Buscar

Exercícios CPC 00 concluído

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (CPC 00) 
	
	Curso: Ciências Contábeis
	Disciplina: Contabilidade Básica I
	
	Profª.: MARCIA MARIA SILVA DE LIMA
	Período: 1º
	Semestre: 2018.1
	
	Aluno: Palloma Marcina de Albuquerque Esteves
	Data: 10/07/18
Exercício
1°) Quais são os objetivos do relatório contábil-financeiro?
O principal objetivo do relatório contábil-financeiro é fornecer informações contábil-financeiras que ajudem na tomada de decisões a respeito da entidade, usando conceitos básicos e fundamentais na elaboração do relatório.
2°) Quais são as característica Qualitativas fundamentais?
As características qualitativas fundamentais são duas, primeiro a Relevância que é o grau de influência que uma informação contábil pode ter na tomada de decisões acerca da entidade, avaliando os impactos dos eventos passados e futuros. Em segundo a Representação Fidedigna diz respeito a três atributos: a informação precisa ser completa, ou seja, deve conter o conteúdo necessário para o usuário, precisa ser neutra, ou seja, não pode ser distorcida e precisa ser livre de erro, ou seja, as informações selecionadas não podem conter erros. No relatório as informações precisam ser relevantes e possuir representação fidedigna.
3°) Quando uma informação pode ser considerada material?
A informação pode ser considera material quando sua omissão ou sua divulgação distorcida puder influenciar na tomada de decisões dos usuários sobre a entidade.
4°) Quais são as características Qualitativas de melhoria?
As características qualitativas de melhoria são a Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e a Compreensibilidade.
5°) Segundo o CPC00 o que seria a comparabilidade?
A Comparabilidade é a característica que permite identificar diferenças e semelhanças entre dois itens e implica também em fazer com que coisas diferentes não pareçam iguais ou coisas iguais não pareçam diferentes.
6°) Qual a diferença entre a comparabilidade e a consistência dos fatos contábeis?
A comparabilidade é identificar as diferenças e igualdades entre dois itens distintos e a consistência são métodos usados para os mesmos itens. 
7°) Segundo o CPC 00 o que seria a verificabilidade?
A verificabilidade tem como função assegurar que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico apresentado aos usuários.
8°) Segundo o CPC 00, defina Ativo:
Ativo é um recurso que se originou de eventos passados e que se espera que fluam futuros benefícios econômicos desse ativo para a entidade. Se não houver a expectativa de contribuição futura, direta ou indireta, ao caixa da empresa, não existe o ativo. 
9°) Segundo o CPC 00, defina Passivo:
Passivo é uma obrigação presente da entidade, resultado de eventos passados, cuja liquidação depende da saída de recursos da entidade.
10°) Segundo o CPC 00, defina Patrimônio Líquido:
O Patrimônio Líquido é o residual dos ativos da entidade depois de subtraído todos os seus passivos.
11°) Segundo o CPC 00, “Os benefícios econômicos futuros incorporados a um ativo podem fluir para a entidade de diversas maneiras”. Cite de que maneira os Ativos podem fluir dentro da entidade.
Pode fluir de diversas maneiras, uma delas é para liquidar um passivo.
12°) Segundo o CPC 00, “A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios econômicos a fim de satisfazer a demanda da outra parte”. Cite como liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer dentro de uma empresa.
Uma liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer através do pagamento dela em caixa ou pela transferência de outros ativos, entre outros modos.
13°) Defina o que é despesa e cite exemplos:
Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos resultantes da saída de recursos ou redução de ativos ou ascensão de passivos da entidade, que levam a uma diminuição no patrimônio líquido da entidade. Temos como exemplos de despesas, o pagamento de salário ou perdas, como sinistros (incêndios ou inundações).
14°) Defina o que é receita e cite exemplos:
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos resultantes da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou redução de passivos, que levam a um aumento no patrimônio líquido da entidade. Temos como exemplos de receitas os juros, os honorários que surgem das atividades do dia a dia da entidade.
15°) Quando devemos ou não reconhecer um ativo no Balanço patrimonial?
Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for possível provar que fluirão benefícios econômicos dele para a entidade provável e seu valor puder ser mensurado com confiabilidade. 
 
16°) Quando devemos reconhecer um Passivo no Balanço Patrimonial?
Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for possível provar que a saída de um recurso dententor de benefício econômico seja determinada para a liquidação de uma obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade.
17°) Quando se dá o reconhecimento da Receita?
A receita deve ser reconhecida quando gerar aumento nos benefícios econômicos futuros referente ao aumento de um ativo ou a diminuição de um passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade.
18°) Quando se dá o reconhecimento da despesa?
A despesa deve ser reconhecida quando gerar decréscimo nos benefícios econômicos futuros, relacionado com o decréscimo de um ativo ou o aumento de um passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade.
19°) Segundo o CPC 00, o que é mensuração?
Mensuração é o processo que consiste em determinar os montantes monetários.
20°) Quais são as formas de mensuração contidas no CPC 00, defina cada uma delas:
Custo histórico: é o valor justo da data de aquisição dos ativos e o valor necessário para liquídar os passivos.
Custo corrente: é o valor equivalente a data do balanço tanto para os ativos quanto para os passivos.
Valor realizável: é manter o valor do montante tanto para os ativos na sua venda quanto para os passivos na sua liquidação.
Valor presente: é o valor atual já com desconto de fluxos futuros de entradas (ativos) e saídas (passivos) líquidas de caixa.
21°)Defina o que seria uma informação contábil-financeira relevante:
A informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões acerca da entidade e só é capaz se tiver valor preditivo, confirmatório ou ambos.
22°) O que seria o reconhecimento dos elementos das demonstrações contábeis?
É o processo de incorporação ao balanço patrimonial ou à demonstração do resultado o item que satisfaça os critérios de reconhecimento e se enquadre na definição de elemento
23°) O que seria capital financeiro?
São ativos líquidos ou patrimônio líquido da entidade, ou seja, é o dinheiro investido ou seu poder de compra investido.
24°) Segundo o CPC 00 defina o conceito de Manutenção do capital financeiro.
Segundo o conceito de manutenção do capital financeiro o lucro é considerado alcançado somente se o dinheiro dos ativos líquidos no fim do período exceder o dinheiro no começo do período, depois de subtraídas as distribuições aos proprietários e suas colaborações de capital durante o período. 
25°) Segundo o CPC 00 defina o conceito de Manutenção do capital físico.
Segundo o conceito de anutenção do capital físico o lucro é considerado alcançado somente se a capacidade operacional da entidade no fim do período exceder a capacidade física produtiva no início do período, depois de subtraídas quaisquer distribuições aos proprietários e suas colaborações de capital durante o período. 
26°) Qual a principal diferença entre os conceitos de Manutenção do capital físico e financeiro:
A diferença é que o capital financeiro considera o lucro o dinheiro e o capital físico considera o lucro a capacidade operacional.
27°) Segundo o CPC 00 quais são os procedimentos normalmente adotados para o reconhecimento das receitas?
Os procedimentosnormalmente adotados são as aplicações dos critérios de reconhecimento, que são: ser provável que algum benefício econômico futuro associado ao item flua para a entidade ou flua da entidade e o item tiver custo ou valor que possa ser mensurado com confiabilidade.
28°) Informação sobre a natureza e os montantes de recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação pode auxiliar usuários a identificarem a fraqueza e o vigor financeiro da entidade que reporta a informação. O que essa informação pode auxiliar?
Essa informação pode ajudar na avaliação dos usuários a respeito da liquidez e solvência da entidade, suas necessidades de financiamento adicional e se será bem sucedido esse financiamento adicional. Também, ajuda a predizer se os fluxos de caixa futuros serão usados no pagamento de reinvidicações acerca da entidade.
29°) Do que resultam as mudanças nos recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação?
Resultam da performance financeira da entidade e de outros eventos ou transações.
30°) Informações sobre a performance financeira da entidade que reporta a informação auxiliam os usuários a compreender o retorno que a entidade tenha produzido sobre os seus recursos econômicos. Para que servem as informações sobre o retorno que a entidade tenha produzido?
As Informações sobre o retorno que a entidade tenha produzido servem para mostrar se a administração está sendo diligente ou não no desempenho das suas responsabilidades, e assim trazendo prejuízos ou benefícios a entidade.

Continue navegando