Buscar

DIREITO CIVIL III SIMULADO AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL III
	Simulado: CCJ0014_SM_AV1_201701097613 V.1 
	Aluno(a): MATHEUS FAVA PACHER
	Matrícula: 201701097613
	Acertos: 1,4 de 2,0
	Data: 05/09/2018 00:07:48 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201702275244)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	b) a exigência da boa-fé se limita ao período que vai da conclusão até a execução do contrato.
	
	d) a função social justifica o descumprimento do contrato, com fundamento exclusivo na debilidade financeira.
	 
	a) o princípio da autonomia privada, segundo o qual o sujeito de direito pode contratar com liberdade, está limitado à ordem pública e à função social do contrato.
	
	c) segundo o entendimento sumular, a cláusula contratual limitativa de dias de internação hospitalar é perfeitamente admissível quando comprovado que o contratante do seguro saúde estava ciente do seu teor.
	
	e) os contratos atípicos não exigem a observância rigorosa das normas gerais fixadas no Código Civil, pois que nestes casos os contratantes possuem maior liberdade para contratar.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702171618)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Em relação aos contratos, analise as afirmativas abaixo e ao final assinale a alternativa correta de acordo com o Código Civil Brasileiro: I. É ilícito as partes estipular contratos atípicos por expressa vedação legal; II. Nos contratos de adesão são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio; III. A herança de pessoa viva pode ser objeto de contrato, cuja execução ficará condicionada à implementação de condição suspensiva; IV. A proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio ou das circunstâncias do caso.
		
	
	As alternativas I e III estão corretas;
	 
	As alternativas II e IV estão corretas;
	
	As alternativas I e II estão corretas;
	
	As alternativas II e III estão corretas;
	 
	As alternativas III e IV estão corretas;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702279763)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação a Teoria Geral dos Contratos no que diz respeito a sua formação, marque a alternativa incorreta:
		
	 
	A contraproposta é considerada como uma nova proposta, havendo, pois inversão da polaridade da relação contratual inicial (o policitante passa a ser policitado e vice-versa). Em nosso direito contratual não é admitida.
	
	Considera-se celebrado o contrato no lugar em que ele foi proposto.
	
	Na formação dos contratos, nas negociações preliminares (pontuação) ocorrem as tratativas para a celebração do contrato, não havendo vínculo jurídico entre os negociantes, portanto, a não conclusão do contrato não gera responsabilidade civil contratual.
	
	A policitação (proposta ou oblação) compreende a fase em que é feita a oferta por parte do proponente para que o solicitado emita seu consentimento.
	
	A proposta é uma declaração unilateral de vontade receptícia, estando sujeita à aceitação da outra parte para que produza seus efeitos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702072936)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a aplicação da Cláusula da Boa-Fé Objetiva nos contratos, assinale a alternativa falsa:
		
	
	O pagamento feito reiteradamente em outro local, fazendo presumir renúncia do credor relativamente ao lugar do pagamento previsto no contrato, configura hipótese de aplicação da regra da supressio e surrectio, à medida que extingue uma prerrogativa do credor e faz nascer um direito do devedor.
	
	Segundo a regra do venire contra factum proprium, se foi estabelecido o costume de o oblato executar o pagamento da mercadoria enviada sem emitir qualquer declaração, ele não poderá se esquivar da formação do vínculo ao argumento de que não houve aceitação expressa.
	
	Os deveres anexos da Boa-Fé Objetiva constituem fonte autônoma das obrigações que incide não somente antes da celebração dos contratos, mas durante e mesmo após sua execução.
	
	A boa-fé objetiva pode ser compreendida como a exigência de conduta leal, proba, dos contratantes, tomada a partir de um enfoque social.
	 
	Os contratos praticados por absolutamente incapazes relativos aos chamados atos cotidianos ou contatos sociais habituais, como, por exemplo, transporte urbano ou aquisição de lanche na escola com a mesada fornecida pelos pais, sujeitam-se à sanção de nulidade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702104372)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São os seguintes os princípios introduzidos pelo atual Código Civil no direito contratual brasileiro:
		
	
	igualdade das partes, efeitos do contrato somente em relação às partes contratantes e pacta sunt servanda.
	 
	dignidade da pessoa humana, função social do contrato; boa-fé objetiva e justiça contratual.
	
	autonomia das vontades das partes, força vinculante do contrato e igualdade das partes contratantes.
	
	obrigatoriedade do contrato, delação da lide e justiça conceitual
	
	função social do contrato, boa-fé objetiva, autonomia das vontades das partes e intangibilidade do conteúdo do contrato.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201701886713)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Aplicada em: 2015 - Banca: CESGRANRIO - Órgão: Petrobras - Prova: Advogado Júnior) Sr. X e Sra. K pretendem encetar uma relação contratual e, para alcançar o seu objetivo, procuram um advogado. O advogado lhes apresenta várias possibilidades e alerta que o Código Civil Brasileiro, como limitador da liberdade de contratar, estabelece, dentre outras, a necessidade de se observar a
		
	
	conexão externa
	
	ambiguidade clausular
	 
	função social
	
	igualdade absoluta
	
	renúncia antecipada
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201702128030)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC ¿ 2016 ¿ Prefeitura de Teresina/PI ¿ Técnico de Nível Superior ¿ Advogado) Paulo, Pedro e João firmaram um contrato, estabelecendo que, quando seu pai, ainda vivo, falecer, a herança será assim distribuída: metade para Paulo, 1/4 para Pedro e 1/4 para João. Esse contrato é
		
	
	anulável.
	
	sempre válido.
	 
	nulo.
	
	válido se não existirem outros herdeiros.
	
	válido se não prejudicar credores.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201702275056)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	2- Em relação ao Direito dos Contratos, pode afirmar que:
		
	
	A boa-fé objetiva não pode ser compreendida como a exigência de conduta leal, proba, dos contratantes, tomada a partir de um enfoque social.
	
	Quando determinada cláusula mostra-se obscura e passível de dúvida, alegando um dos contratantes que não representa com fidelidade a vontade manifestada na celebração da avença, e tal alegação resta demonstrada, não deve prevalecer a declaração em detrimento da literalidade do texto.
	
	A interpretação contratual é dita declaratória quando tem como objetivo o aproveitamento do contrato, mediante o suprimento das lacunas e pontos omissos deixados pelas partes.
	 
	Todas as altermativas acima estão corretas
	 
	O princípio da boa-fé objetiva também está contido em uma cláusula geral e, como tal, se revela vinculante, sobretudo do ponto de vista axiológico, pois permite sejam permeados valores constitucionais a orientar a autonomia contratual.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201701981873)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Sobre a formação e interpretação dos contratos, podemos afirmar:
		
	
	No caso de contrato de adesão firmando tendo como partes duas pessoas capazes, agindo no exercício de sua atividade profissional, é válida a cláusula de renúncia antecipada do aderente, mesmo quando se trate de direito resultante da natureza do negócio.
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Somente quando evidenciada uma relação de consumo, é possível sustentar o princípio da interpretação mais favorável ao aderente, emsede de contrato de adesão.
	 
	Pode-se revogar a oferta ao público, pela mesma via da sua divulgação, desde que ressalvada essa faculdade no instrumento que contemple a oferta realizada.
	
	A função social do contrato e o princípio da boa-fé objetiva não constituem limitadores da liberdade de contratar, quando presentes na relação jurídica, como partes, pessoas capazes agindo no exercício de sua atividade profissional.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201702252091)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Observada a disciplina contida no Código Civil em vigor, assinale a única alternativa que contém a afirmação INCORRETA:
		
	
	Não pode ser objeto de contrato herança de pessoa viva.
	 
	Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas ambíguas, contraditórias ou que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
	
	Na formação dos contratos, se a retratação do proponente chegar ao conhecimento da outra parte antes da proposta, ou simultaneamente a esta, deixará de ser obrigatória.
	 
	Reputar-se-á celebrado o contrato no lugar em que foi proposto, sendo absolutamente, vedado o princípio autonomia da vontade das partes elegerem um foro competente (foro de eleição).
	
	Os princípios da probidade e boa-fé não precisam ser observados nas primeiras tratativas contratuais, sendo exigidos somente na execução do contrato.

Continue navegando