Buscar

Autarquias-AlexandreMazza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEGUNDA-FEIRA, OUTUBRO 03, 2011
Autarquias
A Administração pública é dividida em duas partes: Administração pública DIRETA (formada por órgãos sem personalidade jurídica, como por exemplo os Ministérios e secretárias municipais e estaduais) e Administração pública INDIRETA (composta por entidades personalizadas, que possuem uma personalidade jurídica autônoma. As autarquias pertencem a Administração INDIRETA.
As autarquias e as fundações tem natureza de Direito Público. Empresas públicas e sociedades mistas são de Direito Privado.
Autarquias: é uma pessoa jurídica de Direito Público criada por lei especifica, para desempenhar atividades típicas da administração. Ex: INSS, IBAMA, INCRA, Banco Central, todas as universidades federais.
As fundações públicas são a mesma coisa que autarquias. Tudo que você souber sobre autarquias, também vale para fundação pública. Repetindo, autarquias e fundações públicas, para o exame da ordem, são exatamente a mesma coisa.
Características da autarquia:
Pessoa jurídica de Direito Público.
A autarquia é criada por lei especifica, a extinção também depende de lei especifica. Segundo o princípio do paralelismo das formas, afirma que o tipo normativo de ingresso de um instituto é exatamente o mesmo tipo normativo de retirada desse instituto, por isso que quando o legislador cria uma autarquia, só ele pode extinguir.
A autarquia sempre desempenha atividades típicas da administração, ou seja, por exemplo, nunca na sua vida você vai encontrar uma autarquia explorando atividade econômica, a autarquia nunca pode ir para o mercado atrás de ampliação de clientela e de lucro.
Imunidade a impostos, mas não a tributos (taxas, contribuições de melhoria, empréstimo compulsório e contribuição especial).
Responsabilidade: as autarquias tem responsabilidade objetiva. Responsabilidade objetiva é aquela que está fundada na noção de risco. Tem três requisitos: I) ato II) dano III) nexo causal. O estado vai responder a ação no lugar da autarquia nos casos de responsabilidade subsidiária, que é quando a autarquia não tiver dinheiro suficiente para pagar o valor total da indenização, ai o Estado responde como garantidor.
Segundo Celso Antônio Bandeira de Mello, existem alguns tipos de autarquias:
Autarquias comuns de serviço: são as autarquias que possuem um regime jurídico normal, um regime típico dessa entidade. Ex: INSS.
Autarquias de regime especial: elas tem duas características que as autarquias comuns não possuem. I) dirigentes das agências reguladoras possuem mandatos fixos, ou seja, ficam no cargo por um mandato pré-determinado. II) E são dotas de estabilidade, para se proteger de um desligamento político.
Agências reguladoras tem regime especial, seus dirigentes são estáveis e tem mandatos fixos.
A lei que cria uma autarquia, pode disciplinar também outro assunto? Não, elas são instituídas por lei especifica (art 37, IX CF) e a doutrina interpreta essa referência a lei especifica, como uma lei monotemática (aquela que trata de um só assunto).
A OAB é uma autarquia? Não, a OAB é uma entidade sui generis, que não pertence ao Estado.
As autarquias federais estão subordinadas a ministérios? De acordo com o Decreto Lei 200/67, as Autarquias são entidades autônomas ligadas a um ministério, mas elas não são subordinadas a esse ministério. Elas tem capacidade de auto-governo (autonomia), ninguém pode se intrometer nos negócios, assuntos, temas peculiares a uma autarquia. O ministério tem uma influência miníma, apenas para reforçar que a autarquia tem que se pautar pelo cumprimento da lei.
Podem existir autarquias ligadas ao poder legislativo? Apesar de ser mais comum uma autarquia ser ligada ao Executivo, pode acontecer de ela se vincular a outra autarquia (ex: hospital das clinicas/SP) e em casos muito raros, as autarquias podem se ligar a outros poderes.
Qual o regime de contratação de pessoal nas autarquias? O regime predominante é o estatutário (de cargo público), ou seja, eles entram por concurso público. Menos os cargos de direção, que são cargos em comissão/de confiança, ou seja, ingressa sem concurso, por indicação política e pode ser desligado sem motivo (exoneração ad nutum).
O que são autarquias plurifederativas? A lei dos consórcios públicos (contratos administrativos entre entidades federativas), a grande novidade dessa lei, é que agora as entidades federativas celebram esse contrato de consórcio e podem criar uma nova pessoa jurídica decorrente da celebração. Essa nova pessoa jurídica pode ser de Direito Privado ou Direito Público, mas se for de Direito Privado, recebe o nome de Associação Pública. A lei dos consórcios diz que a Associação Pública pertencerá a Administração Indireta de todas as entidades consorciadas. As associações públicas são as únicas entidades da Administração Indireta que podem pertencer ao mesmo tempo a mais de um âmbito federativo. Com essa inovação, foram introduzidos no Brasil, as chamadas entidades plurifederativas, que pertencem ao mesmo tempo ao âmbito federal, estadual e municipal, se eles participarem desse consórcio.
Professor: Alexandre Mazza.
http://xadai2.blogspot.com.br/2011/10/autarquias.html

Outros materiais