A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Aula 4

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a Questão 
	
	
	
	A Drenagem Urbana Sustentável tem uma idéia baseada em um pensamento sistêmico, no qual todos os sistemas relacionados à água, solo e meio ambiente fazem parte de um só conjunto. Podemos dizer que a drenagem urbana sustentável tem como intenção:
		
	
	levar em consideração apenas partes do ciclo hidrológico e desconsiderar a infra-estrutura das cidades.
	
	minimizar os projetos de restauração de impactos ambientais.
	
	considera apenas a infraestrutura das pequenas cidades e do meio agrícola.
	
	levar em consideração o ciclo hidrológico natural, através de medidas estruturais como parte do planejamento e infra-estrutura das cidades.
	
	relaciona os processos de percolação e infiltração apenas.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	O crescimento das comunidades populacionais tem provocado o aumento da frequência dos problemas com as cheias, pois a modificação do meio natural pela sua transformação em um ambiente urbano. Verifique abaixo qual das opções abaixo não representa um problema ocasionado pelo aumento das comunidades.
		
	
	maior permeabilidade
	
	maior escoamento
	
	menor infiltração 
	
	capacidade de amortecimento natural da bacia. 
	
	impermeabilização de grandes áreas 
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	O conjunto de medidas preventivas que tem como objetivo minimizar os riscos a que a população urbana está sujeita através do ato de escoar as águas de terrenos encharcados é denominado:
		
	
	Drenagem urbana. 
	
	Gabiões. 
	
	Escoamento. 
	
	Canais de armazenamento.
	
	Zona de controle hídrico. 
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Os locais (calhas, canos, canais, rios, córregos etc) que acomodam os fluxos de água de drenagem, quando seguem repetidamente o mesmo caminho, são chamados canais de drenagem. Estes canais, quando interligados, formam necessariamente uma rede dendrítica, denominada: 
		
	
	Rede de drenagem. 
	
	Rede de esgoto. 
	
	Rede de captação de águas residuais.
	
	Rede de distribuição de água. 
	
	Rede pluvial. 
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	O conjunto de diretrizes que determina a gestão do sistema de drenagem, minimizando o impacto ambiental devido ao escoamento das águas pluviais, contemplando um plano de gestão integrada é denominado: 
		
	
	Plano estratégico. 
	
	Plano de contenção. 
	
	Plano emergencial. 
	
	Plano diretor. 
	
	Planejamento local. 
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	É um conjunto de medidas preventivas que tem como objetivo minimizar os riscos a que a população urbana está sujeita através do ato de escoar as águas de terrenos encharcados. Este conceito define:
		
	
	a percolação
	
	a drenagem urbana
	
	a lixiviação
	
	o escoamento superficial
	
	a infiltração no solo
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	O aumento da população e a expansão irregular da periferia têm produzido impactos significativos na infraestrutura dos recursos hídricos contribuindo para o fenômeno denominado de Ciclo de Contaminação. Sobre este ciclo está correto afirmar que: 
		
	
	A urbanização altera os caminhos naturais das águas das chuvas, que passam a deslocar-se por tubos e canais do sistema de drenagem de águas pluviais. 
	
	O adensamento populacional não tem relação com o aumento das cheias. 
	
	A água de abastecimento nas grandes cidades é retirada de mananciais, disponibilizada para uso e tratada antes de retornar à fonte. 
	
	A impermeabilização de solos é uma medida que ajuda a evitar cheias e inundações.
	
	A disposição de resíduos sólidos no leito dos rios não influencia na ocorrência do Ciclo de Contaminação. 
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	O crescimento das comunidades populacionais tem provocado o aumento da frequência dos problemas com as cheias, em função da impermeabilização de grandes áreas, implicando maior escoamento, menor infiltração e capacidade de amortecimento natural da bacia. O grande problema relacionado a esses fatores são as possíveis inundações. Qual das alternativas abaixo NÃO é um impacto negativo à população causado por inundação? 
		
	
	Contaminação por doenças de veiculação hídrica. 
	
	Perdas humanas. 
	
	Interrupção da atividade econômica das áreas inundadas.
	
	Agravamento do efeito estufa.
	
	Perdas materiais. 
	1a Questão 
	
	
	
	A rede de drenagem é o conjunto de canais conectados pode-se recorrer a ela como apoio ao escoamento. O aumento da população e a expansão irregular da periferia têm produzido impactos significativos na infra-estrutura dos recursos hídricos. Um dos principais impactos que tem ocorrido com a drenagem urbana é:
		
	
	Diminuição na quantidade de precipitação
	
	Diminuição da quantidade de boeiros e sistemas de captação de água nas grandes cidades. 
	
	Diminuição da degradação ambiental e aumento da diversidade da fauna. 
	
	Aumento da frequência das inundações e a consequente degradação ambiental. 
	
	Aumento da área de reflorestamento e consequente aumento do número de árvores.
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Drenagem Urbana é um conjunto de medidas preventivas que tem como objetivo minimizar os riscos a que a população urbana está sujeita através do ato de escoar as águas de terrenos encharcados. Considere as seguintes afirmativas: I - Os resíduos sólidos são depositados sempre em locais apropriados, não alcançando o leito dos rios e, portanto, não podem ser considerados como agravantes para as inundações e alagamentos. II - Atualmente existe um grau de conscientização muito grande e, via de regra, não existe mais a contaminação e/ou poluição dos recursos hídricos brasileiros. III - O aumento da população e a expansão irregular da periferia têm produzido impactos significativos na infra-estrutura dos recursos hídricos. IV - O crescimento das comunidades populacionais tem provocado o aumento da frequência dos problemas com as cheias, em função da impermeabilização de grandes áreas, implicando maior escoamento, menor infiltração e capacidade de amortecimento natural da bacia. Podemos afirmar que são verdadeiras:
		
	
	as afirmativas III e IV
	
	as afirmativas II e IV
	
	as afirmativas I, II e IV
	
	apenas a afirmativa I
	
	todas as afirmativas são verdadeiras
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	A ideia que as pessoas tinham sobre a drenagem urbana tinha como princípios remover as águas pluviais apenas para executar projetos e obras. Com o aumento da urbanização, o despejo de esgotos, o uso de produtos químicos pela agricultura, indústria e comércio no ambiente, os recursos hídricos retornam a sua origem bastante comprometidos em sua composição. Qual das opções abaixo representa consequências da falta de visão ambiental?
		
	
	Aumento da qualidade da água para a população.
	
	Deterioração dos mananciais e a redução da quantidade de água de qualidade para população.
	
	Aumento da quantidade de precipitação pelo país.
	
	Diminuição da poluição das águas.
	
	Aumento da disponibilidade de água doce pelo país.
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Considere as seguintes afirmativas: I- Um projeto de drenagem urbana deve ser entendido como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos à sociedade causados por eventuais inundações, auxiliando, portanto, no desenvolvimento urbano de forma harmônica e sustentável. II O planejamento de um projeto de drenagem urbana deve ser feito de forma integrada, considerando as necessidades da população a ser contemplada com sua implementação, levando em conta os critérios de dimensionamento, operação e manutenção

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.