Buscar

FILOSOFIA

Prévia do material em texto

Então, a Companhia de Jesus ao mesmo tempo em que realizava um trabalho educativo, alfabetizando as crianças, também direcionava essa educação para a catequese pregando a fé católica. Posteriormente, eles foram aprimorando os seus métodos de ensino e, consequentemente, conseguiram converter mais pessoas ao catolicismo e construíram um sistema de educação bastante organizado no seu tempo.
 século XVI, a Igreja Católica passou por uma grande crise em consequência da Reforma Protestante. Como reação à essa crise, criou a Companhia de Jesus para cumprir trabalho missionário, realizando atividades religiosas e pedagógicas em vários países, com o objetivo de reconquistar a confiança das pessoas na Igreja e reafirmar sua posição de poder.
Em 1549, a Companhia de Jesus, que tinha relação de aliança com o Estado português, chegou ao Brasil e direcionou suas atividades na catequese e o ensino de ler e escrever para índios e filhos de colonos.
Os jesuítas foram a primeira instituição organizada de ensino no Brasil. Possuiam planos de estudo, utilizavam punições e castigos e não estimulavam a independência intelectual.
No decorrer dos anos, a Companhia de Jesus foi acumulando muito poder político, ideológico e riquezas. No momento em que Portugal passava por uma crise em decorrência do Tratado de Madri, Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil para confiscar seus bens. 
 FILOZOFIA = O conhecimento humano é uma expressão usada para toda a experiência humana adquirida até o momento. É a soma de todos os pensamentos, criações e invenções da mente humana. Incluindo descobertas em diversas áreas da ciência; matemática, literatura, arte, entre outras. 
Para se ter uma dimensão exata do conhecimento humano é preciso considerar que ele está em constante expansão, desde o início da humanidade e tem aspectos filosóficos e científicos a serem considerados para a apreensão de seu conceito.
Ela é importante para a construção do conhecimento crítico e reflexivo , sendo diferente do senso comum e religioso , encontra sustentação nas condições reais e sociais.
FILOZOFIA, Qual a relação entre educação e cultura? Bom, na minha opinião a relação entre a educação e a escola, e que na escola os alunos aprendem um pouco da nossa cultura. Mas em um país que a educação é precária, a nossa cultura também vai se perdendo aos poucos. 
 FILOSOFIA PARA RESPONDER
		A REFLEXÃO PEDAGÓGICA de cunho filosófico consiste na indagação: que tipo de aluno e ser humano pretende-se formar? Logo: que sociedade se quer construir? Tendo clara a resposta a essas questões são necessários outros ingredientes como a seleção dos conteúdos: O que ensinar? Como ensinar? Portanto o papel da Reflexão Pedagógica é:
I. Permitir clareza a respeito da teoria que permeará as decisões;
II. Evitar o "espontaneísmo", resultado da dicotomia entre teoria e prática;
III. Esclarecer sobre a responsabilidade do educador na educação do ser humano;
IV. Integrar a reflexão filosófica na escolha da prática pedagógica;
V. Buscar o sentido mais profundo do próprio sujeito da educação.
Assinala a alternativa correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Somente a III e IV estão corretas
	
	
	Somente a II e IV estão corretas
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas
	
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas
	
	
		2.
		É um conhecimento sistemático, lógico, rigoroso e metódico. Sendo assim, obedece a um conjunto de princípios determinados pela razão, na sua forma e no seu conteúdo, a fim de orientar a pesquisa acerca de um determinado fenômeno.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Conhecimento artístico.
	
	
	Conhecimento mítico.
	
	
	Conhecimento científico.
	
	
	Conhecimento filosófico.
	
	
	Conhecimento espontâneo.
	
	
		3.
		Para Dermeval Saviani, a reflexão propriamente filosófica é radical, rigorosa e de conjunto. De acordo com esta concepção a única afirmativa em NÃO ATENDE a colocação do autor: 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	5. Estrutura seu pensamento de forma lógica, clara e coerente.
	
	
	1. Justifica suas afirmações com argumentos, usa linguagem com rigor que garante coerência e o exercício da crítica.
	
	
	4. Imposição de ideias e valores que garantem os interesses de classe.
	
	
	4. Examina os problemas na perspectiva do todo, relacionando os diversos aspectos, visando à totalidade.
	
	
	2. Explicita os fundamentos do pensar e agir, investigando a raiz do saber.

Continue navegando