Buscar

avaliando apredizado

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Como explicar as diferenças entre as culturas? Por que um grupo humano se alimenta exclusivamente de frutos e é politeísta (acredita em várias divindades) enquanto outro se alimenta de animais e é monoteísta? 
Assinale a alternativa que responde corretamente a interrogações acima.
		
	
	As diferenças entre as culturas são determinadas pela qualidade e pelo nível de evolução de cada grupo.
	
	Os grupos humanos são qualitativamente diferentes.
	
	Para sobreviver nos ambientes físicos e sociais, os indivíduos da espécie humana dependem principalmente de suas disposições físicas ou fisiológicas.
	
	As formas culturais diferenciadas são frutos da estrutura genética da espécie.
	 
	As culturas estão diretamente relacionadas à especificidade das condições de vida de cada grupo, isto é, estão relacionadas às condições particulares que possibilitaram sua criação e desenvolvimento.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Aprendemos que existem formas diferentes de compreensão do mundo: a visão do senso comum ou o conhecimento científico. Nesse sentido, marque a única opção verdadeira.
		
	
	O senso comum depende tanto de juízos científicos como de juízos pessoais a respeito das coisas, não importando o grau de envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	 
	O senso comum depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum depende de juízos científicos a respeito das coisas, sem envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	O senso comum não depende de juízos pessoais a respeito das coisas, com envolvimento das emoções e dos valores de quem observa.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Como os animais e as plantas se comunicam? Do UOL, em São Paulo, 13/08/2013 "A comunicação entre seres vivos é essencial para a sobrevivência de todas as espécies. (...) assim como nós, animais usam seus próprios canais sensoriais na comunicação. Dependendo da espécie, objetivo é chamar atenção do sexo oposto na época de reprodução, defender território, identificar bichos da mesma espécie ou conversar com membros do mesmo grupo. Bichos de hábitos diurnos são ótimos em transmitir e receber sinais visuais. O macho da espécie tordo-sargento, um pássaro nativo das Américas do Norte e Central, possui manchas avermelhadas no canto das asas. Essas manchas vistas de longe servem para demarcar território. Em 1972, o biólogo Douglas G. Smith pintou as penas dos pássaros de preto, e o território deles foi invadido por outros pássaros da mesma espécie que não tinham sido pintados." Podemos dizer que o que distingue a comunicação humana da comunicação animal é o fato que a forma de comunicação humana é:
		
	
	Social.
	
	Química.
	
	Biológica.
	 
	Cultural.
	
	Genética.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	(Enem 2013) O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que "A comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação - essencialmente a internet e os meios de comunicação - porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto" (Adaptado de www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012). Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que...
		
	 
	Os sistemas de comunicação são mecanismos importantes de adesão e compartilhamento de valores sociais.
	
	A consciência das sociedades foi estabelecida com o advento da internet.
	
	A internet atribui verdadeiros valores culturais aos seus usuários.
	
	A revolução tecnológica tem como principal objetivo a deposição de governantes antidemocráticos.
	
	Os recursos tecnológicos estão a serviço dos opressores e do fortalecimento de suas práticas políticas.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os eventos que servem de foco ao cientista social são fatos que não estão mais ocorrendo entre nós ou que não podem ser reproduzidos em condições controladas. Sobre o trabalho dos cientistas sociais, podemos afirmar que eles estudam:
		
	
	Fenômenos simples, situados em planos de casualidade e determinação simplificados
	
	Fenômenos simples, situados em planos de casualidade e determinação complicados
	 
	Fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação complicados
	
	Fenômenos complexos, situados em planos de casualidade e determinação simplificados
	 
	Fenômenos simples e complexos, situados em planos de casualidade e determinação simplificados
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Com relação à produção de conhecimento, pode-se afirmar que:
I - O pensamento científico surge com a sociedade moderna.
II - A ciência é a única forma verdadeira de conhecimento
III - A ciência objetiva explicar o mundo a partir de uma lógica racional.
IV - O pensamento científico é a primeira forma de construção de conhecimento.
Assinale a opção correta:
		
	
	As afirmações II e IV estão corretas
	
	As afirmações III e IV estão corretas
	
	As afirmações II e III estão corretas
	 
	As afirmações I e III estão corretas
	
	As afirmações I e II estão corretas
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A forma de pensamento mais simples é chamada de senso comum. Trata-se de fazer afirmações sobre o mundo fora do método mitológico, religioso, do filosófico e do científico, por outro lado consiste numa afirmação descoordenada e sem nexos em si. O pensamento científico, por outro lado, usa os seguintes elementos:
		
	 
	a razão e o nexo entre eventos naturais e sociais.
	
	os fatos sobrenaturais e os fenômenos divinos.
	
	a falta de bom senso e a filosofia.
	
	o senso comum, os eventos sobrenaturais e religiosos.
	
	o pensamento lendário e a matemática.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	As ciências sociais surgiram no contexto das grandes transformações culturais, econômicas, políticas e sociais que abalaram a Europa e deram origem a Era Moderna. Dentre essas transformações podemos destacar:
		
	
	A Revolução Alemã, de 1764.
	
	A Revolução Cubana, de 1959.
	
	A Revolução Russa, de 1917.
	
	A Revolução Portuguesa, de 1490.
	 
	A Revolução Francesa, de 1789.

Continue navegando