QUESTÕES OBJETIVAS DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
31 pág.

QUESTÕES OBJETIVAS DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Disciplina:Psicologia Organizacional e do Trabalho1.115 materiais3.379 seguidores
Pré-visualização7 páginas
1-Existem vários estilos de liderança. Em um deles, o líder deixa todos à vontade, pois entende que o grupo atingiu a maturidade e não precisa da supervisão dele. Esta afirmação se refere a qual estilo de liderança?
( ) Liderança Parcial.
( ) Liderança Democrática.
( X ) Liderança Liberal.
( ) Liderança Autocrática.

2-Segundo Chiavenato (2005), os conflitos resultam dos diferentes pensamentos e ideias entre pessoas ou grupo. Os conflitos geralmente são vistos de forma negativa. No entanto, também podem ter efeitos benéficos. Com relação aos efeitos benéficos do conflito, analise as opções a seguir:
I-Frustração. ERRADA
II-Perda de energia. ERRADA
III-Confronto. ERRADA
IV-Mudança. CORRETA
FONTE: CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. 2. Ed. Rio d Janeiro: Elsevier, 2005.

3-Popularidade nem sempre é sinônimo de liderança. O líder eficaz não é, necessariamente alguém amado e admirado, mas alguém que faz com que seus seguidores façam as coisas certas. Portanto, ser popular não é sinônimo de liderança. Sobre as características essenciais que um líder deve ter, classifique V ou F:
( F ) Individualista.
( V ) Proatividade.
( F ) Estimular conflitos.
( V ) Valorizar diversas expectativas.

4-Todas as pessoas possuem um conjunto de características individuais que podem nos aproximar ou afastar de algumas características de outras pessoas, porém, todos nós somos seres únicos. E a liderança é um comportamento que pode ser aprendido, ou seja, todo indivíduo pode ser um líder, desde que exista uma construção desta liderança e uma formação deste indivíduo para se tornar um líder. Sobre algumas das características essenciais que um líder deve ter, analise as opções a seguir:
I-Compartilhar responsabilidades. CORRETA
II-Centralizar as decisões. ERRADA
III-Valorizar diversas perspectivas. CORRETA
IV-Enxergar conflitos como oportunidades. CORRETA

5-O processo de comunicação pode ser classificado em comunicação não verbal e não verbal. Na comunicação não verbal, o processo de comunicação se dá por meio, por exemplo, de gestos e sinais. Pode ser considerada parte da comunicação não verbal, a linguagem do corpo, a paralinguagem e o vestuário. Sobre o conceito de paralinguagem, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Símbolos utilizados pelas pessoas, como um local de reunião.
( ) A forma de se vestir.
( X ) Entonação, ritmo, tom de voz e outros aspectos de fala.
( ) Postura e expressão corporal.

6-Representa o resultado da ação de vários agentes, sendo que o valor de sua atuação, enquanto grupo, é superior ao valor que teriam se cada um agisse individualmente. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este conceito:
( ) Normalização.
( ) Formação.
( X ) Desempenho.
( ) Sinergia.

7-Uma parte que compõe o processo de comunicação é o ruído. Ele pode ter origem em qualquer elemento da comunicação e está ligado aos fatores que podem modificar uma mensagem. Com relação aos tipos de ruídos, classifique V ou F:
( V ) O barulho do ambiente.
( V ) Erros ortográficos.
( V ) Uma caligrafia pouco legível.
( F ) Um volume de voz considerado normal.

8-A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência etc. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I-A psicologia se baseia por evidências. CORRETA
II-O psicólogo não precisa de métodos para iniciar seu trabalho. ERRADA
III-O psicólogo intervém de acordo com a demanda na linha de atuação. CORRETA
IV-A prática clínica tem parâmetros baseados apenas em um critério: o ambiental. ERRADA

9-Existem vários tipos de conflitos. Há aquele que, quando acontece, pode ser percebido inclusive por terceiros, ou seja, por outras pessoas que convivem com as partes. Além disso, este tipo de conflito pode interferir na dinâmica da organização. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este tipo de conflito:
( ) Conflito sentido.
( X ) Conflito manifesto.
( ) Conflito latente.
( ) Conflito percebido.

10-Alguns fatores podem constituir barreiras à compreensão do que é comunicado. Com relação aos fatores que constituem barreiras físicas, analise as opções a seguir:
I-Espaço físico. CORRETA
II-Falhas Mecânicas. CORRETA
III-Interferências físicas. CORRETA
IV-Pouca atenção. ERRADA

11-Muitas são as situações que podem levar ao surgimento de um conflito de uma organização. Entre elas, podemos destacar uma que é entendida como a incapacidade de atingir metas e/ou satisfazer seus desejos. Este impedimento/incapacidade pode ocorrer por algum tipo de limitação pessoal, técnica ou comportamental. A que conceito o texto se refere?
( ) Diferenças de personalidade.
( ) Diferenças, informações e percepções.
( X ) Experiência de frustração.
( ) Metas diferentes.

12-Por questões relacionadas a valores, princípios e interesses pessoais, é comum que haja algum tipo de conflito no ambiente de trabalho. Contudo, muitos conflitos são desnecessários e poderiam ser evitados com atitudes simples. Com relação as situações que podem ser entendidas com fontes de conflito, classifique V ou F:
( V ) Inveja.
( V ) Fofocas.
( F ) Cumprir o horário.
( V ) Intrigas de colegas.

13-Algumas situações são potenciais para gerar conflitos dentro da organização. De acordo com Chiavenato (2005), são três as principais condições antecedentes de conflitos. Em uma delas, o grupo tem a característica de se especializar na busca pela eficiência. Isto faz com que o grupo se diferencie dentro da organização, pois passam a ter objetivos e interesses diferentes dos outros. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a esta definição:
FONTE: CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso nas organizações. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
( ) Recursos compartilhados e limitados.
( X ) Diferenciação.
( ) Interdependência de atividades.
( ) Dependência da gerência.

14-Um grupo é o conjunto de pessoas que interagem entre si e praticam atividades com objetivos comuns. As pessoas que participam de um grupo podem influenciar o comportamento e as atitudes de outrem. Com também podem se deixar influenciar. Para serem consideradas um grupo, as pessoas devem:
I-Participar de um sistema de papéis interdependentes. CORRETA
II-Tomar decisões por conta própria. ERRADA
III-Ser reconhecidas pelos outros membros como integrante do grupo. CORRETA
IV-Compartilhar normas comuns. CORRETA

15-Existem várias partes que compõem o processo de comunicação. Uma dessas partes diz respeito à necessidade de traduzir os símbolos para que possam ser compreendidos pelo receptor. A esse processo se dá o nome de:
( ) Canal.
( X ) Decodificação.
( ) Fonte.
( ) Codificação.

16-Existem vários tipos de equipes. Uma delas é composta de cinco a vinte colaboradores multifuncionais e, em geral, são equipes permanentes. As pessoas se revezam nas tarefas e realizam um serviço completo. Este conceito define qual tipo de equipe?
( ) Equipes verticais.
( X ) Equipes autodirigidas.
( ) Equipes horizontais.
( ) Equipes com propósito especial.

17-Na literatura científica, é possível encontrar uma longa lista de estilos de liderança. Cada estilo se refere à postura e às estratégias utilizadas pelo líder para desempenhar a sua função. Analise as sentenças a seguir:
I-O líder sabe que todos têm habilidades diferentes. Demonstra humildade e respeito para com os outros. ERRADA
II-O líder situacional assume padrões diferenciados de liderança, conforme a situação envolvida. CORRETA
III-O líder servidor deixa todos à vontade, pois entende que o grupo é maduro e não precisa de supervisão. ERRADA
IV-O líder carismático é admirado pelos seus seguidores. É um modelo de ética, valores e princípios.
Suena silveira fez um comentário
  • já estudei primeira
    0 aprovações
    Carregar mais