesterol plasmático.
		 
		obesidade abdominal, triglicérides plasmático e glicemia de jejum.
		
		circunferência da cintura, ácido úrico plasmático e resistência à insulina.
		
		triglicérides, ácido úrico plasmático e obesidade abdominal.
		
		VLDL-colesterol, triglicérides plasmáticos e obesidade abdominal.
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201504611163)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Para pacientes diabéticos, nefropatas e hipertensos as recomendações em termos de proteína e sódio são:
				
		
		Aumento de proteína (1,2 a 1,5 g por Kg de peso corporal por dia) e 2400 mg de sódio por dia.
		
		Restrição moderada de proteína (0,6 a 0,8 g por Kg de peso corporal por dia) e 4800 mg de sódio por dia (12 g de sal por dia).
		
		Aumento de proteína (1,2 a 1,5 g por Kg de peso corporal por dia) e 4800 mg de sódio por dia (12 g de sal por dia).
		
		Aumento de proteína (1,2 a 1,5 g por Kg de peso corporal por dia) e 6 g de sal por dia.
		 
		Restrição moderada de proteína (0,6 a 0,8 g por Kg de peso corporal por dia) e 6 g de sal por dia.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201504644720)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Os alimentos que elevam a excreção urinária de oxalato são:
				
		
		espinafre, repolho, farelo de trigo e nabo;
		
		beterraba, farelo de trigo, couve e repolho;
		
		farelo de trigo, espinafre, repolho e nozes;
		 
		espinafre, chocolate, nozes e beterraba;
		
		chocolate, nabo, batata-inglesa e repolho
				
AVALIANDO - DIETO II.docx
		 1a Questão (Ref.: 201604457761)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		No exame de sangue, podemos medir uma proteína de fase aguda que melhor reflete os estoques de ferro. Quando o resultado obtido está abaixo do limite inferior, apresenta alta especificidade para o diagnóstico de anemia ferropriva. Que proteína é essa?
				
		 
		Ferritina
		
		Ceruloplasmina
		
		Albumina
		
		Hematócrito
		
		Transferrina
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201604507203)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(    ) Na encefalopatia hepática a dieta é hiperprotéica, mas, com restrição de aminoácidos aromáticos.
(    ) Na esteatorréia, é recomendado restringir os ácidos graxos de cadeia longa e média da dieta e ofertar apenar os de cadeia curta.
(    ) Na anemia da doença crônica, o aumento do aporte de ferro na dieta pode levar a um quadro de hemocromatose primária.
(    ) Um dos marcadores bioquímicos das doenças hepáticas são as enzimas lipase e amilase.
				
		
		VFFF
		 
		FFFF
		 
		FFVV
		
		VVVV
		
		VVFF
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201603511681)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		As causas da pancreatite aguda são variadas, dentre as quais podem ser citadas:
				
		
		uso de laxativos, causas virais e ingestão de álcool.
		 
		doenças do trato biliar, medicamentosas e hipertrigliceridemia;
		 
		ingestão de álcool, doenças do trato biliar e hipercolesterolemia;
		
		causas virais, hipercolesterolemia e traumas abdominais;
		
		ausência de fibras na dieta, ingesta de álcool e doenças do trato biliar;
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201603508510)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Uma das possibilidades do quadro de hipoalbuminemia nas hepatopatias é:
 
				
		
		Nenhuma resposta está correta
		
		Maior síntese devido
ao quadro catabólico
		
		Maior ingestão protéica
 
		 
		Sequestro para o líquido ascítico
 
		 
		Maior síntese devido ao quadro anabólico
 
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201603515379)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Na insuficiência pancreática é comum a má absorção de vitaminas lipossolúveis e da seguinte vitamina hidrossolúvel:
				
		
		B5
		
		B2
		
		B1
		
		B6
		 
		B12
		 1a Questão (Ref.: 201604507776)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Em um atendimento ambulatorial de um usuário, com histórico familiar de hipertensão arterial e excesso de peso corporal, o nutricionista atuará preventivamente ao orientar este paciente para:
I. Manter o peso corporal adequado. 
II. Não restringir a ingestão de sal, pois não afeta a pressão arterial.
III. Restringir alimentos industrializados fontes de sódio: temperos prontos, sopas prontas, embutidos, conservas, enlatados, defumados, etc.
IV. Substituir o sal por temperos verdes como: salsinha, oregano, alho, cebola entre outros
Assinale a alternativa CORRETA:
				
		
		F - F - V - V
		
		F - V - F - F
		
		V - V - V - V
		 
		V - F - V - V
		
		V - F - F - F
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201603515787)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		As causas modificáveis do Diabetes Tipo 2 são alimentação inadequada (qualidade e quantidade) e inatividade física. Portanto, não é de surpreender que mudanças positivas no estilo de vida, quando realizadas, sejam tão efetivas na prevenção e controle do diabetes tipo 2. Assinale a afirmativa verdadeira: 
I) abordagem primária para alcançar a perda de peso é apenas a redução da ingestão calórica, sendo importante salientar que perdas modestas de peso da ordem de 10% a 20% trazem benefícios metabólicos significativos;
II) quantidade energética ingerida deve ser adequada à atividade física e ser fracionada em 5 a 6 refeições/lanches diários;
III) ingestão diária deve conter no máximo 30% de gorduras, sendo 7-10% VET sob a forma de ácidos graxos saturados; não exceder a 200-300 mg/dia de colesterol;
IV) perda de peso é recomendada para todos os pacientes com sobrepeso ou obesidade;
V) ingestão diária deve conter de 50 a 60% de carboidratos, a maior parte em forma complexa; para tanto, os pacientes devem ser encorajados a comer alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes, feijões e cereais integrais;
 
 
				
		
		As afirmativas I, II, III e V estão corretas
		 
		As afirmativas I, III, IV e V estão corretas
		
		Nenhuma afirmativa está correta
		 
		As afirmativas II, III, IV e V estão corretas
		
		Todas as afirmativas estão corretas
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201604457725)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Acerca do metabolismo dos carboidratos após a atividade física, marque a alternativa incorreta:
				
		
		Fluxo sanguíneo aumentado para musculatura esquelética.
		
		Os receptores de insulina estão mais sensíveis.
		 
		Maior número de GLUT 4 na corrente sanguínea.
		
		Maior atividade da glicogênio sintase.
		 
		Maior número de GLUT 4 na membrana plasmática.
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201604506950)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Considerando o quadro hiperglicêmico relativo ao Diabetes gestacional, assinale a afirmação verdadeira.
				
		 
		A hiperglicemia aparece no primeiro ou segundo trimestre de gestação;
		
		A hiperglicemia aparece pouco antes do parto e durante o parto;
		
		A hiperglicemia só se apresenta nas primeiras semanas de gestação até a décima segunda semana
		
		A hiperglicemia só se apresenta nas primeiras semanas de gestação
		
		A hiperglicemia aparece após o parto;
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201604506994)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		O Diabetes Mellitus pode ser definido como um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresentam em comum a hiperglicemia, a qual é resultado de defeitos na ação da insulina, na secreção de insulina ou de ambos. Com relação à classificação e fisiopatologia do Diabetes Mellitus, marque a opção verdadeira.
				
		 
		No Diabetes Mellitus tipo I, o tecido adiposo e músculo esquelético utilizam os ácidos graxos e cetonas como principal fonte de energética.
		
		No Diabetes Mellitus tipo II, ocorre redução da gliconegênese e hipertrigliceridemia.
		
		O Diabetes Mellitus tipo II, possui geralmente obesidade e sobrepeso e sempre desenvolve cetoacidose.
		
		No Diabetes Mellitus tipo I ocorre um defeito na ação e secreção de insulina, o paciente é geralmente magro e apresenta poliúria e polidpsia.
		
		Pode ser classificada em Diabetes Mellitus tipo I (auto-imune), Diabetes Mellitus tipo II (idiopático), Diabetes Mellitus gestacional e outros tipos específicos de Diabetes Mellitus.
				
		 1a Questão (Ref.: 201604060037)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		A crescente incidência das doenças cardiovasculares (DCV) no último século incrementou a busca incessante para descobrir os fatores de risco (FR) relacionados ao seu desenvolvimento. Ainda que a genética e a idade tenham importância nesta evolução, há muitos outros fatores de risco que podem ser influenciados por modificações no estilo de vida, de forma a reduzir os problemas cardiovasculares e a aumentar a sobrevida de pacientes portadores ou em risco de coronariopatias. De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os fatores de risco mais relevantes no panorama da saúde cardiovascular no Brasil são: tabagismo, hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus, obesidade e dislipidemias. O tratamento não medicamentoso para minimizar estes fatores está relacionado com a mudança comportamental e a adesão a um plano alimentar saudável. Com base no texto e considerando um plano alimentar cujo objetivo é diminuir os fatores de risco que possam contribuir para o aumento de ocorrência das DCV, avalie as afirmações a seguir. I. O consumo de fibras alimentares insolúveis resulta em benefícios diretos para a redução das DCV, por diminuir as concentrações séricas da LDL-C, melhorar a tolerância à glicose e controlar o diabetes tipo 1. II. O consumo regular de ácidos graxos saturados, como o ômega 3, reduz os triglicerídios séricos, melhora a função plaquetária e promove ligeira redução na pressão arterial de pacientes hipertensos. III. A carência de minerais - como potássio, cálcio e, possivelmente, o magnésio - associada ao excesso de sódio na alimentação, pode estar relacionada a níveis mais altos de pressão arterial. IV. O maior consumo de frutas e vegetais ricos em flavonoides pode reduzir o risco para DCV, por sua ação antioxidante na LDL-C e da modesta atividade antiplaquetária e anti-inflamatória. É correto apenas o que se afirma em
				
		
		I e II.
		
		I e III.
		 
		III e IV.
		 
		I, II e IV.
		
		II, III e IV.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201603513813)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		A perda progressiva das funções exócrina e endócrina dos rins caracterizam a insuficiência renal crônica, cujos sinais, além da azotemia progressiva, também incluem o seguinte quadro metabólico e bioquímico do sangue, respectivamente:
				
		
		Alcalose e hipocalcemia / hipofosfatemia
Alcalose e hipocalcemia / hiperfosfatemia
		
		Acidose e hipercalcemia / hipofosfatemia
		 
		Acidose e hipocalcemia / hiperfosfatemia
		
		Alcalose e hipercalcemia / hipofosfatemia
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201603482382)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Para pacientes diabéticos, nefropatas e hipertensos as recomendações em termos de proteína e sódio são:
				
		 
		Aumento de proteína (1,2 a 1,5 g por Kg de peso corporal por dia) e 6 g de sal por dia.
		
		Aumento de proteína (1,2 a 1,5 g por Kg de peso corporal por dia) e 2400 mg de sódio por dia.
		
		Restrição moderada de proteína (0,6 a 0,8 g por Kg de peso corporal por dia) e 4800 mg de sódio por dia (12 g de sal por dia).
		
		Aumento de proteína (1,2 a 1,5 g por Kg de peso corporal por dia) e 4800 mg de sódio por dia (12 g de sal por dia).
		 
		Restrição moderada de proteína (0,6 a 0,8 g por Kg de peso corporal por dia) e 6 g de sal por dia.
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201604060004)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Resultados de avaliação nutricional em pacientes internados com câncer mostram que grande parte deles apresentam - se desnutridos ou em risco nutricional. Acerca da relação entre desnutrição e câncer, analise as asserções a seguir. Fatores anoréticos do tumor ou hospedeiro, dor, depressão, obstruções gastrointestinais e agressões terapêuticas provocam a diminuição da ingestão alimentar realizada por pacientes oncológicos porque os pacientes com câncer em estágio avançado costumam apresentar intolerância à glicose, balanço nitrogrenado negativo e aumento da lipólise. Assinale a opção correta a respeito dessas asserções.
				
		 
		As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
		 
		A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
		
		A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
		
		Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
		
		As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201604517280)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Com relação aos cuidados dietéticos requeridos no controle das dislipidemias, pode-se afirmar que:
I. Paciente com hipercolesterolemia requer monitorização constante nas frações lipídicas LDL, VLDL e HDL;
II. O maior consumo de vegetais folhosos e hortaliças se impõem como recurso para diminuir a produção de radicais livres pelos macrófagos, que induzem transformações nas LDL, tornando-as mais vulneráveis à fagocitose por macrófagos;
III. O uso de vinho tinto deve ser incentivado, pois há evidência de que provoca aumento de HDL-c e tem ação vasodilatadora;
IV. Os ácidos graxos ômega-6 encontrados nos óleos vegetais devem ser utilizados sem cautela devido a sua ação antitrombótica e antiagregadora de plaquetas.
Assinale a opção CORRETA.
				
		
		Todas as afirmativas estão corretas.
		 
		As afirmativas I e III estão corretas.
		
		Todas as afirmativas estão incorretas
		 
		As afirmativas I e II estão corretas.
		
		As afirmativas I, II e IV estão corretas.
		 1a Questão (Ref.: 201603508451)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Assinale verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo e identifique a sequência correta.
I) Devido à estreita relação do diabetes com a DRC, sugere-se controle rigoroso da glicemia em diabéticos: Glicemia de jejum 80 - 120 mg/dL; HbA1c < 7%;
II) Normalmente quando há redução da taxa de filtração glomerular, ocorre elevação da uréia sérica;
III) Quando ocorre aumento da uréia, necessariamente ocorre elevação da creatinina sérica e vice-versa;
IV) Vários fatores podem alterar a creatinina sérica, como a desidratação e a perda de massa magra, além da progressão do dano renal;
 
				
		
		V, V, V, F
 
		
		V, F, V, F
		 
		V, F, V, V
 
		 
		V, V, F, V
 
		
		V, F, F, V
 
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201603511681)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		As causas da pancreatite aguda são variadas, dentre as quais podem ser citadas:
				
		
		uso de laxativos, causas virais e ingestão de álcool.
		
		ausência de fibras na dieta, ingesta de álcool e doenças do trato biliar;
		 
		ingestão de álcool, doenças do trato biliar e hipercolesterolemia;
		
		causas virais, hipercolesterolemia e traumas abdominais;
		 
		doenças do trato biliar, medicamentosas e hipertrigliceridemia;
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201603508504)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Dentre os testes de função hepática considera-se a dosagem de bilirrubina. O valor deste método sorológico pode estar relacionado:
 
				
		 
		Hemólise
 
		
		Ácidos Biliares
		
		Vitamina K
 
		
		Álcool
 
		
		Colesterol
 
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201604028245)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Em relação à avaliação nutricional na cirrose hepática (alcoólica), analise os itens abaixo, assinalando a opção correta: (A) Embora haja diversidade de manifestações clínicas, não é objetivo principal do tratamento nutricional contribuir para a reversão da desnutrição; (B) A avaliação apesar de ter que determinar a extensão e a causa da desnutrição, não necessita ser minuciosa e criteriosa; (C) Os marcadores nutricionais tradicionais não são afetados pela doença e suas consequências, por isso optar por uma avaliação dietética e antropométrica, combinada com uma Avaliação Subjetiva Global (ASG) torna-se desnecessária; (D) Avaliação bioquímica (albumina, ferro, ferritina e cálcio, por exemplo), são necessárias, por possuírem relevância ao ponto de auxiliarem na avaliação nutricional, nesta patologia apresentada.
				
		
		Os marcadores nutricionais tradicionais não são afetados pela doença e suas consequências, por isso optar por uma avaliação dietética e antropométrica, combinada com uma Avaliação Subjetiva Global (ASG) torna-se desnecessária;
		 
		Avaliação bioquímica (albumina, ferro, ferritina e cálcio, por exemplo), são necessárias, por possuírem relevância ao ponto de auxiliarem na avaliação nutricional, nesta patologia apresentada.
		
		Embora haja diversidade de manifestações clínicas, não é objetivo principal do tratamento nutricional contribuir para a reversão da desnutrição;
		
		A avaliação apesar de ter que determinar a extensão e a causa da desnutrição, não necessita ser minuciosa e criteriosa;
		
		Todas as opções acima estão incorretas
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201604506963)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		A Doença Aterosclerótica está relacionada com aumento nas concentrações de Homocisteína sérica. A concentração plasmática de Homocisteína é influenciada por fatores hereditários e fatores nutricionais, como a deficiência de vitaminas. Quais as vitaminas, quando deficientes, estão relacionadas com a Hiperhomocisteinemia? 
				
		
		Folato, ácido pantotêncico e piridoxina
		 
		Piridoxina, cianocobalamina e folato
		 
		Tiamina, ácido pantotênico e folato
		
		Piridoxina, cianocobalamina e ácido pantotênico
Cianocobalamina, timaina e folato
FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA II.docx
		
		   FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA II
		Simulado: SDE0908_SM_201505087805 V.1 
		Aluno(a): CAMILA SILVA DE MELO
		Matrícula: 201505087805
		Desempenho: 0,4 de 0,5
		Data: 18/10/2017 00:35:25 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201506234454)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Na fase inicial da Pancreatite Aguda Grave, faz parte do tratamento nutricional:
 
				
		
		Oferecer dieta semilíquida;
		 
		Suspender a dieta por via oral;
 
		
		Iniciar uma dieta por sonda nasogástrica;
 
		
		Iniciar nutrição parenteral;
 
		
		Oferecer dieta hipoglicídica.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201506190442)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		"A crescente incidência das Doenças Cardiovasculares (DCV) no último século incrementou a busca incessante para descobrir os fatores de risco (FR) relacionados ao seu desenvolvimento. Ainda que a genética e a idade tenham importância nesta evolução, há muitos outros fatores de risco que podem ser influenciados por modificações no estilo de vida, de forma a reduzir os problemas cardiovasculares e a aumentar a sobrevida de pacientes portadores ou em risco de coronariopatias. De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os fatores de risco mais relevantes no panorama da saúde cardiovascular no Brasil são: Tabagismo, Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes Mellitus, Obesidade e Dislipidemias. O tratamento não medicamentoso para minimizar estes fatores está relacionado com a mudança comportamental e a adesão a um plano alimentar saudável." 
Com base no texto e considerando um plano alimentar cujo objetivo é diminuir os fatores de risco que possam contribuir para o aumento de ocorrência das DCV, avalie as afirmações a seguir:
I. O consumo de fibras alimentares insolúveis resulta em benefícios diretos para a redução das DCV, por diminuir as concentrações séricas da LDL-C, melhorar a tolerância à glicose e controlar o Diabetes tipo 1.
II. O consumo regular de ácidos graxos saturados, como o ômega 3, reduz os triglicerídios séricos, melhora a função plaquetária e promove ligeira redução na pressão arterial de pacientes hipertensos.
III. A carência de minerais - como potássio, cálcio e, possivelmente, o magnésio - associada ao excesso de sódio na alimentação pode estar relacionada a níveis mais altos de pressão arterial.
IV. O maior consumo de frutas e vegetais ricos em flavonoides pode reduzir o risco para DCV, por sua ação antioxidante na LDL-C e da modesta atividade antiplaquetária e anti-inflamatória. É correto apenas o que se afirma em
				
		 
		III e IV.
		
		I e III.
		
		II, III e IV
		
		I e II.
		
		I, II e IV
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201505208469)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Pacientes que possuem algum tipo de hepatopatia podem apresentar esteatorréia, cujo tratamento pode ser feito através de uma dieta:
				
		 
		Hipolipídica, com um aumento no fornecimento de gorduras proveniente de ácidos graxos de cadeia média.
		
		Hiperlipídica, com um aumento no fornecimento de gorduras provenientes de ácidos graxos de cadeia curta e longa.
		
		Hiperlipídica, com aumento da ingestão de ácidos graxos de cadeia longa.
		
		Hipolipídica, com aumento da ingestão de ácidos graxos de cadeia longa.
		
		Hipolipídica, com um aumento no fornecimento de gorduras provenientes de ácidos graxos de cadeia curta e longa.
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201505235474)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		O paciente F. L. apresenta um cálculo impactado no colédoco. Qual é o prejuízo apresentado nesta situação clínica?
 
				
		
		Odite
		
		Refluxo duodenal
 
		
		Refluxo pancreático
 
		
		Impedimento da passagem do suco pancreático
 
		 
		Impedimento da passagem da bile
 
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201506204860)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		O tratamento nutricional do Diabetes Mellitus em crianças tem como objetivo principal:
				
		 
		Manter a glicemia dentro dos parâmetros de normalidade e levando em consideração os riscos de hipoglicemia;
		
		Manter o ganho de peso e a manutenção de massa muscular;
		
		Garantir o aporte nutricional sem considerar o crescimento comparado ao das crianças sem diabetes.
		
		Garantir o aporte nutricional, mas já com caracterização de menor índice de crescimento comparado ao das crianças sem diabetes;
		 
		Manter o crescimento e desenvolvimento;
				
		 1a Questão (Ref.: 201505236688)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A encefalopatia hepática ou porto-sistêmica é uma síndrome clínica muito comum em portadores de doença hepática crônica, acometendo de 50% a 70% dos cirróticos no curso da sua doença. O surgimento de alterações neurológicas pode ser decorrente da deficiência na desaminação hepática do seguinte aminoácido:
				
		
		Leucina
		
		Histidina
		
		Isoleucina
		
		Valina
		 
		Fenilalanina
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201505923735)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A desnutrição protéico-calórica vigente na pancreatite crônica resulta da seguinte alteração fisiológica:
				
		
		aumento de secreção de gastrina
		
		diminuição na síntese de fator intrínseco
		
		constipação intestinal
		 
		deficiência na secreção de enzimas proteolíticas
		
		aumento de secreção de insulina
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201505835415)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A Síndrome metabólica está relacionada a comorbidade em pacientes com cardiopatias. No sistema cardiovascular em síndrome metabólica existem os marcadores que são considerados marcadores bioquímicos de síndrome metabólica: Marque a alternativa correta:
				
		
		Hipoalbuminemia, anemia, hiperlipidemia mista, excesso de peso.
		
		Infarto agudo do miocárdio, clearence de creatinina maior que 60 mL/min, dislipidemias e hipertensão arterial sistêmica.
		 
		Hipertrigliceridemia e colesterolemia.
		
		Excesso de gordura no quadril, proteína C reativa acima de 3mg/dL, concentração plasmática de HDL superior a 40mg/dL, excesso de peso.
		
		Razão entre cintura/quadril maior que 0,85 para homens e menor que 0,75 para mulheres; insuficiência renal crônica, hiperlipidemia mista.
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201505353670)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Sobre a fisiopatologia do trato biliar, assinale a alternativa correta:
I. A Bile é formada nos hepatócitos (secretado pelo fígado), armazenada e concentrada na Vesícula Biliar e liberada para a luz duodenal por estímulo do hormônio colecistocinina, através do Esfíncter de Oddi . Caso haja colelitíase com esteatorréia, deve-se atentar para possíveis carências de vitaminas lipossolúveis A, E, D e K.
II. Coledocolitíase (presença de cálculos biliares impactados em ductos que drenam a bile) e Colestase (presença de cálculos biliares impactados na vesícula biliar) são patologias que apresentam sinais e sintomas similares. Para ambos, é necessário tratamento cirúrgico (Colecistectomia),
mediante cuidado nutricional pré-operatório (dieta rica em vegetais, frutas e outros alimentos alcalinizantes) e pós-operatório (dieta rica em vegetais, frutas e outros alimentos alcalinizantes, redução de proteínas animais, sal, industrializados, dieta hipolipídica de acordo com a tolerância individual, uso eventual de enzimas digestivas).
III. Icterícia, condição em que a coloração da pele e escleras está alterada, manifesta-se devido à deposição de pigmento biliar (bilirrubina) nos tecidos. A concentração elevada de bilirrubina no sangue pode ocorrer quando uma inflamação ou outras alterações dos hepatócitos impedem a sua excreção para a bile. Alternativamente, os ductos biliares podem estar obstruídos por algum motivo (Ex. um cálculo biliar ou um tumor). Cabe ao nutricionista diagnosticar o que está ocorrendo com o fígado e/ou vesícula biliar, e orientar uma dieta rica em flavonoides antioxidantes, pobre em colesterol e pobre em ferro.
				
		
		As alternativas I e II estão corretas.
		 
		Somente a afirmativa I está correta.
		
		Todas as afirmativas estão corretas.
		
		Somente a afirmativa III está correta.
		
		As alternativas II e III estão corretas.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201505235525)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A presença de púrpuras em membros superiores (MMSS) e membros inferiores (MMII) na Cirrose Hepática ocorre devido:
				
		
		Derrame pleural
		 
		Diminuição das plaquetas
 
		
		Aumento da melanina
 
		
		Impregnação dos tecidos por ferro
 
		
		Presença de icterícia
 
				
		
		
		 1a Questão (Ref.: 201505242951)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Para o planejamento de uma dieta restrita em sódio considera-se importante que você profissional de nutrição conheça as fontes dietéticas de sódio. O brasileiro consome muito além da recomendação diária. 35 a 80% do sódio dietético são provenientes de:
				
		
		Sal adicionado aos alimentos durante a preparação ou a mesa;
		
		Alimentos protéicos de origem animal;
		
		Água quimicamente diluída;
		 
		Alimentos processados;
		
		Alimentos protéicos de origem vegetal;
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201505235451)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Assinale verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo e identifique a sequência correta.
I) O infarto é um foco de isquemia no miocárdio, sem necrose, resultante de perfusão inadequada do tecido.
II)  A restrição na ingestão de sódio está indicada para todos os pacientes com insuficiência cardíaca.
III) Normalmente há necessidade de restringir a ingestão de líquidos para todos os pacientes com insuficiência cardíaca.
IV) Um paciente com níveis sanguíneos de triglicerídeos = 250 mg/dl, deve-se recomendar o consumo de uma dieta hipolipídica (< 15% VET)
				
		
		V, F, V, V
 
		 
		F, V, F, F
 
		
		F, F, V, V
 
		
		F, V, V, F
		
		V, V, V, V
 
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201505243773)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		A relação da quantidade de carboidratos e unidades de insulina precisa ser considerada no tratamento nutricional de pacientes diabéticos que façam uso de insulina. Normalmente, 1 unidade de insulina metaboliza a seguinte quantidade de carboidrato:
				
		
		20 g
		
		30 g
		
		25 g
		
		10 g
		 
		15 g
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201506090171)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		Um homem de 55 anos de idade, com alto risco para doença arterial coronariana, compareceu ao ambulatório de nutrição para consulta. O nutricionista estabeleceu como uma das metas a redução do colesterol plasmático total. Para atingir esse objetivo, as recomendações nutricionais para este paciente devem contemplar:
				
		 
		 a retirada da gordura aparente das carnes, a substituição dos laticínios integrais por desnatados e a redução da ingestão de gorduras vegetais hidrogenadas.
		
		o aumento da ingestão de alimentos que são fontes de ácidos graxos poli-insaturados, a redução da quantidade de açúcares simples e a diminuição do número de refeições por dia.
		
		o aumento do consumo de ácidos graxos monoinsaturados e de proteína vegetal e a manutenção da ingestão de laticínios integrais.
		
		a substituição das carnes por alimentos e laticínios integrais, o aumento do aporte de fibra dietética e a redução da quantidade de frituras.
		
		a redução do consumo de gorduras totais e de açúcares simples e o aumento da ingestão de leite integral e frutas.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201505242792)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		O principal objetivo do tratamento da Hipertensão Arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiorrenal. Assinale V no caso de afirmativa verdadeira ou F se a afirmativa for falsa.
( ) Manter o peso corporal na faixa do Índice de Massa Corporal (IMC) entre 18,5 a 24,9 kg/m2 e praticar regularmente atividade física aeróbica para 30 minutos na maioria dos dias da semana.
( ) Consumir uma dieta rica em frutas, vegetal e baixo conteúdo de gordura poliinsaturada.
( ) Reduzir a ingestão diária de sódio dietético para não mais do que 50 mEq (1,2g de Na ou 3g de NaCl) e, limitar o consumo diário para 30mL de etanol.
( ) Consumir uma dieta rica em vegetais, frutas e de produtos com baixa quantidade de gordura como peixe, frango, carnes vermelhas magras e lacticínios magros.
( ) O Plano alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é considerado ideal na redução, de forma expressiva, dos níveis de pressão arterial porque tem como princípio o equilíbrio entre os macro e micronutrientes.
				
		
		V; V; F; F; F.
		
		V; F; F; F; V.
		 
		V; F; F; V; V.
		
		F; F; F; V; V.
		
		F; V; V; V; F.
AVALIANDO FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA II.docx
FISIOPATOLOGIA DA NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA II
		1a Questão (Ref.: 201512155300)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		Em condições normais, durante as refeições, a gordura que chega ao duodeno estimula a liberação de CCK que contrai a vesícula e relaxa o esfíncter de Oddi, fazendo com que a secreção biliar saia da vesícula e vá para o duodeno. No entanto, na presença de distúrbios funcionais na vesícula biliar pode ocorrer comprometimento deste processo. Dentre os mais comuns tem-se a colelitíase biliar (formação de cálculos). Em relação à terapia nutricional neste caso, é correto afirmar: (I) Em pessoas suscetíveis à formação de cálculos, em virtude de sua natureza ser de cunho multifatorial, não há um tratamento dietético específico para sua prevenção. (II) A recomendação dietética não necessita concentrar-se em uma dieta hipolipídica, por não haver necessidade de prevenir as contrações da vesícula biliar, especialmente na fase aguda. (III) Após a colecistectomia , a via de administração da dieta deve ser oral conforme a tolerância do paciente e após a readaptação da secreção biliar diretamente do fígado para o intestino, recomenda-se uma dieta normolipídica. 
				
		
		I e III
		
		Todas as alternativas acima estão incorretas
		
		I,II e III
		
		I e II
		
		II e III
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201511635562)
		Pontos: 0,1  / 0,1
A presença de púrpuras em membros superiores (MMSS) e membros inferiores (MMII) na Cirrose Hepática ocorre devido: 
				
		
		Aumento da melanina
 
		
		Diminuição das plaquetas
 
		
		Impregnação dos tecidos por ferro
 
		
		Derrame pleural
		
		Presença de icterícia
 
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201511635543)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		A desnutrição protéico-calórica vigente na pancreatite crônica resulta da seguinte alteração fisiopatológica:
				
		
		Aumento da secreção de insulina
 
		
		Aumento da secreção de gastrina
 
		
		Diminuição da síntese de fator intrínseco
 
		
		Deficiência na secreção de enzimas proteolíticas
		
		Constipação intestinal
 
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201511638728)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		As causas da pancreatite aguda são variadas, dentre as quais podem ser citadas: 
				
		
		doenças do trato biliar, medicamentosas e hipertrigliceridemia; 
		
		ingestão de álcool, doenças do trato biliar e hipercolesterolemia; 
		
		uso de laxativos, causas virais e ingestão de álcool. 
		
		causas virais, hipercolesterolemia e traumas abdominais; 
		
		ausência de fibras na dieta, ingesta de álcool e doenças do trato biliar; 
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201511642261)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		Nas hepatopatias, o surgimento de alterações neurológicas pode ser decorrente da deficiência na desaminação hepática do seguinte aminoácido:
				
		
		Valina
		
		Histidina
		
		Isoleucina
		
		Leucina
		
		Fenilalanina
		 1a Questão (Ref.: 201512634044)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		O Diabetes Mellitus Tipo 2 é responsável por 90 a 95 % do total de casos diagnosticados e resulta de defeitos na ação e secreção de insulina. No Diabetes Mellitus Tipo 2: 
				
		
		A glicemia de jejum encontra-se entre 80 a 90 mg/dL e a hemoglobina glicada menor que 5 %. 
		
		Os indivíduos raramente apresentam sobrepeso ou obesidade, sendo diagnosticados geralmente após os 40 anos de idade. 
		
		A resistência periférica a insulina pode resultar de um distúrbios na fase de ligação de insulina ao seu receptor (redução do número, afinidade ou presença de anticorpos anti-receptores), ou na fase pós-ligação (defeitos na cascata de fosforilação). 
		
		Há redução da gliconeogênese no jejum. O paciente geralmente possui redução nos triglicerídios e do LDL colesterol. 
		
		É verificado uma menor reabsorção renal de sódio e menor tônus simpático. 
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201512560055)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		A principal manifestação clínica do diabetes mellitus (DM) é a hiperglicemia. Marque a alternativa correta de acordo com a fisiopatologia do DM.
				
		
		O DM1 é recomendado o indivíduo reduzir peso para melhorar a sensibilidade à insulina.
		
		O DM2 ou resistência à insulina o indivíduo pode cursar com hiperinsulinemia.
		
		O diabetes mellitus tipo 1 ou insulino dependente o indivíduo tem um comprometimento na translocação do GLUT 4.
		
		O DM1 está associado com o estilo de vida quase sempre associado com obesidade e sedentarismo.
		
		O DM2 ocorre uma reação auto-imune levando a morte das células beta pancreática. 
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201511608506)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		Pacientes que possuem algum tipo de hepatopatia podem apresentar esteatorréia, cujo tratamento pode ser feito através de uma dieta: 
				
		
		Hipolipídica, com um aumento no fornecimento de gorduras proveniente de ácidos graxos de cadeia média. 
		
		Hiperlipídica, com aumento da ingestão de ácidos graxos de cadeia longa. 
		
		Hiperlipídica, com um aumento no fornecimento de gorduras provenientes de ácidos graxos de cadeia curta e longa. 
		
		Hipolipídica, com um aumento no fornecimento de gorduras provenientes de ácidos graxos de cadeia curta e longa. 
		
		Hipolipídica, com aumento da ingestão de ácidos graxos de cadeia longa. 
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201512590497)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		"A Síndrome Metabólica (SM), alvo de muitos estudos nos últimos anos, pode ser caracterizada por um grupo de fatores de risco (FR) inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribuem para o desenvolvimento de doença cardiovascular e(ou) Diabetes Mellitus do tipo 2. São considerados como FR: dislipidemia aterogênica (hipertrigliceridemia, níveis elevados de apolipoproteína B e de LDL-C e níveis baixos de HDL-C), hipertensão arterial, hiperglicemia e estado pró-inflamatório e pró-trombótico.
Os critérios clínicos e laboratoriais para o diagnóstico da SM são:
1. Glicemia de jejum ≥ 100 mg/dL; 2. HDL-C: Homens < 40 mg/dL e Mulheres < 50 mg/dL; 3. Triglicerídios ≥ 150 mg/dL ou em tratamento para hipertrigliceridemia; 4. Circunferência da cintura ≥ 102 cm para Homens ou ≥ 88 cm para Mulheres e 5. Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ≥ 130 x 85 mmHg ou em tratamento medicamentoso para HAS.
O número de alterações maior ou igual a três pode configurar o diagnóstico da SM. "
Third Report of the National Cholesterol Education Program Expert Panel on Detection, Evaluation, and Treatment of High Blood Cholesterol in Adults - NCEP-ATPIII. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado). 
Considerando os aspectos explicitados referentes à SM, analise as afirmações a seguir:
I. Alimentos como gema de ovo, vísceras, queijo tipo cheddar e camarões têm influência insignificante sobre os FR que aumentam a incidência da SM e, por conterem aminoácidos essenciais, importantes para a manutenção da massa magra nos pacientes com SM, podem ser consumidos à vontade.
II. Os altos níveis da proteína C reativa (envolvida em eventos cardiovasculares), do fator inibidor da ativação do plasminogênio (PAI-1) e do fibrinogênio caracterizam estado pró-inflamatório e pró-trombótico e estão associados à incidência da SM.
III. O excesso de peso corporal influi no desenvolvimento da SM, pois a obesidade contribui para hipertensão arterial, níveis elevados de colesterol total, baixos níveis de HDL-C e hiperglicemia.
IV. A resistência à insulina tem papel fundamental na gênese da SM, uma vez que a ausência deste hormônio contribui para a incidência de Diabetes insipidus.
V. A ingestão elevada de carboidratos (acima de 60% do total de energia) pode contribuir para hipertrigliceridemia, que é um dos FR da SM.
É correto apenas o que se afirma em:
				
		
		I, II e IV.
		
		I, II e V.
		
		II, III e V.
		
		I, III e IV.
		
		III, IV e V.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201512584772)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		Acerca do metabolismo dos carboidratos após a atividade física, marque a alternativa incorreta:
				
		
		Maior número de GLUT 4 na corrente sanguínea. 
		
		Fluxo sanguíneo aumentado para musculatura esquelética. 
		
		Maior número de GLUT 4 na membrana plasmática. 
		
		Os receptores de insulina estão mais sensíveis. 
		
		Maior atividade da glicogênio sintase. 
		1a Questão (Ref.: 201511642819)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		A
contagem de carboidratos é uma estratégia de plano alimentar que pode ser adotada por pessoas com Diabetes Mellitus, tipo II e baseia-se na quantidade total de carboidratos da dieta e na insulina. Considerando essa afirmação, como regra geral, a relação insulina/carboidratos de adultos é: 
				
		
		para cada 300g de carboidratos, são necessárias dez unidades de insulina. 
		
		para cada 10g de carboidratos, é necessária uma unidade de insulina. 
		
		para cada 15g de carboidratos, é necessária uma unidade de insulina. 
		
		para cada 20g de carboidratos, são necessárias duas unidades de insulina. 
		
		para 200g por dia de carboidratos, são necessárias dez unidades de insulina. 
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201511608510)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		Paciente desnutrido, apresentando dor abdominal, náuseas e esteatorréia, foi diagnóstico com pancreatite crônica. O tratamento dietoterápico consiste, geralmente, em fornecer dieta: 
				
		
		Hipercalórica, hipolipídica e hipoprotéica. 
		
		Hipercalórica, normo ou hiperlipídica e hiperprotéica. 
		
		Hipercalórica, hiperlipídica e hiperprotéica. 
		
		Hipercalórica, hipolipídica e hiperprotéica. 
		
		Hipercalórica, normolipídica e hipoprotéica. 
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201512476618)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		No que diz respeito à caquexia cardíaca é correto afirmar:
				
		
		Frequentemente ocorre um aumento da assimilação de calorias ingeridas devido à redução do metabolismo basal
		
		A quantidade de carboidrato da dieta vai depender da glicemia e do dióxido de carbono peoduzido (pCO2 arterial)
		
		A dispnéia sempre presente neste tipo de paciente pode ser minimizada por um aporte adequado de calorias, evitando o excesso de carboidratos.
		
		As dietas devem ser hipocalóricas (cerca de 1.000 a 1.200kcal) para promover a perda de peso e facilitar o trabalho cardíaco
		
		Ganho de peso pode chegar a 20% do peso habitual devido a restrição hídrica
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201511644041)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		Com relação ao tratamento dietoterápico para pacientes portadores de pancreatite crônica, avalie as asserções a seguir.
A substituição de óleo de soja pelo triglicerídeo de cadeia média (TCM) é uma conduta adequada para pacientes portadores de pancreatite crônica.
PORQUE
Os triacilgliceróis de cadeia longa (TCL) presentes no óleo de soja, ao contrário do TCM, requerem as lipases pancreáticas para serem desdobrados e absorvidos no intestino delgado.
Acerca das asserções acima, assinale a opção correta.
				
		
		As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
		
		A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. 
		
		As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
		
		As duas asserções são proposições falsas.
		
		A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa. 
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201511636727)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		A suplementação de vitaminas e minerais é necessária em todos os pacientes com insuficiência hepática devido ao papel íntimo do fígado no transporte, armazenamento, e metabolismo dos nutrientes além dos efeitos colaterais das drogas. O pacientes hepatopata com sangramento, em uso de antibióticos e colestiramina deverá receber suplemento principalmente de: 
				
		
		Zinco
		
		Folato
		
		Niacina
		
		Tiamina
		
		Vitamina K
		 1a Questão (Ref.: 201512634099)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		Com relação à Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), marque a alternativa correta:
				
		
		O sódio deve ser aumentado devido estimular o aumento da diurese.
		
		O potássio deve ser restringido porque é considerado um nutriente diurético.
		
		O magnésio é cofator da enzima responsável pela síntese do óxido nítrico um potente vasodilatador.
		
		A hipocalcemia aumenta os níveis do paratormônio sendo este um hormônio hipotensor.
		
		O cálcio deve ser restringido devido participar do processo contração da musculatura vascular lisa.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201511635502)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		Assinale verdadeiro ou falso para as afirmativas abaixo e identifique a sequência correta.
I) A albuminúria é considerada um marcador da Doença Renal Crônica, favorecendo principalmente a avaliação da lesão renal; 
II) A prevalência de desnutrição em pacientes em Hemodiálise (HD) é na ordem de 20-70%, sendo normalmente relacionada à ingestão alimentar inadequada e à inflamação; 
III) A literatura afirma que pacientes em HD devem manter um alto IMC (ideal > 23 kg/m2) e que quanto maior o IMC, há menor risco de mortalidade neste grupo. Este fenômeno é reconhecido como epidemiologia reversa; 
IV) Quando o paciente apresenta elevado ganho de peso interdialítico, apresenta mais chance de crises de hipotensão e cãibras durante a HD; 
 
				
		
		V, F, V, V
 
		
		V, V, V, V
 
		
		F, V, V, F
 
		
		F, F, V, V
		
		V, V, V, F
 
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201512604888)
		Pontos: 0,1  / 0,1 
		Entre as recomendações para a redução do LDL e do Colesterol total, está o consumo de ácido graxo poli-insaturado. Entre as outras recomendações apontadas nos itens abaixo, qual delas NÃO se enquadra neste mesmo contexto?
				
		
		Consumir lipídios saturados como carnes vermelha e produtos lácteos com alto teor de gordura devido a melhor resposta hormonal.
		
		Comer mais proteínas vegetais, incluindo ervilhas, feijões e nozes; 
		
		Escolher alimentos ricos em acido graxo ômega 3, como peixes gordurosos (salmão, atum, truta arenque e cavala), nozes, linhaça e vegetais verdes; 
		
		Comer sete ou mais porções de frutas e vegetais por dia; 
		
		Usar óleos monoinsaturados, como azeite de oliva e óleo de abacate; 
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201512261737)
		Pontos: 0,0  / 0,1 
		A doença renal crônica é definida como anormalidades na estrutura ou na função renal, presente por mais de 3 meses, com complicações para a saúde. Esta doença afeta entre 8 e 16% da população mundial. Em relação ao tratamento nutricional na doença renal crônica na fase pré-diálise, assinale a alternativa correta:
				
		
		Em indivíduos com doença renal crônica na fase pré-diálise, não se recomenda ingestão de proteína inferior a 1,1g/kg/dia, pois esta quantidade de proteína está associada com níveis séricos baixos de albumina e com um aumento na mortalidade.
		
		Em relação à ingestão de carboidrato, recomenda-se que 35% do valor energético total da dieta seja de carboidrato nos indivíduos com doença renal crônica na fase pré-diálise
		
		O KDIGO, publicado em 2013, sugere a diminuição da ingestão de proteínas para 0,8 g / kg / dia em adultos com diabetes ou sem diabetes e TFG < 30 ml / min / 1,73 m2 ( TFG categorias G4- G5).
		
		Em adultos com doença renal crônica em risco de progressão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais