Buscar

tanatologia estudo dirigido

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO ESTACIO DO CEARA 
DISCIPLINA TANATOLOGIA
 ESTUDO DIRIGIDO PARA REVISÃO 
Profa. Rosiléa Alves de Sousa
No Ocidente: A morte representa fracasso e vergonha
No Oriente: A morte representa um estado de transição
As diferenças acerca da morte em sociedades diversas sejam em civilizações antigas ou na sociedade atual, estão ligadas ás heranças que, por sua vez, relacionam-se diretamente com a religião que professamos. Os povos mesopotâmicos, por exemplo: Costumavam enterrar os mortos com todos os seus pertences e com suas marcas de identidade pessoal e familiar. Além da comida, para garantir uma travessia sem escassez ou dificuldades. Ao contrário, as sociedades hindus incineravam seus corpos para os libertarem de todos os pecados, apagarem suas memórias e dissolverem sua identidade.
Frases que indicam sinais de suicídio como por ex: Não aguento mais, vou terminar isso – mudanças de comportamento (apatia- descuido) – uso de drogas, depressão – mudanças na autoestima.
Causas Motivadoras do suicídio: Depressão – Solidão – Presença de doenças- Problemas Pessoais- Problemas financeiros e/ou pessoais- Bullying – Luto e/ ou perdas afetivas.
A morte para um suicida representa alivio, o desejo de esta em outra vida, paraíso, satisfação em reencontrar entes falecidos.
Eutanásia Ativa: Ato de provocar a morte do cliente sem sofrimento.
Eutanásia Passiva: A morte acontece de forma natural, sem a ajuda médica, já que não poderá ser feito mais nada.
Ortotanásia: É prolongamento da morte do cliente de forma artificial, no desejo que o cliente se recupere a qualquer momento.
Distanásia: Ocorre a morte natural do cliente, seguindo o ritmo natural da pós-vida. 
O Brasil encontra se entre os 10 países que registram os maiores números de suicídios com 9.852 em 2011. Dando maior atenção as pessoas que tentaram o suicídio de alguma forma.
Fases da Morte:
Algor Mortis: O coração entra em parada total, deixando ofertar oxigênio as células, logo após as células cerebrais entre 6-7 minutos, a temperatura que era 37ºc cai de 1º a 2ºc por hora até chegar em temperatura ambiente, o calor produzido no corpo se dar pela produção de metabólicos e pela falta de circulação do sangue, fazendo todas as extremidades do corpo e o próprio corpo esfriarem.
Pollor Mortis: Ocorre pela ausência de sangue nos capilares, fazendo a pele perder sua elasticidade e tornando a pálida.
Tache Noire: Ocorre na região da córnea após dias a morte, deixando a região ocular escura, avermelhada, até preta.
Rigor Mortis: Ocorre cerca de três horas após o óbito tornando o cadáver rígido, tornando os músculos voluntários e involuntários rígidos também.
Livor Mortis: Ocorre cerca de duas a três horas após o óbito, tornando o sangue coagulado em algumas regiões de maior concentração de hemácias mortas, comum na região inferior do cadáver por ação da gravidade.
Putrefação: Ocorre a desintegração do cadáver juntamente com os odores fétidos, devido produção de aminas pesadas: Dióxido de carbono- metano- amônia- cadaverina-putrecina, entre outros gases e aminoácidos.
Saponificação: Ocorre quando as bactérias não conseguem fazer a hidrólise total via lipídica. A gordura corporal se converte em uma massa espessa, conservando músculos por meses ou anos, comum em pessoas obesas.
Mumificação: Ocorre quando a pele encolhe adquirindo aparência de papiro, os ossos ficam em volta de uma massa de pele e os tendões ficam secos.
Esqueletização: Ocorre quando o cadáver perde a umidade totalmente restando somente os ossos, pelos e pele.
Fase da negação, barganha, luto e aceitação.
São cuidados oferecidos ao cliente de forma rápida, com o objetivo de aliviar o sofrimento do mesmo, promovendo conforto.
As condutas em morte encefálica se dar por meio de exames como eletrocardiograma, eletroencefalograma, teste de lazaro onde observamos o feedback negativo do cliente, horário do óbito, possível causa, preparação do cadáver, preenchimento da declaração do óbito, a avaliação por mais dois médicos de especialidades diferentes, uma delas em neurologia. Após o diagnóstico de morte encefálica na ah problema algum em desligar os aparelhos, já que os mesmos serão retirados posteriormente, junto com drenos e outros acessórios.
O profissional de saúde frente a morte do cliente, deverá respeitar, zelando pela segurança e pela morte do mesmo tratando o com dignidade, sendo empático com a família, tratando os com dignidade e respeito.

Continue navegando