Buscar

EXERCÍCIO DE REVISÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE REVISÃO – ANATOMIA HUMANA.2014.2
I
JLMS, 35 anos, chegou ao serviço de emergência do HMI com dores abdominais, abdome distendido e sudorese intensa e pele oleosa. Diagnóstico médico revela após exames complementares gases e presença de fezes no dueto intestinal. No exame céfalo podálico observou-se que o cabelo estava em desalinho, seborréia, sujo e com alopecia. Olhos simétricos, porém, esclerótica hipocorada. Ainda foi observado presença de gânglios palpáveis na região submandibular. Veias do trígono do pescoço estavam túrgidas. ACR: Coração - BNF em 2t sem sopros ou ruídos adventícios. Pulmão - boa expansão pulmonar, porém, ortopneico. Abdome globoso e doloroso à palpação. Eliminações - constipação intestinal; urina presente de boa quantidade e bom aspecto. MMSS - boa rede venosa e presença de punção venosa no dorso da mão direita, com soro glicofisiológico, complexo b e vitamina c. MMII - edemaciados, panturrilhas duras, formação de cacifo até altura do joelho. SSW - Pulso (110 bpm); PA (90 x 60 rnml-lq); Respiração ( 30 irpm) e Tax (37,5°C).
Questão 01
Baseado nos seus conhecimentos de anatomia humana responda o seguinte: 
a) O exame do tecido tegumentar é muito importante para cuidar dos sujeitos com necessidades nutricionais. Quais são as três camadas do tecido tegumentar.
* Derme, Epiderme e Hipoderme (Tela Subcutânea)
b) Desenhe o abdome e realize a sua divisão em nove partes e sua respectiva nomenclatura.
c) Na realização do exame físico a nutricionista necessita medir a circunferência do braço e do abdome entre outras ações. Baseado nos seus conhecimentos sobre a anatomia dos músculos responda o seguinte: quais são os músculos que se encontram na face anterior e posterior do braço?
* Anterior: Bíceps braquial – Posterior: Tríceps
d) em uma ação conjunta entre os cursos de enfermagem e nutrição na Aldeia São José (Krikati), a Profª Juraciara verificou com as acadêmicas de nutrição medidas antropométricas, dentre as ações verificou a circunferência abdominal dos pacientes. Mostre seus conhecimentos de anatomia escrevendo nos claros que músculos que podem ser encontrados neste local.
* Músculos oblíquo externo, Reto abdominal, músculo serrátil anterior.
Questão 2
Para verificar as condições do sistema respiratório é necessário que a nutricionista saiba posicionar o estetoscópio na região compatível com sua necessidade de ausculta. Quais os músculos que ladeiam o trígono da ausculta?
* Músculos Trapézio, latíssimo do dorso e redondo maior.
Questão 3
As panturrilhas do paciente estavam duras e formavam cacifo até a altura do joelho. Baseado nos seus conhecimentos de anatomia do esqueleto humano, responda o seguinte:
a) Qual o nome dos ossos da perna? Tíbia e Fíbula
b) Quais os nomes dos músculos da panturrilha? Gastrocnêmio e Sóleo
c) Escreva o nome do osso do joelho – Patela
d) Qual o nome das artérias que podemos verificar o pulso na região do maléolo tanto anterior como posteriormente? Artéria tibial
Questão 4
a) DGET estava com boa rede venosa. Ouais são as artérias e veias que pode ser encontradas no 1/3 distal do antebraço.
* Artéria: Ulnar e Radial – Veias: Cefálica e Basílica
b) As bulhas normofonéticas indicam que há normalidade na dinâmica cardíaca. Mostre seus conhecimentos sobre e a anatomia escrevendo o que é a pequena circulação.
* O sangue vai do coração para o pulmão para ser oxigenado; e volta do pulmão para o coração indo assim para o resto do corpo.
II
"MJAL, 25 anos, sexo masculino, deu entrada no HMI apresentando os seguintes sinais e sintomas e com as seguintes queixas: "dificuldade para respirar", respiração ruidosa", "desorientado". Baseado nos seus conhecimentos sobre anatomia humana responda o seguinte:
Questão 01 
a) A dificuldade para respirar, baseado pelo fato de que chegou ao HMI por transeuntes e sem cervical, pode estar sendo afetada por qual estrutura do SNC?
* Bulbo
b) Como estava com respiração ruidosa, o médico assistente diagnosticou presença de secreção na cavidade orofaríngea e prescreveu aspiração das vias aéreas superiores (AVAS). Quais estruturas anatômicas a sonda tocou na realização da técnica?
* Narina, cavidade nasal, conchas nasais, nasofaringe, faringe, orofaringe.
C) Como não foi diagnosticado traumatismo craniano encefálico (TCE), provalvemente apresentou concussão cerebral (desorientado). Baseado nisto responda como se divide o Sistema Nervoso.
* Central e Periférico
d) Quais as divisões do cérebro? Telencéfalo, tronco encefálico e cerebelo
e) Quais são as meninges e seus respectivos espaços: Espaços – Epidural, subdural e subaracnóide – Meninges – dura-máter, aracnoide-máter e pia-máter.
JMRN, 25 anos, sexo masculino, após queda de moto na Av. Getulio Vargas, deu entrada na emergência do HMI apresentando as seguintes queixas e sinais e sintomas: "dor abdominal", "dor em membros inferiores". Apresenta hipocorado, extremidades frias e hipotensão arterial, bexiga cheia. É possível que esteja hipocorado por causa de um trauma fechado no abdome que está estendido. Exames complementares revelam hemácias abaixo dos limites de normalidade. Baseado nos seus conhecimentos de anatomia humana, responda o que se pede:
Questão 2 
 a) Qual estrutura dos rins ajuda na sítese da produção das hemácias e da vitamina d? Glândila Supra-renal
b) Se a creatinina e a uréia estivessem alta poderia significar que a porção funcional filtradora dos rins estava comprometida. Qual a unidade filtradora dos rins? Néfrons
c) Onde estão localizados? Pirâmide Reanal (Região medular)
d) Qual o nome das estruturas por onde se coleciona a urina, até descer pelos ureteres? Cálice menor, cálice maior, pelve renal.
MDP, 45 anos, sexo feminino, foi submetida a uma perineoplastia. Chega ao HMI com bexigoma, sinais de irritação e ansiedade. O médico assistente prescreveu sonda vesical de alívio.
Questão 03
Para realizar esta técnica o profissional deve ter conhecimento de anatomia humana e das estruturas do aparelho feminino. Que estruturas são essas? Deve-se ter conhecimento da localização e da diferença do óstio externo da uretra e do canal vaginal para não confundir onde deve ser inserido a sonda vesical.
O Senhor TFP, 50 anos chega a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e comunica aos profissionais que foi submetido ao toque retal e foi diagnosticado com aumento da próstata (hipertrofia prostática). Também relata que sua ejaculação está fraca. Mostre seus conhecimentos de anatomia humana com relação ao aparelho genital masculino respondendo o seguinte: 
Questão 4 
a) Se 	sua 	ejaculação está fraca, que provável estrutura está comprometida? Ducto ejaculatório
b) Escreva detalhadamente as estruturas que contém o aparelho genital masculino.
* Pênis, prepúcio, glande, corpo cavernoso, corpo esponjoso, óstio externo da uretra, uretra, parte prostática da uretra, óstio interno da uretra, bexiga, escroto, testículos, epidídimo, canal deferente, vesícula seminal, ducto ejaculatório, esfíngter anal, reto.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes