Buscar

Sintese psicologia da Gestalt

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Departamento de Psicologia 
 Matrizes do Pensamento Psicológico II
Professora: Virgínia Suassuna 
Aluna: Julia Thauany Costa de Albuquerque
	Durante as aulas de Matrizes do pensamento psicológico II, ministradas pela professora Virgínia Suassuna, de psicologia da Gestalt, foram abordadas as seguintes filosofias: Humanismo, Existencialismo, Fenomenologia, existencialismo dialógico e características básicas do existir.Que se encontram em algum ponto.
 Nos aprofundando nessas abordagens teóricas é evidente a integração e complementariedade dos seus conceitos. Seja pela forma fenomenológica de ver , pelo conceito de homem no centro (humanismo) ou pela dimensão do ser concreto (existencialismo), ou Daseinr o ser-aí, que concretiza suas escolhas ou seja o homem tem o poder de escolher (características básicas do existir), os teóricos focam em um ponto comum, o conceito de existir e o poder de se transformar , a essência do modo de ser e a existência. Temos então o homem como um ser gerador de fenômenos, dotado de consciência e capacidade transformadora de fatos em fenômenos cheios de significado. 
 O homem no centro (humanismo) e o homem existe as coisas são (existencialismo),alegam que o homem e o centro do universo. As coisas são, mas não existem, isto é, só o homem existe. A existência, contudo, é o poder ser, ou seja, o ato de projetar-se, utilizando as coisas como instrumentos e elas não são para a contemplação, mas para serem usadas pelo homem, isto é, o ser das coisas é sua utilidade para o homem. O homem compreende as coisas quando descobre para que servem (como utilizá-las) e compreende a si próprio quando descobre o que pode ser.
No existencialismo o homem cria seu ser-no-mundo e é responsável por suas escolhas; Ser-no-mundo (características básicas do existir) é um modo peculiar de existir. Cada ser humano é um ser-no-mundo distinto. É um Ser que se relaciona com o Mundo, e essa experiência de se relacionar com o mundo, Mundo-da-vida (fenomenologia) e única e tem seu significado.
O relacionamento do homem com as pessoas, interpessoal (existencialismo dialógico ) mundo humano (características básicas do existir), com si mesmo, mundo próprio (características básicas do existir) intrapessoal (existencialismo dialógico ) , e com o meio, com o ambiente em que vivemos, em que nos inserimos é o nosso mundo circundante (características básicas do existir), que teoricamente se aproxima do mundo da vida (fenomenologia), o qual dá origem às experiências e faz delas nosso forma de contato com as coisas mesmas.Com isso, Husserl sugere que o mundo-da-vida (fenomenologia), ou seja, o mundo das experiências que experienciamos no dia-a-dia é tão real quanto as descobertas das ciências e que só podemos alcançar a dimensão subjetiva da existência se nos voltarmos para o mundo-da-vida (fenomenologia), pois é nele que as experiências acontecem. É essa relação do homem com o mundo que possibilita a intencionalidade da consciência (fenomenologia) atuar sobre o que conhecemos, nos fazendo um ser ativo e que procura pelo saber, e de certa forma se conhecer. 
E conhecendo a ti mesmo (Humanismo) ou seja conhecendo os próprios pensamentos, sentimentos, sensações e comportamentos o homem se sente sintonizado maneira sintonizada de existir (características básicas do existir) , com ele e com o mudo em que vive e aquilo passa a ter um significado pra ele e conseguindo ver novas possibilidades e a partir dessas possibilidades existe o ser saudável (características básicas do existir) a ausência do escolher, o fechamento do leque de possibilidades torna o homem um ser doente (características básicas do existir). 
E importante lembrar do conceito de ex-sistere (existencialismo), de transcender, do homem deixar suas concepções e se suspender, de fazer epoché (fenomenologia) de deixar seus próprios significados e concepções para entender o outro. 
No decorrer das aulas, pude ver que o estudo desses conceitos foi extremamente proveitoso, pois o conhecimento passado através do mesmo foi muito importante não só para o a didática aplicada pela professora mas também para uma visão maior do que os cerca. A partir pude perceber um novo mundo ,onde deixar suas concepções e ver o outro como um ser singular e único em sua totalidade e compreender o mesmo e algo imprescindível.

Continue navegando