Buscar

Embriologia e HISt simulado 1

Prévia do material em texto

Embriologia e HISt. – Simulado 1
		1.
		A condição de sobrevivência do embrião está diretamente relacionada com a formação dos anexos embrionários. Estes são o âmnion, saco vitelino, alantoide e o córion. Não menos especial, a placenta, que por ter origem materna além da fetal, é considerada um falso anexo embrionário. Uma situação que pode causar problemas gestacionais é a placenta prévia. Essa é definida como a situação em que a placenta está inserida, total ou parcialmente, no segmento inferior do útero, podendo ou não recobrir o orifício cervical interno. Embora seja frequente a sua detecção no segundo trimestre, as dificuldades de manutenção da gravidez nestes casos é crescente a cada momento. Sobre os anexos embrionários, exclua o item incorreto:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	O córion é classificado em liso ou viloso, e isso dependerá da formação das vilosidades coriônicas. Em um córion viloso, há participação de vilosidades terciárias que desenvolvidas permitem a passagem de plasma entre mãe e feto.
	
	
	O âmnio forma um saco membranoso cheio de líquido (líquido amniótico) que envolve o embrião e posteriormente o feto. Ele também reveste o cordão umbilical e evita o choque mecânico ao bebê.
	
	
	A placenta é um órgão formado por tecidos fetais como o decídua basal, além da participação do tecido materno, o córion frondoso.
	
	
	A alantoide surge por volta do 16º dia, como um pequeno divertículo (evaginação), a partir da parede caudal do saco vitelino, terá participação na formação do cordão umbilical.
	
	
	Com relação ao saco vitelino, este tem a função básica de transferência de nutrientes para o embrião durante a 2ª e 3ª semanas, período em que a circulação uteroplacentária ainda não está formada. Além disso, a formação do intestino primitivo e a formação das células germinativas primordiais, são outras de suas funções.
	
	
		2.
		1) O Hormônio Gonadotrófico Coriônico é produzido pelo sinciciotrofoblasto (parte da placenta), na gestante. Esse hormônio é utilizado como teste de gravidez pois é detectado no organismo da grávida. Baseando-se no texto acima, assinale a alternativa que contenha a amostra biológica onde esse hormônio pode ser colhido para a realização de um exame de gravidez:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	c) Somente nas secreções do trato geniturinário
	
	
	e) Sangue, suor e urina
	
	
	a) Somente na urina
	
	
	b) Somente no sangue
	
	
	d) Sangue e urina
	
	
		3.
		O aparelho reprodutor feminino é constituído de órgãos que preparam a célula fértil e ainda tem a responsabilidade de acolhimento do embrião para uma longa gestação. Assim tem-se os ovários que possuem folículos primordiais com células ainda imaturas. Com a ação hormonal, haverá o desenvolvimento desta e a posterior liberação do ovócito II na tuba uterina. Sobre este enunciado e completando o que se aprendeu do conteúdo acerca do aparelho reprodutor feminino, assinale a única alternativa correta:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Os hormônios ováricos são dois: estrógeno e progesterona. Enquanto o primeiro tem a responsabilidade de manter a gravidez, o segundo faz a preparação do miométrio para o recebimento do concepto.
	
	
	Os hormônios hipofisários FSH e LH possuem em conjunto, a função e amadurecer a célula de ovócito I para ovócito II.
	
	
	A liberação de estrogênio se dá pelo folículo ovariano que se desenvolve após a ação do FSH. O estrógeno tem entre outras funções a preparação do endométrio para a recepção do concepto.
	
	
	O crescimento do endométrio se dá ao longo da vida da mulher, assim uma mulher com aproximadamente 40 anos possui um endométrio mais vigoroso que uma moça de 20 anos.
	
	
	A progesterona é liberada assim que inicia o ciclo e esta atua sobre o endométrio provocando a sua descamação.
	
	
		4.
		O processo de formaçaõ dos gametas masculinos e femininos é denomiado, respectivamente, como espermatogênese e ovogênese . Sobre estes dois processos, é correto afirmar que:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A MEIOSE É UMA DIVISÃO CELULAR QUE REDUZ À METADE O NÚMERO DE CROMOSSOMOS
	
	
	OS GAMETAS MASCULINO E FEMININO COMEÇAM A SER PRODUZIDOS NA INFÂNCIA
	
	
	A OVOGÔNIA POSSUI 46XX E A ESPERMATOGÔNIA POSSUI 46XY
	
	
	OS GAMETAS POSSUEM A METADE DO NÚMERO DE CROMOSSOMOS DAS CÉLULAS SOMÁTICAS
	
	
	OS OVÓCITOS PRIMÁRIOS SÃO PRODUZIDOS NA INFÂNCIA
	
	
		5.
		A espermiogênese é a ultima etapa da espermatogênese (ou gametogênese masculina). Identifique entre os itens abaixo a alternativa que contem as células envolvidas nesta ultima fase da espermatogênese.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Espermatócitos secundários são transformados em espermátides.
	
	
	Espermátides são transformadas em espermatozóides.
	
	
	Espermatócitos secundários são transformados em espermatócitos primários.
	
	
	Espermátides são transformadas em espermatogônias.
	
	
	Espermátides são transformadas em espermatócitos primários.

Continue navegando

Outros materiais