Buscar

Aula 3 periodo pré colonial I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 3 – Brasil pré-colonial I
Kultivi Aulas para o Enem 
A princípio Portugal demonstra pouco interesse pelo novo território encontrado, de 1500 – 1531, pois até então a relação mercantilista portuguesa se dava com as índias orientais, os produtos de lá trazidos eram mais interessantes e lucrativos, fazendo com que seja enviado no princípio expedições de reconhecimentos e posteriormente proteção territorial devido ao encontro do Pau Brasil. Neste momento tínhamos em torno de 4 milhões de indígenas no Brasil, que veio a posteriormente a se tornar mão de obra.
Essas missões de reconhecimento tinham como fundamento averiguar se as terras novas tinham metais preciosos que eram de grande valor comercial e encontram uma matéria prima chamada pau-brasil dele obtinha-se, além da madeira para móveis, a tinta que poderia colorir tecidos, e então esse produto começa a ser comercializado com outros países, principalmente a França. Para a retirada da madeira, armazenamento e transporte em terra, os portugueses então usam os índios como mão de obra para realizar esta extração, e o relacionamento de trabalho se dava através de trocas, os índios entregavam a madeira e recebiam objetos como facas, espelhos e outros objetos europeus.
A partir de 1516 – 1526 temos as expedições guarda costas, pois a descoberta de material que poderia dar lucro, protegendo as costas da invasão de outros povos, promovidas principalmente pelos franceses e pirataria de outras regiões. 
Outra maneira de se proteger a costa foi a criação de feitorias, fortificadas e bem protegidas, que eram entrepostos comerciais construídos em pontos específicos da costa, que serviam para armazenar o pau-brasil e estabelecer comércio com alguns compradores. Esses entrepostos comerciais eram administrados por pessoas denominadas feitores que tinham a responsabilidade de gerir e cuidar das feitorias de possíveis insurgências dos índios que trabalhavam na retirada do Pau-Brasil e outras coisas.
Este período tem seu processo finalizado com a intensificação de envio de portugueses para a nova terra, pois a dificuldade de comercio com as índias orientais devido a taxação italiana pela passagem de navios pelo mar mediterrâneo, Portugal expande a exploração e de forma mais significativa envia pessoas para demarcar seu território. A passagem econômica marcante de transição do período pré-colonial para colonial é que o extrativismo do pau brasil é transferido para o cultivo da cana de açúcar e a produção de açúcar para comercio.

Continue navegando