Buscar

O Lúdico na Aprendizagem Infantil

Prévia do material em texto

O LÚDICO E A APRENDIZAGEM
Tayane Caroline Ascanio Muniz RU: 1163168
UNINTER
RESUMO
Este artigo tem como objetivo abordar o lúdico como forma de aprendizagem, seus resultados para as crianças e as maneiras como podem ser trabalhadas de uma forma que não fique maçante. Oferecendo exemplos de brincadeiras que podem ser desenvolvidas no dia a dia. Não apenas o brincar por brincar, mas brincar aprendendo. Também será comentado sobre a importância da contação de histórias no desenvolvimento dos pequenos. Um trabalha que foi feito com embasamento em crianças que frequentam o CMEI. A história contada na apresentação na faculdade foi escolhida por ter sido já trabalhada com as crianças e assim por ter mais facilidade a sua exposição, ter recursos já confeccionados, música apropriada e principalmente por eles gostarem muito. O lúdico na educação infantil tem sido de extrema importância no aprendizado das crianças, ajudando em todo seu desenvolvimento, e para que isso ocorra são necessários recursos e força de vontade para buscar informações e qualificação para um bom trabalho.
Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Desenvolvimento.
O LÚDICO E A APRENDIZAGEM
De acordo com Costa (2005), citado por Rau (2012, pág.30) A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras e a palavra é relativa também a conduta daquele que joga, que brica e que se diverte.
Ou seja, ele possibilita a aprendizagem e o desenvolvimento do educando, e como educadores devemos levar a sério, nos colocando como agentes do processo, proporcionando atividades que interajam o ensino e a brincadeira. Sem perceber a criança vai se desenvolvendo e aumentando seu conhecimento. Proporcionando avanços, sem muitos esforços.
Com trabalhar com as crianças?
Para se trabalhar com as crianças, é necessário primeiro saber os materiais adequados e a sua idade, para então desenvolver a atividade e atender as suas necessidades.
Segundo RAU (2012, pág.36) 
A educação é um processo historicamente construído, e o educador possui um papel nesse processo, devendo estimular a buscar sua identidade e a atuar de forma critica e reflexiva na sociedade. O enfoque atual ofertado aos jogos infantis incentiva educadores e pesquisadores da educação a valerem-se desses instrumentos em sua pratica como recurso pedagógico para promover a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
É interessante que quando se trabalha a brincadeira, devemos envolver também a bagagem que a criança traz de casa, seus ensinamentos e modo de entender as coisas. Podemos destacar como conteúdo trabalhado: o estímulo neuro-sensório motor, as descobertas, a socialização, integração com a natureza e os colegas, etc.
Segundo (Jussara de Barros, 2016) “Algumas atividades para serem desenvolvida na Educação Infantil”:
Caixa de Sensações: o professor pode encapar uma caixa de tênis fazendo um furo em forma de círculo, com dez centímetros de diâmetro. O professor deverá organizar materiais como retalhos, flocos de algodão, pedaços de lixa, tampinhas, caixinhas e outros objetos e ir colocando-os por uma das extremidades, a fim de que a criança, com a mão do outro lado, identifique o material;
De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro;
Dentro e Fora: Fazer uma forma geométrica bem grande no chão e pedir que as crianças entrem na delimitação desse espaço. Se quiser o professor poderá fazer outra forma dentro da que já fez onde irá pedir que os alunos adentrem também, explorando ainda que se a forma é pequena eles irão ficar apertados;
Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E A APRENDIZAGEM
A história escolhida foi a dos Três Porquinhos, por ter já sido trabalhada com as crianças da Educação Infantil para ajudar na desenvoltura diante dos pequenos. A preparação para a contação ocorreu durante duas semanas, escolhendo a história e fazendo algumas modificações no texto. Em seguida foi encontrada uma música referente ao tema proposto e que já é usada com crianças, um vídeo da internet, letra e desenhos para pintura. O material para a encenação foi emprestado de uma das professoras do CMEI.
Quando se fala em contar uma história, nos vem à mente pegar um livro e ler somente. Mas sabemos que na verdade não é bem assim. Para que se conte uma história é necessário um preparo e escolhas que remetem dedicação e esforço, daqueles que decidem passar para as crianças, aquilo que querem que elas aprendam, se desenvolvam, e principalmente gostem de ler.
Segundo (Marta Morais, 2013, pág.41) “Para que o professor possa realizar escolhas de obras apropriadas e recursos metodológicos eficazes, ele deve adquirir um conjunto de ensinamentos”:
O conhecimento de um acervo literário representativo;
O domínio de critérios de julgamento estético, que permitam a seleção de obras de valor;
O conhecimento do conjunto literário destinado às crianças. Considerando-se sua trajetória histórica. Assim como os autores atuais, nacionais e estrangeiros mais representativos;
A manipulação de técnicas e métodos de ensino que socorrem e auxilie o mestre no processo de incremento a leitura.
Ou seja, gostar de ler, é um processo lento e progressivo, que requer dos professores esforço e empenho, para que eles possam achar sentido e gosto pela leitura. E passar às crianças a importância de ler os livros.
“Quando as crianças ouvem histórias elas estão aprendendo muitas coisas, que ajudam no seu desenvolvimento, entre elas podemos citar conforme” (Ricardo Bernardi, 2014):
O incentivo a imaginação e a leitura;
Ampliação do repertorio cultural;
Desenvolvimento da linguagem;
Ampliação do vocabulário;
Formação do caráter.
Sabemos das dificuldades daqueles que não sabem ler, e como eles gostariam de saber. Por isso precisamos dar valor desde pequenos, incentivar os pais para que eles também trabalhem em casa com seus filhos. E que faça da leitura um hábito no lar e aonde quer que vá. Aprender que ler não é um fardo mais sim uma bagagem de aprendizagem, que nos impulsiona para o avanço. Para uma melhor compreensão das coisas.
“Ensinar a ler é uma questão de compartilhar. Compartilhar objetivos, compartilhar tarefas, compartilhar os significados construídos em torno delas”. (Marta Morais, 2013, pág.45)
REFERÊNCIAS
BARROS, JUSSARA. Dez jogos e brincadeiras para educação infantil. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/dez-jogos-brincadeiras-para-educacao-infantil.htm>. Acesso em: 08 de Novembro de 2016.
BERNARDI, RICARDO. 10 benefícios que a leitura pode lhe proporcionar. Disponível em: <http://consultoria.rbtech.info/beneficios-leitura-proporciona/>. Acesso em 09 de Novembro de 2016.
COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil- Curitiba: InterSaberes, 2013. 41,45 p.
EDUCAR PARA CRESCER. Como ensinar a seu filho que ler é um prazer. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml>. Acesso em 08 de Novembro de 2016.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica- Curitiba: InterSaberes, 2012. 30,36 p. (Serie Dimensões da Educação).

Continue navegando