Buscar

CITAÇÕES 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CITAÇÕES (Material da Universidade Estácio de Sá)
ALEXANDRE, Sylvio; MATIAS, Antonio. Pesquisa: histórico, função social. Metodologia e técnica empregadas. In:__________. Monografia do projeto à execução.
Rio de Janeiro: Editora Rio, 2005.
Citação é a menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte (livros, revistas, fitas de vídeo, CD-ROM, documentos extraídos da internet), podendo ser: direta literal ou textual; indireta ou livre e citação de citação.
O sistema de citação a ser adotado é o autor-data. Neste sistema, a indicação da fonte é feita pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável ou, ainda, pelo título de entrada, seguida da data de publicação do documento, separada por vírgula e entre parênteses.
Nas transcrições, devem ser indicados as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:
supressões: [...]
interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]
ênfase ou destaque: grifo ou negrito ou itálico, etc
Quando se tratar de dados obtidos por informação oral (palestras, debates, comunicações etc.), indicar entre parênteses a expressão “informação verbal” , mencionando-se os dados disponíveis, somente em nota de rodapé.
Exemplo: 	Tricart constatou que na bacia de Resende, no Vale do Paraíba, há indícios de cones de dejecção (informação verbal).
Quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.
Exemplos:	(BARBOSA, C., 1958)		(BARBOSA, Cássio, 1965)
		(BARBOSA, O., 1958)		(BARBOSA, Celso, 1965)
As citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados num mesmo ano, são distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento.
Exemplos: 	(REESIDE, 1927a)			(REESIDE, 1927b)
	
1	Citação direta, literal ou textual
É a reprodução das próprias palavras do texto citado. A citação direta pode ser com até três linhas ou com mais de três linhas.
As transcrições no texto com menos de três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Incluir no texto, junto com o sobrenome do autor, o ano de publicação e páginas.
Exemplos:
a) O autor é colocado no final da citação, entre parênteses, em caixa-alta, com a indicação do ano da publicação da obra e da página:
“É a transcrição literal de textos de outros autores inseridos na monografia” (FRANÇA et al., 1962, p. 105).
“A cultura não existe independente dos seres humanos, mas é o conjunto desta produção processada por milhares de mentes em diferentes espaços e a partir de experiências múltiplas” (DENCKER, 1966, p. 183)
b) O autor é colocado antes da citação, com a indicação do ano da publicação da obra e da página:
Carlzon (1994, p. 16) diz: “A Scandinavian Airlines Sistem (SAS) é ‘criada’ 50 bilhões de vezes por ano nas mentes de nossos clientes, quinze segundos de cada vez. Estes 50 bilhões de ‘momentos da verdade’ são os que basicamente determinam se a SAS será bem sucedida ou não”.
Para Fleury (1987, p. 123): “A cultura, concebida como um conjunto de valores e crenças compartilhadas pelos membros de uma organização, deve ser consistente com outras variáveis organizacionais como estrutura, tecnologia e estilo de liderança”.
As transcrições no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor (tamanho 10) que a do texto utilizado, em espaço simples (1,0) entre linhas e sem aspas. 
Exemplos:
A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio conferência, utilizando a companhia local de telefone um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão (NICHOLAS, 1993, p. 181)
Conceituando logística com sua função essencial para as organizações, Pozo (2000, p.10) considera:
A logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.
2	Citação indireta ou livre
Reprodução de idéias de outro autor sem que haja transcrição literal das palavras utilizadas pelo mesmo, não sendo necessário o uso das aspas. Na citação indireta ou livre, as chamadas pelo sobrenome do autor, instituição ou título devem ser em letras minúsculas quando incluídas na sentença e em letras maiúsculas quando estiverem entre parênteses. Indicar no texto o ano de publicação.
Exemplos: 
Na manufatura verifica-se uma forma superior de cooperação no trabalho, o que permite uma diminuição do tempo necessário para a produção de um determinado produto. De acordo com Faria (1986), esta nova forma de organização de atividades está ligada a várias oficinas, trabalhando de maneira complementar e especializada.
Teixeira (1985) descreve que na manufatura se verifica a separação do produto direto dos seus meios de produção, porém a habilidade manual do trabalhador ainda é o fator básico no processo de produção, determinando o ritmo de produção, visto que ele detém os conhecimentos do processo.
3	Citação de citação
É usada quando for absolutamente indispensável menção a um trabalho, ao qual o autor não teve acesso, mas do qual tomou conhecimento apenas por citação em outra publicação. Para simplificar a forma de apresentação, é necessário o emprego da palavra latina “apud”. 
Exemplos: 
Fisher e Ury (1985 apud MARTINELLI e ALMEIDA, 1997, p. 125) conceituam que: “negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta”. Neste conceito, o autor dá importância à comunicação e ao fato de que essa comunicação deve ser bilateral demonstrando uma tendência para uma negociação ganha-ganha para que assim se satisfaçam os lados envolvidos.
A palavra negociação se origina do latim negotiare. Esta por sua vez vem da palavra latina necotio que significa a negação do ócio, uma atividade que tem como primeiro sentido ser uma ocupação produtiva, segundo Sitniski (1985 apud CARVALHAL, 2001).
4	Notas de rodapé
Colocadas no pé da página, são anotações com a finalidade de esclarecer ou complementar o texto, sendo indicadas por números e asteriscos.
As notas de rodapé devem ser separadas do texto por um traço que se inicia na margem e tem 3 cm. Devem ser digitadas em espaço um, com tipo de letra menor, iniciando-se a dois espaços da última linha da página. Entre uma nota e outra, observa-se espaço de um e meio centímetro.

Continue navegando