Buscar

Trabalho TPRI (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade de São Paulo
Instituto de Relações Internacionais
Maxime Ndecky
Temas e Práticas em Relações Internacionais
O presente ensaio a expor, relacionar e tornar crítico o conteúdo das palestras ministradas na disciplina de Temas e Práticas em Relações Internacionais. Foram trazidos pelo esforço conjunto dos professores Jacques Marcovitch e Pedro Dallari personalidades importantes, profissionais, ligados a questões de âmbito internacional. 
O trabalho decente e a organização internacional do trabalho
Sem sombra de dúvidas, um dos maiores problemas enfrentados por vários países nos últimos anos é o desemprego, principalmente aqui no Brasil, pois o fato de não ter um trabalho decente traz sérias consequências sociais e econômicas, alem de trazer tristeza na população, principalmente naquelas pessoas voltadas para o bem-estar da nação. 
Segundo a palestra do Peter Poshen, diretor da OIT aqui no Brasil, o trabalho decente tem sido tema de preocupação para a OIT. A organização conta com aproximadamente 187 estados membros cujo objetivo é promover a justiça social e o reconhecimento internacional dos direitos humanos e trabalhistas. A OIT formula as normas internacionais do trabalho. 
Entre os demais objetivos, se encontram outros fundamentais que são: promoção dos Direitos Humanos, a geração de mais e melhores empregos, a extensão da Proteção Social e por fim, o fortalecimento do diálogo social. Segundo o palestrante, todo trabalhador tem seu direito assegurado, assim como níveis mínimos de remuneração e proteção.
Durante a palestra, o Peter levantou a questão de oportunidades de emprego, rendimentos adequados e trabalhos produtivos, jornada de trabalho decente, conciliação entre trabalho, vida pessoal e familiar, estabilidade e segurança no trabalho.
Porem, o que mais me chamou atenção, foi a questão do Rio+20, que é a questão que fala sobre emprego de qualidade e trabalho decente, que se torna fundamental para o desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza.
De acordo com as pesquisas e conhecimentos acumulados a respeito do assunto, muitos trabalhadores sofrem abusos, assédio e agressão no espaço de trabalho. Cerca de

Continue navegando