Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA EMPREENDEDORISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – EMPREENDEDORISMO
 Inicialmente, devemos ter em mente que o Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a  criação de empresas ou produtos novos. Empreender é também agregar valor, saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.
 Esse conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 e desde então é amplamente divulgado e utilizado na sociedade atual em diversas áreas: seja na área comercial, industrial, educacional entre tantas outras situações.
 Por que será que temos que ser empreendedores até mesmo na nossa casa no dia a dia? Com certeza, isso deve-se ao fato de termos que usar nossa criatividade e habilidade neste mundo globalizado, mas também cheio de ciladas e circunstâncias que temos que driblar.
 Diante deste universo de possibilidades, iremos lançar um novo produto no mercado que trará um benefício grande para todos na sociedade; sendo assim será vinculado não só a um empreendedorismo de inovação, mas também um empreendedorismo social. Sabendo da urgência e necessidade de economizar água, lançaremos um aparelho que será ao mesmo tempo PURIFICADOR/ RACIONADOR DE ÁGUA. Inicialmente, verificaremos a necessidade de preservação e conservação dos recursos naturais e que este é um fato marcante e notório. Tal produto abrangerá as diversas classes sociais, uma vez que todos necessitam de água potável para sobreviver. O diferencial deste produto estará na praticidade e economia que ele irá propor. O mesmo será instalado em qualquer torneira da residência e servirá para que o consumidor não mais precise comprar a água mineral, como também controlará a saída e vazão da água (racionamento). Seu custo será a nível popular e qualquer pessoa poderá instalar em sua residência. Dessa forma, o consumidor estará adquirindo um produto barato e com dupla funcionalidade. Este novo produto terá por base um conceito já existente, porém com uma nova proposta de uso. O empreendedor utilizará os meios de comunicação para divulgação do produto de acordo com as necessidades do consumidor. Para isso fará uma pesquisa para identificar o mercado potencial. Deverá também ter estratégias empresariais favorecendo o êxito desse novo produto e avaliará sua implantação.
 Mesmo se tratando de um produto que abrange as diversas áreas da sociedade, é necessário elaborar um planejamento detalhado com estratégias e planos gerenciais para que haja um lucro perceptível na venda do produto. Faz-se necessário também a visão futurista do empreendedor que deverá estar atento a responder perguntas, tais como: Existe mercado (consumidor) real? Com qual frequência fará uso do produto? O custo/ benefício será viável? O preço será acessível para um grande público? Contudo, mesmo diante de todas as metas a serem seguidas, o empreendedor ainda terá que estabelecer subsídios para eventuais dificuldades de gerenciamento, pois a cautela também é uma meta para alcançar o sucesso de vendas.

Outros materiais