Buscar

Atividade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DISCURSIVA
De acordo com Rousseau, o soberano é o povo, soberano que exerce o poder. Mas o povo transfere este poder para uma pessoa que o representa, esta pessoa que o representa foi eleita pelo povo, onde se cria leis que é obrigado a seguir mesmo não concordando, ou sendo prejudicado, onde acabam sendo súditos, ou seja, não livre, submetido à vontade de outrem.
Na Constituição de 1988 ocorreram grandes mudanças, na democracia participativa, possibilitando a convocação de referendos para que a prática de propor à votação do eleitorado, para aprovação ou rejeição, medidas propostas ou aprovadas por um órgão legislativo, onde os manifestantes plebiscitos montaram uma manifestação popular expressa através de voto, que ocorre quando há algum assunto de interesse político ou social. 
Na Roma Antiga, o plebiscito era a lei decretada pelo povo romano através da reunião em um comício. Inicialmente, era obrigatório apenas aos plebeus, onde foi uma grande conquista, mas poucos projetos deram certo, temos o direito assegurado pela Constituição, mas até hoje só tivemos dois casos aprovados, o movimento passe livre nos mostra que precisamos pensar em formas alternativas de permitir as manifestações, onde a sociedade brasileira que defende a adoção da tarifa zero para transporte coletivo.
Devemos criar formas utilizando toda a tecnologia que temos nas mãos, de redes sociais, para estar participando mais na politica, na criação de leis, no controle das ações dos próprios políticos.
E assim vendo o texto de Rousseau e os dias de hoje, não houve mudanças apesar do avanço da tecnologia, que permite estarmos conectados com um grande numero de pessoas 24 horas por dia, termos acesso a todo tipo de informação em tempo real, nada fazemos para mudar a situação atual, temos muitas informações, mas não fazemos nada. 
Na realidade não mudou muita coisa, temos liberdade, informação, mas continuamos a escolher os nossos candidatos, e eles fazem o querem e ficamos quietos.
Queremos mudanças, temos que mudar nossos atos também, nossa forma de pensar e agir, participar mais, utilizar a tecnologia para grandes manifestações a favor do povo, cobrando os políticos que nós colocamos lá para nos representar.

Continue navegando