Buscar

direito empresarial (sociedade comum)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade comum
O código civil dividiu a sociedades em dois grupos, sendo eles: sociedades personificadas e não personificadas. 
Diante disto, conclui-se que as sociedades não personificadas são aquelas que não possuem personalidade jurídica. Pelo o entendimento do doutrinador Tarcísio Teixeira “personalidade jurídica é o fato pelo qual um ente, no caso uma sociedade, torna-se capaz de adquirir direitos e contrair obrigações”.
A sociedade comum, que é mais conhecida como sociedades irregular ou de fato, é um tipo de sociedade cujo os atos constitutivos ainda não foram inscritos nos próprios registros, sendo então sociedade não personificada. 
Tais sociedades que se regem por normas próprias, e subsidiariamente pelas normas que regem as sociedades simples, quando forem compatíveis.
Como não há o registro como meio de prova da existência da sociedade, quando envolver direitos de terceiros, estes podem utilizar quaisquer meios de prova para comprovar a existência da sociedade em questão.
Contudo, na relação interna dos sócios, e nas relações dos sócios com terceiros, a sociedade só pode ser comprovada por meio de documento escrito.

Continue navegando