Buscar

Resumo Hemácias e Hemoglobina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO GUYTON
HEMÁCIAS / ERITRÓCITOS
- Transporte de Hemoglobina, que, por sua vez executa o transporte de gases.
- Contém grande quantidade de anidrase carbônica, enzima que catalisa a reação reversível entre o dióxido de carbono e a água para formar o ácido carbônico.
- A Hemoglobina é um excelente tampão ácido-base; devido a isso, a hemácia é responsável pela maior parte da capacidade do tamponamento acidobásico de todo o sangue.
 
Produção de Hemácias
- Durante as primeiras semanas embrionária, são produzidas no saco vitelino.
- Durante o segundo trimestre, são produzidas no fígado.
- Durante o último mês de gestação e após o nascimento, as hemácias são produzidas exclusivamente na medula óssea.
- Com o avanço da idade, a medula passa a ser menos produtiva.
Estágios da Diferenciação das Células da Linhagem Vermelha
- A primeira célula pode ser identificada como proeritroblasto proeritroblasto basófilo.
- O núcleo se condensa e seu resíduo é absorvido Reticulócito.
- Durante esse estágio, normalmente, desaparece o núcleo. diapedese.
Mecanismo de Controle:
No sangue deve sempre haver uma quantidade certa de hemácias para que o transporte de gases seja efetivo.
Não poderá haver uma quantidade excessiva de hemácias a ponto que se interrompa o fluxo sanguíneo.
- A oxigenação dos tecidos funciona como um bom regulador da produção de hemácias.
- Quando a pessoa fica muito anêmica, a medula óssea, de imediato, inicia a produção de grande quantidade de hemácias.
- Nas grandes altitudes – aumenta a produção de hemácias.
- A Eritropoetina estimula a produção de hemácias e sua formação aumenta em resposta à hipóxia. – O principal estímulo para a produção de hemácias nos estados de baixa oxigenação é o hormônio circulante Eritropoetina.
- A eritropoietina é produzida pelo fígado e pelos rins.
- Na ausência de eritropoietina, ocorre formação de poucas hemácias na medula óssea. Em contrapartida, quando grande quantidade de eritropoietina é produzida e fica disponível, caso exista grande quantidade de Ferro e outros nutrientes necessários disponíveis, a intensidade da produção eritrocitária pode se elevar bastante.
- Maturação da hemácias – necessidade da Vit. B12 e da B9.
- Maturação Anormal causada pela deficiência da absorção de Vit. B12 no trato gastrointestinal – Anemia Perniciosa.
- Maturação anormal causada pela deficiência de ácido fólico.
FORMAÇÃO DA HEMOGLOBINA
- A síntese começa nos eritroblastos e prossegue até na fase dos reticulócitos.
. Combinação da Hemoglobina com o Oxigênio: Combinação frouxa e reversível. O oxigênio é liberado nos tecidos em sua forma molecular (não é na forma iônica!).
METABOLISMO DO FERRO
- O ferro ajuda a montar a estrutura da Hemoglobina, mioglobina, citocromos, citocromo oxidase, peroxidade, cartalase, etc. mas a maioria está na estrutura da Hemoglobina – 65%.
- 30 a 40% está presente no fígado na forma da Ferritina no sistema reticuloendotelial.
TRANSPORTE E ARMAZENAMENTO DE FERRO
- Quando o ferro é absorvido no intestino delgado, ele imediatamente se combina, no plasma sanguíneo, com a beta globulina apotransferrina para formar transferrina que é transferida para o plasma.
- O excesso de ferro no sangue é depositado nos hepatócitos em maioria, e, em minoria, nas células reticuloendoteliais da medula óssea.
- Ferro + Apoferritina = Ferritina é o chamado Ferro de Depósito.
- Quando a quantidade de ferro no plasma diminui, parte do depósito de ferro de Ferritina é mobilizada com facilidade e transportada sob a forma de transferrina pelo plasma para áreas que têm necessidade desse mineral.
- ANEMIA HIPOCRÔMICA: deficiência no transporte de ferro para os eritroblastos. Hémácias com pouca hemoglobina.
ABSORÇÃO DO FERRO NO TRATO INTESTINAL
- Absorção no intestino delgado.
- O fígado secreta apotransferrina que no duodeno se liga ao ferro livre e aos compostos férricos livres, como a hemoglobina e a mioglobina da carne, principais fontes do ferro na dieta.
- É absorvido por pinocitose nas células epiteliais do intestino delgado e posteriormente liberado na corrente sanguínea.
- A absorção é muito lenta no intestino. Isso significa que embora a alimentação esteja rica em ferro, apenas uma pequena parte será absorvida no dia.
- REGULAÇÃO DO FERRO CORPORAL TOTAL PELO CONTROLE DA INTENSIDADE DE ABSORÇÃO: Quando o corpo fica saturado com o ferro, quando a ferritinas já estão ligadas ao ferro obtido na alimentação, a absorção restante fica comprometida. Por outro lado, quando há a deficiência de ferro no corpo, a velocidade da sua absorção aumenta consideravelmente. O ferro corporal total é regulado em grande parte pela variação da intensidade sua absorção.
- O TEMPO DE VIDA DE UMA HÉMACIA É DE APROXIMADAMENTE 120 DIAS: muitas hemácias se autodestroem no baço, quando ele é removido, a quantidade de hemácias defeituosas aumenta.
- DESTRUIÇÃO DA HEMOGLOBINA: quando as hemácias morrem e liberam a hemoglobina, ela é fagocitada pelos macrófagos principalmente no fígado (células de Kupfer), medula e baço. Depois esses macrófagos liberam o ferro que logo depois estarão disponíveis para constituir novas hemoglobinas.
ANEMIAS
- Significa a deficiência em Hemoglobina no sangue provocada pela deficiência ou em hemácias ou na própria síntese dela.
- ANEMIA POR PERDA SANGUÍNEA: após uma hemorragia, o corpo repõe a hemoglobina em até três dias, mas, se houver uma outra hemorragia o prazo se estenderá. Na perda crônica de sangue, o intestino não consegue absorver ferro na mesma velocidade da perda. Assim, as células formadas, são bem menores, possuem menos hemoglobina e são menos eficazes na execução de suas funções. anemia microcítica hipocrômica.
- ANEMIA APLÁSTICA: Aplasia da medula óssea refere-se à falta de funcionamento da medula óssea, assim, as células tronco da medula podem ser defeituosas ou podem morrer, isso pode ser causado por exposições à radiação, exposição à doses de inseticidas ou o benzeno da gasolina. Pessoas com esse quadro clinico morrem se não forem expostas à transfusão de sangue – o que pode aumentar temporariamente a quantidade células vermelhas – ou até mesmo o transplante de medula óssea.
- ANEMIA MEGALOBLÁSTICA: As hemácias crescem de modo excessivo, possuem membrana muito frágil, rompem-se facilmente, sendo denominadas de megaloblastos. A atrofia da mucosa gástrica, como a que ocorre na anemia perniciosa, ou a perda do estomago também podem levar à anemia megaloblástica. Também ocorre quando há deficiência na absorção das vitaminas B9 e B12.
- ANEMIA HEMOLÍTICA: quando a quantidade produzida de hemácias é normal ou superior a normal, mas são muito frágeis e morrem facilmente. São elas:
Esferocitose Hereditária: as hemácias são pequenas e esféricas. São facilmente rompidas com baixa compressão.
Anemia Falciforme: as células contém um tipo anormal de hemoglobina, denominada de hemoglobina S. Essa hemoglobina, quando exposta a altas quantidades de oxigênio, precipita-se na hemácia formando cristais que alteram o formato da hemácia para o formato de foice, esses cristais também alteram a membrana, deixando-a mais frágil.
Caso da Eritroblastose Renal: as hemácias Rh+ do feto são atacadas pelas Rh- da mãe, assim, o bebê nasce anemia grave.
EFEITOS DA ANEMIA NO SISTEMA CIRCULATÓRIO
- Nos casos de anemia grave, a viscosidade do sangue diminui. Isso diminui a resistência do fluxo sanguíneo, e, consequentemente, sobrecarrega o coração.
- Um dos principais efeitos da anemia consiste no grande aumento do débito cardíaco, bom como no acentuado aumento da sobrecarga do bombeamento cardíaco.
- Durante um exercício físico, que aumenta de modo acentuado a demanda de oxigênio dos tecidos, pode resultar a hipóxia tecidual extrema com desenvolvimento de insuficiência cardíaca aguda.
POLICITEMIA
- Toda vez que há hipóxia devido à baixa tensão de oxigênio no ar inspirado, os órgão hematopoeticos automaticamente começam a produzir grande quantidade de hemácias extras. é a chamada Policitemia secundária.- Policitemia Fisiológica: ocorre nos nativos que vivem em altas altitudes.
- Policitemia Vera (Eritremia): é causada por uma aberração genética nas células hemocitoblásticas que produzem hemácias. Há a produção excessiva de hemácias, em geral, isso provoca também produção excessiva de plaquetas e leucócitos. O volume do sangue também aumenta, o sangue viscoso pode romper alguns capilares.
- EFEITO DA POLICEMIA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO: a viscosidade do sangue aumenta, logo o fluxo sanguíneo será diminuído. O débito cardíaco na Policitemia não se afasta muito do normal. A pressão arterial também é normal, embora em um terço dos casos ela seja relativamente aumentada. A pessoa com Policitemia vera em geral tem aparência corada, com tonalidade azulada (cianótica) da pele.

Outros materiais