Buscar

definição de curriculo

Prévia do material em texto

Nome: Marcos Vinícius Barbosa
RA: 10068611
Curso: Licenciatura Quimica
Atividade: Definição de Currículo 
Esta tarefa tem como objetivo despertar a reflexão sobre currículo e sua história. Ela contribuirá para sua formação a partir da reflexão em torno da questão:
 
Como entendo o currículo como construção histórico-cultural?
 
A partir dessa referência e da leitura das Unidades 1 e 2 do livro-texto, reflita sobre as definições de currículo. Produza um texto dissertativo, com no mínimo 15 linhas, definindo currículo. Use suas reflexões para produzir o seu texto, evite cópias. Salve-o no word. Poste sua atividade na plataforma.
	No curriculo escolar, aprendemos o que os alunos estudaram ou ainda aprenderão. A LDB definiu o curriculo nacional, de forma a seguir uma linha de raciocínio no país todo, sendo a escola um ambiente social, tem um caráter duplo, um currículo formal e um informal. O curriculo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. È o tempo todo trabalhado no quesito pedagógico nas escolas.
	Como uma construção social, o curriculo está ligado ao momento histórico da sociedade e suas relações com esse conhecimento. A educação e o currículo são intrinsecos com o processo cultural, como uma construção de identidades locais (regionalismos) e nacionais. 
	Há uma diferença conceitual entre currículo escolar (conjunto de ações pedagógicas) e a matriz curricular ( lista de disciplinas e conteúdos do currículo). Por não ser algo imparcial, o curriculo é socialmente e culturalmente definidos, refletindo a concepção da realidade, sociedade e educação, centralizando a ação educacional, pois sua aplicação está relacionada ao processo formativo do educando.
	 Há necessidade de um entendimento entre todas as partes que compem o curriculo, sendo primordial que a sociedade e os alunos tenham o papel principal, levando em questão : o que ensinar; para quem vou ensinar, porque ensinar. Não funciona sozinho, pois os conhecimentos das matérias necessitam ser dialogados e contextualizados com os alunos a fim de que não gere o desinteresse e a perda de perspectiva em relação à aprendizagem.

Continue navegando