Buscar

665658

Prévia do material em texto

CURSO DE FISIOTERAPIA
PROF. ALANE MACATRÃO
HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA 
Natal, 23 de Setembro de 2014 
*
Instituições, órgãos e entidades Acadêmicas relevantes
*
*
*
Ensino Superior no Brasil
O ensino superior no Brasil foi implantado tardiamente se comparado aos demais países
Primeiros cursos superiores surgiram em 1808 quando da chegada de D. João VI à Bahia – Faculdade de Cirurgia e, posteriormente no Rio de Janeiro – Faculdade de Cirurgia, Escola de Belas Artes e a Academia Real Militar
 A primeira Universidade foi implantada já no século XX, ao contrário dos países europeus que tiveram as suas funcionando desde o século XVI.
FISIOTERAPIA
*
*
No século XX foi aprovado o Estatuto das Universidades Brasileiras em 1931
1948 o governo encaminha ao Congresso Nacional o projeto de Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, só promulgada em 1961, através da Lei nº 4.024.
Ensino Superior no Brasil
FISIOTERAPIA
*
*
A LDBEN surgiu das discussões sobre a necessidade de ajustar o ensino superior a nova ordem internacional e às novas exigências do mercado de trabalho
Segundo a LDBEN, a educação superior:
“... é ministrada em instituições de ensino superior, públicas ou privadas, com variados graus de abrangência ou especialização, abertas a candidatos que tenham concluído o ensino médio, com prazo limitado para CREDENCIAMENTO, AUTORIZAÇÃO e RECONHECIMENTO de seus cursos, sendo renovados periodicamente após processo regular de avaliação”.
Ensino Superior no Brasil
FISIOTERAPIA
*
*
CURSOS DE GRADUAÇÃO
Abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e se classificado em processo seletivo;
 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
a) Pós-graduação stricto sensu: mestrado e doutorado;
b) Pós-graduação lato sensu: Especialização (com duração mínima de 360 horas)
 
Ensino Superior no Brasil
FISIOTERAPIA
*
*
Resolução CNE/CES nº4/2002: Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia;
Parecer C$E/CES 329/2004: fixou a carga horária mínima dos cursos de graduação, bacharelado, modalidade presencial, estabelecendo para os cursos de fisioterapia uma carga horária mínima de 3.200 horas;
Ensino Superior no Brasil
FISIOTERAPIA
*
*
Resolução C$E/CES nº 04/2009: integralização com carga horária mínima = 3.200 horas Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional 
4.000 = Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, e fixando os tempos mínimos e máximos para integralização curricular por curso, de acordo com o que preceitua a Resolução CNE/CES nº 02/2007.
Ensino Superior no Brasil
FISIOTERAPIA
*
*
Ensino Superior no Brasil
As DCN/FISIO foram aprovadas, após grandes discussões em que participaram representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), a ABENFISIO, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e docentes reunidos em Fóruns de debates.
Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Fisioterapia
FISIOTERAPIA
*
*
Art. 3º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
O Curso de Graduação em Fisioterapia tem como PERFIL DO FORMANDO EGRESSO/PROFISSIONAL o Fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.
 
*
*
Art. 3º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade.
Objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
*
*
Art. 4º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
Competências e habilidades gerais:
	I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. 
	
*
*
Art. 4º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
	II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. 
	
	
*
*
Art. 4º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
	III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. 
	A comunicação envolve comunicação verbal, não- verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
*
*
Art. 4º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
	IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. 
	A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
*
*
Art. 4º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
	V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; e
*
*
Art. 4º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
	VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. 
	
*
*
Art. 6º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
	Art. 6º Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Fisioterapia devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em fisioterapia. Os conteúdos devem contemplar:
*
*
Art. 6º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
	I - Ciências Biológicas e da Saúde – incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos;
	II - Ciências Sociais e Humanas – abrange o estudo do homem e de suas relações sociais, do processo saúde-doença nas suas múltiplas determinações, contemplando a integração dos aspectos psico-sociais, culturais, filosóficos, antropológicos e epidemiológicos norteados pelos princípios éticos. Também deverão contemplar conhecimentos relativos as políticas de saúde, educação, trabalho e administração;
*
*
Art. 6º - Resolução CNE/CES/2002
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
	III - Conhecimentos Biotecnológicos - abrange conhecimentos que favorecem o acompanhamento dos avanços biotecnológicos utilizados nas ações fisioterapêuticas que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes a pesquisa e a prática clínica fisioterapêutica; e
	IV - Conhecimentos Fisioterapêuticos - compreende a aquisição de amplos conhecimentos na área de formação específica da Fisioterapia: a fundamentação, a história, a ética e os aspectos filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes níveis de intervenção. 
*
*
Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia
Objetivo
Formar um profissional generalista, crítico, ético, humanista, reflexivo, competente comprometido com a saúde pública e privada do país,de forma a estar capacitado para atuar em todos os níveis de atenção a saúde, nos diversos níveis de complexidade de intervenção em saúde, baseado no rigor científico e intelectual, nas mais diversas áreas da Fisioterapia.
FISIOTERAPIA
*
*
 Avaliação: 
Inclui o exame, através da coleta de dados, de indivíduos ou grupos, com perdas reais ou potenciais da capacidade de movimento, limitações funcionais, debilidades, incapacidades ou outras condições de saúde que afetem o movimento.
FISIOTERAPIA
*
*
 Diagnóstico:
É o resultado do processo de raciocínio clínico e normalmente é expresso em termos de disfunção do movimento, podendo também se enquadrar nas categorias de debilidades, limitações funcionais, incapacidades, deficiências ou síndromes;
  
FISIOTERAPIA
*
*
Planejamento: 
Inicia-se, com a determinação da necessidade da intervenção fisioterapêutica e conduz à elaboração e ao desenvolvimento de um plano de intervenção, que inclui o estabelecimento de metas e resultados objetivos e mensuráveis, os quais são explicados, negociados e construídos em colaboração com o paciente, seus familiares ou cuidadores. Pode também conduzir à referência a outros profissionais, nos casos que em a Fisioterapia não esteja indicada;
FISIOTERAPIA
*
*
 Intervenção: 
Ela é implementada e modificada de forma a se atingir os objetivos acordados na fase de planejamento das ações. 
A intervenção pode também ser dirigida à prevenção de debilidades, limitações funcionais, incapacidades e lesões, incluindo a promoção e a manutenção da saúde e a melhora da qualidade de vida da população. 
·
FISIOTERAPIA
*
*
Reavaliação e alta: 
O paciente é reexaminado, com o objetivo de se avaliar os resultados das metas e objetivos terapêuticos instituídos na fase de planejamento e para determinar suas condições de alta ou término do processo de intervenção. 
FISIOTERAPIA
*
*
ABENFISIO
Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia
FISIOTERAPIA
Entidade importante para a construção das leis de diretrizes de base 
*
*
Objetivos da ABENFISIO
Subsidiar o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão; 
Auxiliar na criação, revisão e adequação de Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Formação - educação continuada/permanente dos Associados e Fisioterapeutas docentes ou não; 
Prezar pelos interesses da Fisioterapia principalmente no que tange ao Ensino, Pesquisa e Extensão, no âmbito da Graduação e Pós-Graduação; 
FISIOTERAPIA
*
*
Estabelecer intercâmbio com entidades nacionais e internacionais representativas de docentes, discentes e profissionais da Fisioterapia e de outras categorias profissionais; 
Propor e apoiar políticas que garantam a qualidade e a excelência do Ensino em Fisioterapia; 
FISIOTERAPIA
*
*
Defender os interesses da Fisioterapia nas Instituições de Ensino Superior, nas instâncias do Estado e em outras Entidades de representação; 
Celebrar convênios, acordos, contratos ou ajustes com entidades públicas ou privadas, nacionais ou não, para a realização de seus objetivos. 
FISIOTERAPIA
*
*
Matriz Curricular - 213
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
Ver arquivo!
*
*
Material Complementar
NOME DA ÁREA/CAMPUS
FISIOTERAPIA
site da ABENFISIO
http://www.coffito.org.br
 http://www.fisiobrasil.com.br
Material que está no Sistema;
Nome da área
*
*
*

Continue navegando