Buscar

Propriedade dos Materiais Elétricos

Prévia do material em texto

1.
		As resistências de aquecimento são fabricadas em fios ou fitas e empregadas em fornos para siderúrgicas, ferros de passar e de soldar, eletrodomésticos,estufas entre outras. Um resistor com coeficiente de variação de temperatura positivo de 4.10-3 ºC-1 apresenta o valor de 5KΩ a 25 C º. Qual sua resistência na temperatura de 75 C º?
	
	
	
	
	1KΩ
	
	
	3KΩ
	
	 
	6KΩ
	
	
	4,25KΩ
	
	
	25KΩ
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Determine a resistência de um condutor de cobre com seção reta circular, 32 metros de comprimento e raio de 1,2 mm. Considere a condutividade do cobre igual a 5,8 x 107 S/m.
	
	
	
	
	34 Ω
	
	
	120 Ω
	
	
	3,4 Ω
	
	
	12,0 Ω
	
	 
	0,12 Ω
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Um aluno do curso de Engenharia, conhecedor das propriedades elétricas dos materiais, recebeu a tarefa de aumentar a resistência de uma bobina elétrica, que deve passar de 20 ohms para 30 ohms. Considerando-se que não haverá variação na área da seção reta do material e que o comprimento inicial do fio que compõe a bobina é de 5m, pode-se dizer que:
	
	
	
	
	O valor de resistência requerido só poderá ser obtido aumenta-se em 33,3% o diâmetro do fio que compõe a bobina.
	
	
	O novo comprimento deverá ser de 3,3m.
	
	 
	O novo comprimento deverá ser de 7,5m.
	
	
	Não é possível alterar o valor da resistência através da variação do comprimento do fio.
	
	
	O novo comprimento poderá estar entre 3,3m e 7,5m.
	
	
	
		
	
		4.
		Com relação a facilidade do transporte de carga elétrica, os materiais são classificados em condutores, semicondutores ou isolantes, ou seja, todos possuem uma maior ou menor facilidade resistência a passagem de corrente elétrica. Esta propriedade é denominada resistência elétrica e é designada por R.
Considerando um condutor cilíndrico com uma diferença de potencial aplicada em sua extremidade, pode-se enunciar que a resistência elétrica varia com o comprimento e com a área do objeto em questão. Considerando as idéias enunciadas anteriormente, assinale a opção que contém a expressão correta comumente utilizada no cálculo de parâmetros e variáveis elétricas de um material.
	
	
	
	 
	R=V/i
	
	
	F=m.a.l
	
	
	V=N.i.E.l
	
	
	P=U.i3
	
	
	V=R i.A/l
	
	
	
		
	
		5.
		Deseja-se construir um resistor com resistência igual 12,5 mΩ. Para isso será utilizado um fio cilíndrico cuja resistividade é igual a 44 x 10-6 Ω.cm e comprimento igual a 1,5 metros. Determine o valor da área da seção reta deste fio.
	
	
	
	
	0,97 cm2
	
	
	0,65 cm2
	
	
	0,72 cm2
	
	
	0,84 cm2
	
	 
	0,53 cm2
	
	
	
		
	
		6.
		Após completar a disciplina Materiais Elétricos, você compreende os parâmetros que determinam a resistência elétrica de um material. Desta forma, desejando aumentar a resistência elétrica de uma bobina em 20% através da diminuição da seção reta do condutor que a compõe (mantendo-se o comprimento do fio), expresse a diminuição porcentual da nova seção reta em relação a seção reta original.
	
	
	
	
	25%
	
	 
	16,7%
	
	
	15%
	
	
	18%
	
	
	12%
	
	
	
		
	
		7.
		Deseja-se construir um resistor com resistência igual 125 mΩ. Para isso será utilizado um fio cilíndrico cuja resistividade é igual a 89,1 x 10-6 Ω.cm e comprimento igual a 1,3 metros. Determine o valor da área da seção reta deste fio.
	
	
	
	
	2,09 cm2
	
	
	4,09 cm2
	
	
	1,09 cm2
	
	 
	0,09 cm2
	
	
	3,09 cm2
	
	
	
		
	
		8.
		A Agência Espacial Americana, NASA, responsável pela administração nacional da Aeronáutica e do Espaço, desenvolve pesquisas na área de Ciência dos Materiais. As condições severas do espaço sideral, como grandes amplitudes térmicas (diferença entre a temperatura máxima e mínina) e a exposição a radiação, exigem ligas metálicas de grande tenacidade, materiais cerâmicos com alta resistência a abrasão e polímeros de alta leveza e grande resistência mecânica. Para obter materiais com estas propriedades, muitas vezes são combinados elementos e substâncias com propriedades semicondutoras, condutoras e isolantes.
Entre as opções a seguir, escolha aquela que contenha somente materiais semicondutores e isolantes.
	
	
	
	
	Madeira, borracha e água pura.
	
	
	Silício, Ferro, água pura.
	
	 
	Arseneto de Gálio, madeira e borracha.
	
	
	Cobre, Ouro, Prata e Níquel.
	
	
	Silício, Germânio, Arseneto de Gálio e Fosfeto de Gálio.

Continue navegando