Buscar

Planejamento de carreira2

Prévia do material em texto

1.
		Como o curso superior é concebido.
Marca a alternativa correta.
	
	
	
	
	O coordenador do curso analisa as determinações do MEC e estabelece o Projeto Pedagógico do Curso, onde se encontra a matriz curricular.
	
	 
	O Núcleo Docente Estruturante do curso analisa as determinações do MEC e estabelece o Projeto Pedagógico do Curso, onde se encontra a matriz curricular.
	
	 
	O corpo docente do curso analisa as determinações do MEC e estabelece o Projeto Pedagógico do Curso, onde se encontra a matriz curricular.
	
	
	O CONSUNI do curso analisa as determinações do MEC e estabelece o Projeto Pedagógico do Curso, onde se encontra a matriz curricular.
	
	
	O corpo discente do curso analisa as determinações do MEC e estabelece o Projeto Pedagógico do Curso, onde se encontra a matriz curricular.
	
	
	
		
	
		2.
		Um profissional recém-formado deseja dar prosseguimento à sua formação profissional. Sua graduação ocorreu numa área técnica (Engenharia). Trabalha atualmente numa empresa com perfil técnico-operacional. Seu objetivo de curto prazo é uma melhoria salarial e uma ascensão funcional dentro de sua carreira. Qual seria a opção de formação mais indicada, visando este objetivo?
	
	
	
	
	Um doutorado tipo sanduíche (mestrado seguido do doutorado)
	
	 
	Uma pós-graduação latu sensu dirigida à especialização profissional
	
	
	Um MBA na área de gestão empresarial
	
	 
	Um curso de extensão de curta duração
	
	
	Uma pós-graduação strictu sensu com foco em pesquisa
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Em relação às graduações tecnológicas podemos afirmar que: (assinale a alternativa correta)
	
	
	
	
	Podem ser chamadas também de "cursos de especialização", pois possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento.
	
	 
	Possuem carga-horária menor que o Bacharelado e a Licenciatura e apresentam como característica geral a preparação específica para atuar no mercado de trabalho.
	
	
	São cursos voltados à formação científica e acadêmica e também ligados à pesquisa.
	
	
	Têm duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização de pesquisa e elaboração de uma tese.
	
	 
	São cursos superiores que conferem ao formado competências em determinado campo do saber, para o exercício de uma determinada atividade, seja acadêmica, seja profissional.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Os cursos de graduação são divididos em bacharelado, licenciatura e tecnológico. Sobre o curso tecnológico, responda: Qual sua característica geral?
	
	
	
	
	Apresenta como característica geral a preparação para atuar nas carreiras tecnológicas, dentro das ciências exatas.
	
	 
	Apresenta como característica geral a preparação específica para atuar no mercado de trabalho em uma determinada área.
	
	
	Apresenta como característica geral ser um curso com aulas práticas, ser de longa duração e preparar os alunos para atuarem dentro das engenharias.
	
	
	Apresenta como característica geral ser um curso de curta duração, não ultrapassando 1 (um) ano de duração, assemelhando-se aos cursos de extensão.
	
	
	Apresenta como característica geral ser um curso de longa duração, com pelo menos 5 anos de duração, onde o aluno é preparado para atuar no mercado de trabalho.
	
	
	
		
	
		5.
		É percebido um exponencial aumento de ingressantes no ensino superior em nosso país. Cada vez mais a população tem se movimentado em busca de uma qualificação profissional e acadêmica. Neste contexto, assinale a alternativa que NÃO se encaixa  à atual realidade:
	
	
	
	 
	A necessidade de profissionalização devido à competitividade do mercado
	
	
	Ações políticas como FIES viabilizam o ensino no País
	
	
	A globalização gera maior competitividade no mercado competidor
	
	 
	A atualidade gera necessidade de atualização, mas não de profissionalização
	
	
	As empresas tem que estar cada vez mais preparadas para a evolução mercadológica
	
	
	
		
	
		6.
		Correlacione as colunas, enumerando a segunda com o número do tipo de Instituição de ensino superior que ela descreve e depois selecione a alternativa com a ordem correta:
1. Faculdade                                                     (     ) pode criar campus fora de sede
2. Centro Universitário                                       (     ) IES que não apresenta autonomia para conferir títulos e diplomas
3. Universidade                                                 (     ) está obrigado a manter um terço de mestres ou doutores e um quinto do corpo docente em tempo integral
	
	
	
	 
	3 ¿ 1 -2
	
	
	2 ¿ 3 ¿ 1
	
	 
	2 ¿ 1 ¿ 3
	
	
	3 ¿ 2- 1
	
	
	1 ¿ 2- 3
	
	
	
		
	
		7.
		Como é chamado o exame que tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),
	
	
	
	
	Prova Brasil
	
	
	Provão
	
	
	Sinaes
	
	
	Enem
	
	 
	ENADE
	
	
	
		
	
		8.
		São exemplos de Instituições de Ensino Superior (IES), EXCETO:
	
	
	
	
	Universidades Públicas
	
	
	Centros Universitários
	
	 
	Escolas Técnicas
	
	
	Faculdades
	
	
	Universidades Privadas

Continue navegando