Buscar

GABARITO RANDES AD1 2018 2

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância – AD1
Período – 2018/2º
Disciplina: Recursos Ambientais e Naturais e Desenvolvimento Sustentável
Coordenador: Marcio Silva Borges
ALUNO: 	MATR: 
https://www.youtube.com/watch?v=xEgPp1VGWsM.
Com base no vídeo apresentado, disserte sobre as questões abaixo:
De acordo com o vídeo, a apresentadora afirma que “o sistema é linear num mundo finito, ele interage com o mundo real”. Explique o que ela quis dizer com tal afirmação relacionando-a com a definição de “Pegada Ecológica”. O que você e as empresas poderiam para fazer para diminuir suas respectivas pegadas ecológicas? (2,5 pontos)
“Para que a humanidade possa sobreviver e permitir a sobrevivência das demais espécies e a preservação dos recursos naturais, será preciso promover uma revolução na matriz energética, incentivar a eficiência do uso de energia, reciclar e reaproveitar o lixo. Enfim, reduzir os desperdícios em todas as suas formas”. (Aula 1, pág. 19)
“A apresentadora procura evidenciar que a intervenção humana por meio de um desenvolvimento baseado no consumo se reproduz numa lógica linear, ou seja, suas consequências são reproduzidas e aumentadas em cada etapa dentro de uma lógica finita dos recursos utilizados para tal”.
“As empresas e a população poderiam como alternativa incentivar o consumo baseado na reciclagem, reaproveitamento ou reutilização dos materiais, e não em incentivar produtos com uma obsolescência adquirida”.
2 – “Comumente associada à obesidade e à má alimentação, a cadeia de fast-food Mc Donald’s está tentando mudar sua imagem, trocando suas cores. A companhia está substituindo na Europa o vermelho de seu tradicional logotipo por verde. A ideia é mostrar seu comportamento com o meio ambiente. Tradicionalmente, o logotipo da empresa tem um ‘M’ na cor mostarda num fundo vermelho”. Em outras palavras, a rede de lanchonetes internaliza uma variável ambiental à sua estratégia de negócio (Aula 2, Atividade 1, pág. 14). O que há de diferente em relação à foto abaixo? Explique o paradoxo existente nela e entre o que há em sua missão empresarial e o seu plano de negócio empregados pela cadeia de fast-food Mc Donald’s? (2,5 pontos)
Explicando a foto: o prof. Marcio Borges durante o seu PosDoc em Administração de Empresas e Recursos Naturais visitou a cidade de Berlim/Alemanha. A foto faz parte de seu arcevo pessoal e foi tirada para captar o design de materiais utilizados no restaurante composto por madeira reciclada e o objetivo do restaurante que é a venda de fast food. (2,5 pontos)
(acervo pessoal de 19/06/2018 – Mc Donald’s – Botanic Garden – Berlim/Alemanha).
“Mesmo com todas essas mudanças, o modelo de negócio do McDonald’s continuará sendo uma rede de fast-food, baseada em um cardápio extremamente gorduroso e com muitos açúcares, o que não condiz com a ideia de desenvolvimento sustentável”. (Aula 2, Atividade 1, pág. 15)
“Para ser sustentável, o negócio tem de ser bom para o empresário, para os clientes e para o ambiente igualmente”. (Aula 2, Atividade 1, pág. 15)
3 – De acordo com o vídeo e com a definição da economia do consumo, para que o mundo cresça e se desenvolva é preciso desenvolver a “economia do consumo”. Conceitue o que é a “economia verde” e quais seriam as principais diferenças entre cada uma das propostas. Lembrando que: “Para ser sustentável, o negócio tem de ser bom para o empresário, para os clientes e para o ambiente igualmente”. (Aula 2, Atividade 1, pág. 15) (2,5 pontos)
A Economia Verde é definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma ou UNEP, em inglês) como "uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica"
Economia verde é um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local (país, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social. 
4 – “A tecnologia deve ser entendida como o emprego de ferramentas, matérias, máquinas, conhecimentos, habilidades e processos, incluindo a manipulação social das forças energéticas em função do atendimento às necessidades humanas”. (Aula 3, pág. 19) O vídeo trata algumas questões importantes a nível tecnológico, a chamada “obsolescência planejada”, em sua opinião como a tecnologia poderia ser utilizada para reverter esta tendência? Seria possível o emprego de tecnologias mais sustentáveis? Cite exemplos. (2,5 pontos). 
Sim. “Diante desse quadro mundial, surge um novo paradigma global de sustentabilidade. Este, numa visão mais integradora do sistema ecossocial do planeta, procura entrelaçar as complexas malhas de relações interdependentes de interesses entre o sistema ecológico e humano, possibilitando novas formas de se repensar procedimentos científicos e planejamentos políticos de desenvolvimento que venham a conformar um novo modelo de globalidade e sustentabilidade”. (Aula 3, pág. 20)
A Obsolescência programada (ou planejada) significa reduzir a vida útil de um produto para aumentar o consumo de versões mais recentes. Planejar o envelhecimento de um produto é uma ação praticada deliberadamente por diversos setores da indústria.
Com esta prática, o consumidor já compra um produto que tem validade mais curta do que deveria. O próximo passo é não funcionar adequadamente após o limite estabelecido pela fábrica ou parar de funcionar.
Essa estratégia aplicada pelas empresas estimula o consumismo através do forte apelo do Marketing que induz à compra de modelos modernos e atrativos, e não ao conserto do produto. Em alguns casos, o conserto se torna propositadamente mais caro para que o cliente não tenha alternativa.
Um exemplo de tecnologia sustentável seria a do “plástico verde” onde o descarte de embalagens no meio ambiente, por exemplo, não seria tão maléfico quanto o de materiais de maior duração para se decompor.

Continue navegando