Buscar

Introdução ao desenvolvimento nativo

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM DESENVOLVIMENTO MOBILE
Fichamento de Estudo de Caso
Isaque Samuel Ferreira da Silva
Trabalho da disciplina 
INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO NATIVO 
Tutor: REGINA LUCIA NAPOLITANO FELICIO FELIX BATISTA
Contagem 
2018
Estudo de Caso de Harvard: 
Um estudo de caso com analise comparativa entre plataforma
para aplicações móveis aberta e proprietária: Android e iOS
Texto do Fichamento:
As plataformas de desenvolvimento mobile existente na atualidade esta cada vez mais rica em recursos, módulos e bibliotecas mais completas e quando se trata de desenvolver um aplicativo para dispositivo mobile a escolha da tecnologia a ser escolhida para desenvolver o projeto é um dos pontos muito importante, devido a fatores de incompatibilidade de uma plataforma com a outra, por exemplo, aplicativos desenvolvidos para androide não rodam em plataformas IOS. Uma das alternativas que se pode optar são aplicativos híbridos, ou seja, aplicativos baseado na web, usando a tecnologia do HTML5 e CSS3 que pode rodar em qualquer uma das plataformas, seja ela Androide, IOS ou Windows Phone, mas cada uma dessas opções tem os seus pós e contras, sendo que as ferramentas, a linguagem e o hardware são fatores que vão influenciar no desenvolvimento, na evolução e na manutenção do aplicativo.
O artigo de referencia faz uma comparação entre as plataformas Androide e IOS com base em um projeto chamado Ubibus, um aplicativo de carona colaborativa. O Ubibus tem o objetivo de dar um apoio ao usuário de transporte publico e uma alternativa para ele chegar ao seu destino com colegas que fazem o mesmo trajeto com automóveis em vias urbanas. Este aplicativo foi desenvolvido separadamente em duas plataformas Androide e IOS, trazendo a possibilidade de fazer uma comparação consistente entre as duas plataformas e para nos ajudar na tomada de decisão de qual plataforma escolher na hora desenvolver.
Pensando em plataforma de desenvolvimento deve se considerar vários fatores como arquitetura, componentes fundamentais, interface com o usuário e recursos. O desenvolvimento nativo sem sombra de dúvida é a melhor decisão a ser tomada mesmo que tenha suas desvantagem como o custo de desenvolvimento, por exemplo, mas a aplicação fica muito mais dinâmica, acessível, mas rápida possibilitando uma experiência consideravelmente satisfatória ao usuário. 
Em relação a ferramentas de desenvolvimento o IOS só pode ser desenvolvido em maquinas da Apple Macintosh com a IDE XCode e o SDK da Apple. O Xcode tem suporte a API Cocoa Touch, linguagem Objective-C e Apple Script entre outros recursos necessários e o xCode é gratuito. O Adroid por sua vez é possível desenvolver com um computador comum usando algumas IDE como Eclipse, NetBeans e o Android Studio, todas estas IDE precisa do Android SDK 	que o kit de desenvolvimento disponibilizado pela Google, usando a linguagem de programação java (javaME). As as plataformas utilizam um simulador dando a possibilidade de ir testando a aplicação e nos testes realizados no desenvolvimento do aplicativo do Ubibus o simulador da IOS foi bem mais superior a do androide, porem as aplicações do androide podem ser testadas direto no aparelhos sem custo algum, já os da IOS para se testar um aplicativo diretamente no aparelho é necessário ser publicado na Apple Store gerando custos ao desenvolvedor.
Uma das vantagens das duas plataformas é que a documentação é gratuita, há códigos de exemplos e fóruns de discussão todo disponível gratuitamente. O desempenho do simulador do android é mais lento que o do IOS, o suporte ao sensor e a facilidade de uso do android é menor que a do IOS e a experiência do usuário no simulador do android também é menor que a do emulador da IOS.
A desvantagem para se programar apenas para android é variedade de aparelhos existentes no mercado, pois é necessário desenvolver o designer do aplicativo pensando que ele será rodado aparelhos com tela pequena e tela grande e de resoluções diferentes além da diferença do processamento do hardware do dispositivo, já para desenvolver para IOS esse não é um problema tão difícil de resolver, pois o sistema operacional da Apple é desenvolvido exclusivamente para aquele tipo de hardware a variedade de aparelhos se limita aproximadamente em 10 disponíveis no mercado. O Sistema Operacional desenvolvido pela Google o código é aberto e mais de 50 empresas pegam este código e adapta esse sistema aos seus equipamentos de hardware desenvolvido, gerando conflitos no sistema e instabilidade em alguns casos os aparelhos ficam até mais lentos devido a este fator.
O aplicativo Ubibus teve que ser desenvolvido nas duas plataformas para atender o máximo de usuários possível, com isso foi gerado trabalho dobrado, pois tudo que foi realizado no projeto do android teve que ser repetido no IOS.
Podemos perceber que se uma plataforma for comparada com a outra os produtos desenvolvidos para IOS tem superioridade aos do Android, porem um dos fatores que influencia na tomada de decisão é a usabilidade dos usuários e hoje temos mais aparelhos usando o sistema android do que IOS, forçando o desenvolvimento nas duas plataformas, mas como citado no inicio existem uma outra forma de desenvolvimento baseado na WEB que atende as duas plataformas programando apenas uma vez, porem com limitações de recursos, então deve ser feita uma analise bem detalhada para se escolher qual plataforma desenvolver o projeto. 
�

Continue navegando