Buscar

Equilíbrio de Fases Exercícios para P1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Equilíbrio de Fases. Exercícios Aula 6.
Exercício 1: 15 pontos
A prata e o chumbo formam um eutético com cerca de 2% em peso em prata e que funde a 305oC. Qual a quantidade máxima de prata pura que se pode obter pela cristalização de 100 kg de uma mistura com 50% de prata? 
Exercício 2: 25 pontos
O eutético do cádmio e bismuto (temperatura de 144oC) tem aproximadamente a porcentagem ponderal de 61,5% em bismuto. O ponto de fusão do bismuto puro é 271oC e do cádmio é 321 oC. Para uma solução originalmente a 350 oC contendo 95 kg de bismuto e 5 kg de cádmio, qual a quantidade de bismuto ainda liquefeita após a solução ser resfriada até uma temperatura onde a solução em equilíbrio tem 75% em peso em bismuto?
Exercício 3: 35 pontos (10 + 25)
Para o diagrama abaixo, considerando uma massa total de 100 kg: 
Qual a fase primária da cristalização e quanto desta fase pode se obter pura para o sistema com composição global de 70% de A?
Para o sistema a 900OC e composição global de 70% de A, indique: massa total de sólido, massa total de líquido e a composição do líquido.
Exercício 4: 25 pontos (5 cada item)
Os compostos B e C formam soluções praticamente ideais. A 100 °C, a pressão de vapor de B é 1360 torr e a do composto C, 560 torr. 
Para um sistema que contenha 12,0 mols de C e 8,0 mols de B, determine: (a) a pressão do ponto de bolha; (b) a pressão do ponto de orvalho; (c) a composição de cada fase a 800 torr; (d) o número de mols de cada fase em equilíbrio a 800 torr; (e) faça uma figura aproximada Pressão versus fração molar de B indicando os pontos calculados em (a), (b), (c) e (d) e as pressões de vapor dos compostos puros.
Equações:

Outros materiais