Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

5 
 
5 
 
4 
 
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LUCAS DA SILVA BOTELHO
STHEFAN BROCKMANN
 
 
 
 
 
 
 
 
O ensino do Futsal nas aulas de Educação Física escolar em sua dimensão atitudinal.
 
 
 
 
 Nova Friburgo – RJ 
 
2018
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
 
 
 
 
LUCAS DA SILVA BOTELHO
STHEFAN BROCKMANN
 
 
 
O ensino do Futsal nas aulas de Educação Física escolar em sua dimensão atitudinal.
 
 
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à 
Universidade Estácio de Sá como parte dos requisitos necessários à graduação no Curso de Educação Física. 
 
 
Orientador: Prof.ª Maria Fátima Paiva da Silva, M.Sc. 
 
 
 
 
 
Nova Friburgo – RJ 
2018 
LUCAS DA SILVA BOTELHO
STHEFAN BROCKMANN
 
 
 
O ensino do Futsal nas aulas de Educação Física escolar em sua dimensão atitudinal.
 
 
 
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à 
Universidade Estácio de Sá como parte dos requisitos necessários à graduação no Curso de Educação Física. 
 
 
Aprovado em __ de ________________ de 2018 
 
BANCA EXAMINADORA 
 
___________________________________________ 
Prof. Savio Badini, Esp. 
Universidade Estácio de Sá 
 
 
 
 _________________________________________ 
Prof.: Claudio Cirto, Esp. 
Universidade Estácio de Sá.
 ___________________________
 Prof. Orientador: Maria Fátima Paiva da Silva, M.Sc.
Universidade Estácio de Sá 
Resumo do trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Estácio de Sá como parte dos requisitos necessários para obtenção do grau no Curso de Graduação em Educação Física. 
 
 
A utilização da mídia televisiva e internet como recursos pedagógicos auxiliares nas aulas de Educação Física 
 
 
 
LUCAS DA SILVA BOTELHO 
STHEFAN BROCKMANN
 
 
 
Novembro/2018 
 
 
Orientador: Prof.ª Maria Fátima Paiva da Silva, M.Sc. 
Resumo:
O presente estudo teve como objetivo analisar a utilização da mídia televisiva e internet como recursos pedagógicos auxiliares nas aulas de Educação Física, para isso aplicou-se um formulário entre professores de Educação Física da cidade de Nova Friburgo – RJ. A pesquisa se classifica como descritiva com Survey. A amostra contou com dezoito (18) professores, sendo nove (9) da rede privada, cinco (5) da rede pública de ensino e quatro (4) que lecionam em ambas as redes de ensino. O estudo pode evidenciar que a grande maioria dos professores é a favor da utilização da mídia como recurso nas aulas de Educação Física, mostrou também que a rede privada de ensino se encontra mais preparada para respaldar os professores quanto à utilização destes novos recursos, já a rede pública necessita de investimento para oferecer novas possibilidades tanto para os professores quanto para os alunos. 
 
Palavras-Chave: Mídia. Educação Física. Recursos Pedagógicos. TIC’s. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Summary of the work of completion presented to Estacio de Sa University as part of the requirements for the degree in the Graduate Course in Physical Education. 
 
 
The use of television and internet media as auxiliary pedagogical resources in 
Physical Education classes 
 
 
 
LUCAS DA SILVA BOTELHO 
STHEFAN BROCKMANN
 
 
Nov/2017 
 
 
Guiding: Prof.: Maria Fátima Paiva da Silva, M.Sc. 
 
The present study aimed to analyze the use of television and internet media as auxiliary pedagogical resources in Physical Education classes, for this, a form was applied with Physical Education teachers of the city of Nova Friburgo - RJ. The research is classified as descriptive with Survey. The sample had eighteen (18) teachers participating, being nine (9) of the private service, five (5) of the public school system and four (4) working for both teaching networks. The study may evidence that the majority of teachers are in favor of using the media as a resource for classes of Physical Education, also showed that the private school system is more prepared to support teachers in the use of these new resources, but the public network needs investment to offer new possibilities for both teachers and students. 
 
Keywords: Media. Physical Education. Pedagogical Resources. ICT. 
1 INTRODUÇÃO 
 
 
 
 
2. REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Cidadania e seus Significados 
A palavra “ cidadania ” vem do latim Civita tem que significa cidade. Nessa fase, cidadania limitava - se apenas como participação política de algumas classes sociais. Pode - se dizer que na Grécia antiga, cidadania era confundida com o próprio conceito de naturalidade, visto que cidadãos eram somente as pessoas nascidas em solo Grego, só esses podiam exercer e usufruir dos direitos políticos, devido ao regime Aristocrático, (MELO, 2014). Portanto, para Melo (2014) “ tanto na Grécia como em Roma, cidadania apresentava - se como um direito de poucos, havendo uma discrepância entre o discurso teórico e à prática na sociedade ”. De acordo com Melo (2014), com o passar do tempo a cidadania passou a sofrer mudanças no seu conceito, sofrendo influências no período da Idade Média com o feudalismo que sucedeu a queda do Império Romano e dando espaços para questões religiosas, do qual a colocou em estado de segundo plano. Porém, num período conhecido como Baixa Idade Média reaparece a noção de estado centralizado e com ele a clássica visão da cidadania, ligada aos direitos políticos. Continuamente, segundo Melo (2014), mudanças sociais advindas do fenômeno da cristianização passaram a exigir uma reformulação no conceito de cidadania, que já não atendia as necessidades daquela ocasião, surgindo então, a semente da ideia de igualdade. Ainda com Melo (2014), o Iluminismo trouxe a transição e transformação de ideias políticas, artísticas e econômicas, que contribuíram para o nascimento de um ideal de liberdade. A primeira e a segunda guerra mundial foram decisivas para a mudança de ideologia sobre a cidadania “ o medo advindo das atrocidades praticadas e alicerçadas pela legalidade fez com que órgãos internacionais e a própria sociedade civil passassem a entender cidadania como algo indissociável dos direitos humanos ” (MELO, 2014, p.3). Consequentemente, Melo (2014) ressalta que o conceito de cidadania passou a ser mais amplo, deixando de limitar - se apenas a participação política do indivíduo, mas também com o dever do Estado em oferecer as condições necessárias para o exercício desse direito e a proteção ao direito à vida, à educação, à informação e à participação nas decisões públicas. A cidadania no Brasil passou por diversos processos evolutivos, através dos movimentos sociais e lutas de classes, desde a abolição da escravatura e a conquista do voto feminino (MELO, 2014). A expressão cidadania aparece logo no artigo 1º da Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988, p.1) que preconiza: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito federal, constituiu - se em estado democrático de Direito e tem como fundamentos: II - A cidadania; A cidadania é uma conquistada diariamente. Não há como compreendermos o conceito de cidadania sem considerarmos seus vários aspectos.
Pode-se dizer que na Grécia antiga, cidadania era confundida com o próprio conceito de naturalidade, visto que cidadãos eram somente as pessoas nascidas em solo Grego, só esses podiam exercer e usufruir dos direitos políticos, devido ao regime Aristocrático, Portanto, para Melo «tanto na Grécia como em Roma, cidadania apresentava-se como um direito de poucos, havendo uma discrepância entre o discurso teórico e à prática na sociedade». Consequentemente, Melo ressalta que o conceito de cidadania passou a ser mais amplo, deixando de limitar-se apenas a participação política do indivíduo, mas também com o dever do Estado em oferecer as condições necessárias para o exercício desse direito e a proteção ao direito à vida, à educação, à informação eà participação nas decisões públicas.
2.2 Ensino do Futsal na perspectiva da Cidadania
O futebol de salão, mais conhecido como futsal, tem duas versões sobre sua origem. Uma das versões é que o futsal se originou no Brasil, por volta de 1940, em São Paulos, através da Associação Cristã de Moços, devido à escassez de campos de futebol livres, começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei. 
Há também uma versão tida como a mais provável, de que o futsal foi inventado no Uruguai, pela Associação Cristã de Moços de Montevidéu, através do professor Juan Carlos 
Ceriane, do qual chamou o esporte de Indoor-foot-ball (Confederação Brasileira de Futsal, 1979). Para Voser e Giusti (2002, p.24): 
Existe uma controvérsia quanto ao surgimento do futsal. Visto que, durante a década 1930, surgiu simultaneamente no Uruguai e no Brasil, o Futebol de salão, sendo que, no Brasil, era praticado em quadras e pequenos salões da Associação Cristã de Moços (ACM), mas foi em Montevidéu, no Uruguai, que surgiram as primeiras regras, derivadas do Basquetebol, Handebol e Polo Aquático, com o objetivo de organizar a prática do Futsal. Já a partir da década de 1950, o esporte havia se popularizado por todo o país, o que ocasionou o surgimento de Federações e Confederações, elaborando suas regras e campeonatos. 
 Fonseca (2007, p.20) ressalta ainda a imprecisão em se definir a “verdadeira” origem do futsal: “Falar de Brasil e Uruguai, na origem do Futsal, já é indicativo de versões opostas. Relatos e publicações históricas não permitem saber, precisamente, em qual desses dois países a modalidade foi gerada, revezando-se quanto ao seu nascimento”. Conforme a CBFS (1979), o futsal hoje é um dos esportes mais praticados nas escolas, juntamente com o handebol. Por ser um seguimento do futebol, que é paixão nacional, o futsal ganhou muitos adeptos, e além de poder ser praticado sem a necessidade de tantos recursos, seu perfil democrático amplia ainda mais seu alcance, podendo ser praticado por pessoas altas ou baixas, gordas ou magras, e de qualquer sexo, cor ou idade. 
Nas escolas o futsal ultrapassa os limites da quadra para se firmar também como instrumento de educação. Aprendendo a respeitar as regras do jogo e sendo punidas quando não a respeitam, os praticantes ainda assimilam as leis básicas de cidadania e convivência social. 
O esporte hoje está presente tanto na vida escolar quanto fora dela, e as crianças, mesmo durante os intervalos de recreio, entrada escolar e de um horário para outra mudança de disciplina/matéria, se encontram com o jogo. Um dos principais alvos da Educação Física é o despertar para o encanto de aprender. Aumentar a competência de inventar e recriar circunstâncias de aprendizagem, expandir a capacidade de comunicação, precaver dificuldades motoras, aprendizagem, relacionais e emocionais, impulsionar a autoconfiança e promover a socialização ,prevenir dificuldades relacionais de aprendizagem e de desenvolvimento ; Desempenhar um exercício terapêutico no acontecimento de dificuldades relacionais de aprendizagem e de desenvolvimento já abrigados ; causar uma estruturação mais proveitosa da originalidade ; Excitar atitudes positivas diante de si, ao outro e ao mundo. Observamos na Educação Física escolar que, a partir da prática esportiva, pode - se melhorar o desenvolvimento dos alunos. O Futsal é considerado um dos esportes mais populares e mais querido entre os alunos de várias series e idades. Hoje na atualidade o futsal é o desporto que atrai um grande número de pessoas no Brasil. Mundialmente, há dezenas de países em que o Futsal é praticado como esporte. No Brasil foi adentrada pelo meio da Associação Cristã de Moços (A.C.M.), em São Paulo dentre os anos de 1948/49, a afeição foi tanta que depois alcançou a importância popular e tornou - se um desporte oficial. Nas décadas de 60 e 70, o Futsal principiou a ser regulamentado e ser reconhecido no o continente. No final, inventou - se então a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), no Rio de Janeiro, hoje trabalhando incluso na Federação Internacional de Futebol (FIFA). A criança conserva uma afinidade com o esporte muito mais carinhosa e prazerosa do que eficiente e objetiva. Ou seja, o Futsal pode transmitir vários valores para os alunos na educação física, entre esses valores estão os valores culturais, pois o futsal é um esporte cultural de nossos pais. Na apresentação do esporte na educação física, há a apresentação de várias práticas de atividades corporais e esportivas que vão estimulam diretamente aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores de uma criança.
Sendo assim, o futsal, dentro dos parâmetros escolares, desenvolve o aluno diferente do futsal fora do ambiente escolar. Entende - se que, o Futsal faz parte da cultura brasileira e que a maioria dos alunos gosta de praticar o esporte, porém, o futsal escolar não tem o propósito de criar atletas e sim formar cidadãos. Para Reis: O Futsal é uma ótima ferramenta a ser explorada pelos professores nas aulas de Educação Física Escolar, levando em conta que possibilita a exploração de diversas habilidades tanto cognitivas quanto físicas de acordo com os objetivos a serem ensinados. Na maioria das vezes o esporte é iniciado na escola em uma fase da vida na qual a criança está enfrentando inúmeras mudanças tanto biológicas, quanto psicológicas e sociais. Sendo assim, faz - se extremamente importante e cabe ao professor de Educação Física ficar atento com o modo pelo qual o esporte está sendo ensinado às crianças no ambiente escolar. Cabe ao professor de educação física selecionar os conteúdos que de fato ajudarão nos objetivos propostos, pois o profissional tem que dar atenção ao conteúdo, uma vez que ele acaba sendo modelo para aquele aluno.
 A Educação Física Escolar tem um espaço e tempo para um conhecimento expressivo para os alunos. “É a educação que deve definir o esporte e não o esporte ser o elemento principal da educação, caso queiramos que a força pedagógica esteja na ação educativa e não na prática esportiva”.
Assim como na cidadania, o Esporte tem sua trajetória antiga e sua evolução vem acompanhando a própria evolução da humanidade no decorrer dos séculos. Na escola, o Esporte já foi utilizado nas aulas de Educação Física, como meio de preparar e “descobrir” atletas com alta capacidade técnica e física para que pudessem representar o País em Esportes Olímpicos (BRASIL, 1998). O Esporte já foi trabalhado na escola em prol da aptidão física e do alto rendimento, do qual possuía uma visão puramente biologistas e esportista. “Considera - se esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional” (BRASIL, 1998, p.70). Atualmente, na Educação Física escolar o Esporte vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física de maneira inclusiva, visando o convívio social, a solidariedade, a cooperação, a disciplina, o respeito, etc. Segundo Kunz (1994, p.119): “ O esporte ensinado nas escolas enquanto cópia irrefletida da esporte competição ou de rendimento, só pode fomentar vivências de sucesso para uma minoria e o fracasso ou vivência de insucesso para a grande maioria ”. Infelizmente, muitos professores ainda possuem visão obsoleta, e visam trabalhar o esporte com foco no alto rendimento e nos resultados, às vezes, adotando até condutas antidesportivas, deixando de adotar nos treinos, valores morais e éticos que o Esporte pode trazer para a vida dos discentes. É sabido que o esporte ajuda a manter o bem-estar e a autoestima do praticante, contribuindo para uma vida ativa e saudável. Algumas atitudes que o esporte pode desenvolver segundo os PCN’s (BRASIL, 1998, p. 74): • Predisposição ao diálogo (favorecer a troca de conhecimento, não sonegar informações úteis ao desenvolvimento do outro, valorizar o diálogo na resolução de conflitos, respeitar a opinião do outro). • Predisposição para a busca do conhecimento,da diversidade de padrões, da atitude crítica em relação a padrões impostos, do reconhecimento a outros padrões pertinentes a diferentes contextos. 
• Valorização do estilo pessoal de cada um. • Valorização da cultura corporal de movimento como linguagem, como forma de comunicação e interação social. • respeito a diferenças e características relacionadas ao gênero presente nas práticas da cultura corporal de movimento. Com isso, podemos perceber o quanto o Esporte pode ser importante como ferramenta de ensino - aprendizagem, assim como a multiplicidade de coisas que o esporte pode agregar favorecer o desenvolvimento integral do aluno.
O Futsal dentro das aulas na Educação Física escolar tem um papel muito importante que é desenvolver cidadãos e não criar atletas. A Educação Física escolar tem o dever de trabalhar e desenvolver as habilidades motoras, afetivas e cognitivas do aluno, então seja o futsal, também, tem um grande objetivo central, que é desenvolver o total do aluno, aperfeiçoando um cidadão capaz de relacionar - se com meio em que vive. O Futsal, nesse sentido, tem um objetivo em suas aulas nas escolas, e o papel que o professor deve exercer no conteúdo de suas aulas deve trabalhar a integração e também a cooperação entre aluno e o professor, mas, para que isso aconteça, o professor deve promover atividades de forma lúdica. Desde o Ensino Fundamental, a escola organiza os alunos para agirem em sociedade, trabalhando o corpo e mente por meio de atividades que envolvem o esporte e lazer. O educador na sua aula auxilia o aluno a se ampliar fora da escola, em socializar, isso ajuda bastante para a pessoa ter um convívio na sociedade. Porém, a indisciplina vem dificultando a metodologia de ensino - aprendizagem e tem colocado os professores em situações difíceis. Vale ressaltar que, não é o fato da indisciplina causar grande impacto que a torna relevante teoricamente, pelo contrário, a quantidade de obras considerando está problemática ainda é pequena. Segundo Silva: O problema da indisciplina está na escola em geral, não importando o nível socioeconômico da população envolvida. Estes aspectos do mau encaminhamento das questões que envolvem a indisciplina do educando, apontam a uma dinâmica familiar inadequada, o que prejudica o bom desenvolvimento da criança. “ Os limites são muito importantes na educação, porque eles afetam diretamente no desenvolvimento da personalidade, colocando o comportamento das crianças e facilitando sua vida social.
O entendimento de como o Futsal pode ser desenvolvido por professores, inserindo nas atividades objetivas pedagógicos foi possível a partir de pesquisas disponibilizadas em livros, periódicos e sites, que trazem resultados de sobre histórico do Futsal, proposta de formação cidadã do aluno .Porém se faz necessário explicitar que se trata de esporte como elemento de interação social, troca de conhecimentos, ampliação das possibilidades de convivência e instrumento educacional capaz de reduzir o comportamento antissocial, esporte este conhecido como “ Esporte Educacional ”. Através do ensino do esporte o aluno pode aprender a lidar com suas próprias dificuldades pessoais. O esporte é, talvez, o conteúdo que melhor atende as especificações para o trabalho da Educação Física escolar veste o grande repertório de possibilidades e objetivos que estão associados a este conteúdo, e se o que se espera é a escola cumpra a sua função social que é tirar criança e jovens da rua inserindo neles o interesse e a possibilidade de dedicar seu tempo, nas aulas de Educação Física e no tempo de lazer pelos esportes de uma forma geral. Observa - se, então, que o esporte é fundamental para a criança se desenvolver como cidadão.

Mais conteúdos dessa disciplina